Variação linguística - Exercício com gabarito e habilidades BNCC (Gênero entrevista 7ºano)



Questão 1
Essa questão avalia a capacidade do aluno para compreender a estrutura de uma entrevista, seus temas e subtemas e as intenções dos interlocutores envolvidos. As habilidades abordadas são a EF69LP16 e a EF69LP03 da BNCC.

Item a:
Resposta esperada: Por que, mesmo sendo acusado por diversas pessoas do rap, você continua fazendo colaborações com artistas envolvidos com outros tipos de arte além do rap?
Espera-se que os alunos tenham dificuldades para compreender o sentido da resposta de Emicida, para além da mera descrição de cotidiano de trabalho. Nesse caso, o professor deve levar os alunos a perceber que a resposta se inicia com “eu penso”, o que indica que a pergunta deve exigir reflexão. Além disso, o professor deve levá-los a perceber que a resposta do artista menciona vários grupos de pessoas como matéria de sua música. 

Item b:
Resposta esperada: Ele responde dessa forma para explicar por que, apesar de ser acusado, opta por dialogar com diferentes formas artísticas em sua música, ou seja, para responder à acusação.
Espera-se que o aluno tenha dificuldades para explicar a intenção de Emicida quando evita responder diretamente à pergunta feita por Pedro Bial. Nesse caso, é necessário que o professor conduza a interpretação. O aluno deve entender que o artista fala de sua música como uma forma de incorporar diferentes grupos de pessoas. Assim, ele responde à acusação que lhe é feita quando se relaciona com diferentes tipos de arte e artistas. 

Questão 2
Essa questão avalia a capacidade do aluno para inferir informações no texto e perceber relações de causalidade que não estão explicitadas. As habilidades abordadas são a EF35LP04 e a EF67LP25 da BNCC.
Resposta esperada: A causa do choro de Emicida foi ver pessoas negras participando do São Paulo Fashion Week, que ele interpretou como uma forma de enfrentar preconceitos.
Espera-se que o aluno tenha dificuldades para identificar com precisão a causa do choro de Emicida, limitando-se a apontar que ele chorou porque viu pessoas negras no evento ou que a causa do choro foi o fato de ele chorar com frequência. O professor deve apontar que a informação sobre a causa direta do choro não é explícita, mas pode ser inferida pelo conjunto de informações. Em seguida, os alunos devem tentar localizar informações relevantes para estabelecer a causa do choro.


Questão 3
Essa questão exige que o aluno seja capaz de mobilizar seus conhecimentos acerca de pronomes pessoais e variação linguística para explicar o uso da expressão “a gente”. As habilidades abordadas são a EF35LP14 e a EF69LP55 da BNCC. 
Resposta certa: c.
A marcação da alternativa a como correta indica que o aluno não se apropriou plenamente da nomenclatura relativa aos pronomes pessoais e às pessoas gramaticais. Nesse caso, o professor deve remetê-lo ao conteúdo já estudado e, se julgar conveniente, oferecer alguns exercícios simples de identificação de pronomes pessoais.

A marcação da alternativa b como correta pode indicar que o aluno não compreendeu o conceito de variação linguística e adequação; nesse caso, cabe ao professor reforçar que a linguagem deve ser avaliada em termos de adequação a determinados contextos, temas e interlocutores, e não em termos absolutos. Além disso, é possível que a marcação da alternativa indique uma incompreensão do contexto de produção da fala; nesse caso, o professor deve apontar que se trata de um programa de entrevistas variadas na TV, que o próprio entrevistador utiliza expressões que indicam informalidade, como “cara” etc.

A marcação da alternativa d como correta pode indicar que o aluno não compreendeu a expressão “a gente” como equivalente à 1a pessoa do plural. Nesse caso, o professor deve esclarecer que, em diversas variantes do português brasileiro, essa expressão é comum em situações de informalidade.

Questão 4
Essa questão exige que o aluno perceba a utilização de discurso direto para citar uma fala de terceiro em um relato oral e compreenda a dinâmica que se estabelece no uso dos pronomes. A habilidade abordada é a EF35LP14 da BNCC.
Resposta esperada: O pronome “ele” refere-se ao próprio falante, Emicida. Isso ocorre porque ele se utiliza de discurso direto para reproduzir a fala daqueles que o “zoavam”.
Espera-se que o aluno tenha dificuldade para compreender o uso do discurso direto como forma de se apropriar da fala de terceiros em seu próprio relato oral. Se isso ocorrer, o professor deverá lembrar-lhe que é comum em relatos orais que o falante incorpore, por discurso direto, outras falas, como forma de expressar com maior dinâmica os acontecimentos e levar os ouvintes a imaginá-los melhor. Então, os alunos devem apontar quem poderia ter dito aquelas palavras (os agentes do racismo sofrido por Emicida) e o que elas explicariam (os motivos que levam àquele tratamento racista).