Texto biográfico Grace O'Malley 7ºano - Adjetivos pátrios e sufixos - Ortografia: letra S - Atividade em PDF com gabarito (EF67LP32)

ATIVIDADE PRONTA EM PDF PARA BAIXAR E SALVAR

Leia o texto biográfico a seguir.

MAIS ATIVIDADES prontas para baixar e salvar GRATUITAMENTE

A pequena Grace O’Malley (também conhecida como Gráinne ou Granuaile) não queria nada além de velejar com o pai, um capitão irlandês, e sua frota de navios. Os O’Malley eram uma família poderosa na costa oeste da Irlanda. Dois de seus castelos, Clare Island e Kildawnet, em Achill Island, ainda existem até hoje. Grace implorou aos pais para deixarem que ela fosse para o mar, mas a mãe insistiu que não era lugar para uma garota.
Assim, de acordo com a lenda, Grace cortou o longo cabelo ruivo e se vestiu com roupas de garoto. Nos anos 1530, esse não era o jeito normal de uma garota se comportar. Mas Grace O’Malley era assim, e logo ela se tornaria a pirata mais famosa da Irlanda.
Aos 16 anos, Grace se casou com um chefe de clã irlandês e eles tiveram três filhos. Mas ela não era do tipo que ficava em casa. Depois da morte do pai, ela assumiu o comando da sua frota e, quando o marido morreu, muitos dos integrantes do clã se juntaram a ela.
Comercializando até Espanha e Portugal, executando pirataria e pilhagem como atividades paralelas, Grace ganhou reputação de capitã ousada.
Os mares eram cheios de comerciantes e piratas, e a terra era governada por chefes de clãs que lutavam para proteger seus domínios dos vizinhos ingleses, que estavam tomando a Irlanda lenta e regularmente. Um a um, os chefes de clãs se renderam, mas Grace se manteve firme, determinada a ficar livre e a proteger sua família e seus seguidores. Os ingleses não gostaram disso. Eles enviaram um exército para capturá-la, mas ela fugiu e liderou seu povo em uma rebelião contra os ingleses. Isso foi por volta de 1588, quando Grace tinha quase 60 anos.
Os ingleses sequestraram seu filho mais novo e o acusaram falsamente de traição, um crime punível com a morte. Para salvar o filho, Grace colocou a própria vida em risco e foi direto até a pessoa mais poderosa da Inglaterra: a rainha Elizabeth I. Os súditos de Elizabeth ficaram chocados quando a rainha aceitou se encontrar com a pirata. Elas conversaram em latim, a única língua que tinham em comum. Grace contou à rainha sobre o sofrimento da família nas mãos dos generais na Irlanda e pediu que ela poupasse seu filho. A rainha ordenou a libertação dele da prisão e deu a Grace permissão pessoal para continuar velejando pelos mares.
[...]

(Kate Schatz. Mulheres incríveis: artistas e atletas, piratas e punks, militantes e outras revolucionárias que moldaram a história do mundo. Bauru, SP: Astral Cultural, 2017. p. 89.

MAIS ATIVIDADES prontas para baixar e salvar GRATUITAMENTE

1. O texto trata da vida de uma mulher.
a)
Quem é essa mulher e por que ela ficou conhecida?
b) Em que época ela viveu? 
c) A história contada sobre sua vida é totalmente verídica ou há fatos sem confirmação? Que palavras  ou expressões usadas no primeiro parágrafo confirmam sua resposta? 

2. No texto, há o emprego de palavras que indicam país de origem, nacionalidade — os chamados adjetivos pátrios.
a) Identifique essas palavras.
b) Caso o texto empregasse uma palavra para indicar a nacionalidade de Grace, qual seria o adjetivo pátrio?
c) E se Grace e seus familiares tivessem nascido em outros países? Escreva os adjetivos pátrios, no masculino e no feminino, relacionados aos seguintes países:

• França: 

• Japão: 

• Noruega: 

• Holanda: 

• Escócia: 

• China: 

3. Além de ser empregada em palavras que indicam nacionalidade, a letra s com som de /z/ é usada em sufixos que indicam qualidade em abundância, intensidade.
a)
Identifique no texto uma palavra com o uso do sufixo -osa que significa “cheia de fama”.
b) Indique no texto uma palavra com o sufixo -osa que significa pessoa “cheia de poder”.
c) Forme outras palavras com o mesmo sufixo, deduzindo seu significado. 

4. Os verbos no pretérito imperfeito do subjuntivo são grafados com dois s, seguidos da vogal e.
a)
Identifique no texto duas formas verbais empregadas nesse tempo e modo verbais.
b) Complete as frases a seguir com o verbo no modo e no tempo adequados:

• Se eu _________ (viajar) para a Amazônia, gostaria de conhecer diversos animais.
• Se vocês _______ (poder) agir para preservar a Amazônia, o que vocês fariam?

5. O fonema /z/ pode ser grafado com diferentes letras. Identifique no texto:
a)
palavras com o som /z/ grafadas com a letra z.
b) palavras com o som /z/ grafadas com a letra x.
c) palavras com o som /z/ grafadas com a letra s. 

6. A palavra ousada é grafada com s.
a)
Qual é a regra gramatical que justifica o uso da letra s nessa palavra?
b) Dê outros exemplos do emprego do s em casos similares.

MAIS ATIVIDADES prontas para baixar e salvar GRATUITAMENTE

GABARITO

Comentários