- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
1. Calvin mostra para Haroldo uma borboleta que apreendeu.
a) Pelos aspectos verbais e não verbais do primeiro quadrinho, qual parece ser o estado emocional de Calvin?
b) Esse estado é modificado ao longo da tira. O que constrói o sentido dessa mudança?
c) A resposta de Haroldo apresenta uma crítica à nossa sociedade. Em que consiste essa crítica?
2. Na tira, há o emprego de uma palavra composta.
a) Identifique a palavra.
b) Por qual processo de composição ela é formada?
c) Compare-a com os seguintes termos: segunda-feira, fim de semana, pontapé e responda:
• Por que a palavra segunda-feira apresenta hífen e as outras duas não?
• Há uma lógica no emprego do hífen, ou na junção de duas ou mais palavras em uma, ou isso é fruto de uma convenção ortográfica?
Atividades prontas em PDF para baixar no grupo do Telegram. Participe!
Para saber mais:
Na formação de palavras compostas, há casos em que o hífen é empregado e casos em que seu uso é dispensado. Essas regras são convenções e, atualmente, seguem o Acordo Ortográfico da CPLP (Comunidade de Países de Língua Portuguesa), em vigor desde 2009.
Conheça algumas dessas regras:
• O hífen é utilizado nas palavras compostas por justaposição sem elementos de ligação, quando cada um dos termos mantém significado próprio, ou seja, quando a ideia de composição é clara: segunda-feira, arco-íris, decreto-lei, ano-luz, guarda-chuva, sul-africano.
• Não se usa hífen quando a palavra formada por composição não mantém o sentido de cada um dos termos que a compõem, ou seja, quando se perdeu a noção de composição: girassol, mandachuva, pontapé, paraquedas, maldizer.
• Não se usa hífen nas locuções substantivas, adjetivas, adverbiais: fim de semana, dia a dia, sala de jantar, cão de guarda.
• Usa-se hífen em locuções consagradas pelo uso, com significado próprio: água-de-colônia, arco-da-velha, cor-de-rosa, mais-que-perfeito, pé-de-meia, ao deus-dará.
Nas palavras compostas por aglutinação, por haver uma fusão dos termos, com alteração dos elementos formadores da palavra, não há o uso de hífen: planalto, petróleo, pernalta.
GABARITO (conteúdo para assinantes)
Após realizar sua assinatura (valor simbólico), você receberá um convite por e-mail para ser membro do blog. O cancelamento poderá ser feito a qualquer momento na plataforma PagSeguro.
Blog fechado para professores.
Comentários
Postar um comentário