- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Quando falamos ou escrevemos, podemos não apenas nos referir ao mundo real, ou seja, este em que vivemos, mas também a um mundo imaginário, possível. A possibilidade de criação de uma história que tivesse o poder de mudar a realidade, por exemplo, nos leva a imaginar como seria esse mundo hipotético.
Steve Rogers e Peggy Carter
Na narrativa ficcional do Capitão América, Steve Rogers é um rapaz que sonhava fazer parte do exército norte-americano, mas, por seus problemas de saúde, tem seu alistamento recusado. Perseguindo seu sonho, decide participar de um experimento por meio do qual recebe um soro que o transforma em um supersoldado e assim se torna o Capitão América. Coadjuvante nas histórias do
Capitão, a personagem Margaret “Peggy” Carter é uma agente espiã que se envolve amorosamente com o herói.
Leia a notícia a seguir e responda às questões.
What if. Série animada de HQ da Marvel é confirmada para o Disney+
Foi informado em primeira mão pelo site Slashfilm que a Marvel estaria desenvolvendo uma série de TV baseada nas histórias de What If (E Se?), quadrinho que mostra [o que ocorreria] caso um personagem secundário fosse o centro da história original e acontecesse algo diferente que levasse a outro rumo.
Nesta última quinta, de acordo com o IGN, foi confirmado que uma série animada baseada nestas HQs da Marvel Comics está oficialmente em desenvolvimento para o Disney+.
O presidente da Marvel Studios, Kevin Feige deu um breve exemplo disto para o público presente na apresentação da Disney na última quinta-feira. O exemplo dito foi centrado em Peggy Carter, mostrando o que aconteceria se fosse ela quem se tornasse uma super soldado. Steve Rogers ainda teria se juntado à luta, com um traje feito por Howard Stark, mas, claro, ele estaria sem seu soro em seu corpo.
Disponível em:
https://multversogeek.com.br/what-if-serie-animada-dehq-da-marvel-e-confirmada-para-o-disney/.
1. A notícia conta um fato real do mundo.
a) Qual é esse fato?
b) Observe as formas verbais que tratam especificamente do fato noticiado, em destaque no texto, e identifique os tempos e os modos nos quais elas estão conjugadas.
c) Explique a função do uso do futuro do pretérito na construção: “a Marvel estaria desenvolvendo uma série de TV”, considerando o contexto.
2. Tanto para nos introduzir no mundo imaginário quanto para diferenciar o que pertence ao mundo real do que pertence ao mundo hipotético, a linguagem dispõe de palavras e expressões que remetem ao imaginário.
a) Identifique dois trechos da notícia que tratam de situações imaginárias e explique por que, no contexto, essas situações pertencem a um mundo hipotético.
b) Quais palavras e expressões são utilizadas, na notícia em estudo, para introduzir as situações hipotéticas?
c) Identifique as formas verbais utilizadas para descrever essas situações e classifique-as quanto ao tempo e ao modo verbal.
d) Observe o título, em inglês, da série noticiada e conclua: Qual é a relação desse título com os recursos linguísticos utilizados para a construção de mundos hipotéticos?
GABARITO (conteúdo para assinantes)
Após realizar sua assinatura (valor simbólico), você receberá um convite por e-mail para ser membro do blog. O cancelamento poderá ser feito a qualquer momento na plataforma PagSeguro.
Após realizar sua assinatura (valor simbólico), você receberá um convite por e-mail para ser membro do blog. O cancelamento poderá ser feito a qualquer momento na plataforma PagSeguro.
Comentários
Postar um comentário