
Fonte: https://www.publishnews.com.br
Esta atividade de recuperação contínua tem como objetivo incentivar a leitura e a reflexão sobre os hábitos de leitura no Brasil, a partir de um texto informativo que apresenta dados da pesquisa "Retratos da Leitura no Brasil".
A proposta é composta por etapas que exploram a compreensão textual, análise crítica e interação social. Os alunos respondem perguntas de múltipla escolha e discursivas sobre o texto, relacionam o tema com sua realidade e realizam entrevistas com colegas sobre seus hábitos de leitura, organizando os dados coletados em uma tabela ou resumo.
Além disso, há uma atividade complementar que amplia o trabalho sobre leitura: os alunos realizam entrevistas com pessoas de diferentes idades (colegas, familiares, professores, etc.), registrando títulos de livros e autores mencionados. Com as informações coletadas, eles criam um caça-palavras personalizado, destacando os livros descobertos. Essa etapa promove a interação social e a criatividade, além de reforçar o vocabulário e o interesse pelos títulos literários mencionados.
Ao mesmo tempo que os alunos têm a oportunidade de recuperar suas notas, desenvolvem habilidades essenciais como leitura crítica, organização de informações, argumentação, criatividade e colaboração. A atividade incentiva a troca de experiências sobre leitura e a análise de práticas que possam tornar o hábito de ler mais atrativo e acessível, promovendo um aprendizado significativo.
Resumo da atividade:
📖 Compreensão de um texto informativo sobre os hábitos de leitura no Brasil, com foco na interpretação de dados e reflexões sobre diferentes faixas etárias.
📝 Resolução de questões objetivas e discursivas que incentivam a análise crítica e a argumentação, com justificativas e propostas para incentivar a leitura.
🤝 Realização de entrevistas com colegas para levantamento de informações sobre hábitos de leitura, promovendo a troca de experiências e interação social.
📊 Organização das respostas obtidas nas entrevistas em tabelas ou resumos, desenvolvendo a habilidade de síntese e apresentação de dados.
🎨 Criação de um caça-palavras com títulos de livros mencionados nas entrevistas, incentivando a criatividade e a personalização da atividade.
🧠 Desenvolvimento de habilidades como leitura crítica, organização de informações, argumentação e trabalho colaborativo.
🌟 Oportunidade de recuperar notas enquanto se destaca a valorização da leitura como prática essencial na formação pessoal e acadêmica.
Atividade complementar: Entrevista e criação de um caça-palavras de livros populares
Objetivo:
Estimular a curiosidade e o interesse pela leitura por meio de entrevistas, promovendo a troca de experiências sobre livros, a organização de informações e a criatividade na criação de um caça-palavras.
Etapas da atividade:
1. Introdução
Explique aos alunos que o objetivo da atividade é conhecer diferentes livros lidos por pessoas de idades variadas e transformar essas descobertas em um caça-palavras criativo.
Enfatize que a atividade será realizada em duas etapas: entrevista e criação do caça-palavras.
2. Etapa 1: Entrevista sobre livros e autores
Planejamento:
Peça aos alunos que entrevistem ao menos cinco pessoas de diferentes idades (ex.: colegas, professores, familiares ou vizinhos).
Oriente-os a perguntar:
Qual é o seu livro favorito?
Quem é o autor desse livro?
Por que você gosta desse livro?
Registro:
Os alunos devem anotar o nome das pessoas entrevistadas, os livros mencionados e seus autores.
Incentive que registrem pelo menos 10 livros e autores diferentes.
3. Etapa 2: Criação do caça-palavras
Escolha das palavras:
A partir das entrevistas, cada aluno ou grupo deve selecionar 10 títulos de livros mencionados.
Montagem da grade:
Desenhem uma grade com 10x10 quadrados (ou mais, se preferirem).
Escrevam os títulos na grade, na horizontal, vertical ou diagonal.
Preencham os espaços vazios com letras aleatórias.
Lista de palavras:
Criem uma lista com os títulos e autores para que outros colegas saibam o que procurar no caça-palavras.
Decoração:
Encoraje os alunos a decorarem seus caça-palavras com ilustrações relacionadas aos livros escolhidos.
4. Etapa 3: Troca e resolução
Troca:
Após finalizar o caça-palavras, os alunos trocam entre si ou em grupos para resolver os desafios criados pelos colegas.
Apresentação:
Cada grupo pode apresentar os livros escolhidos, compartilhar curiosidades sobre os entrevistados e contar o que aprenderam.
Dicas para os alunos:
Escolham palavras e títulos que sejam desafiadores, mas não muito longos ou difíceis.
Organizem as palavras para que o caça-palavras fique legível e interessante.
Enfeitem a atividade com desenhos ou cores, se desejarem.
Benefícios da atividade:
Promove a interação social e o diálogo intergeracional.
Estimula a curiosidade por novos títulos e autores.
Desenvolve habilidades de organização, raciocínio lógico e criatividade.
Incentiva o trabalho colaborativo e a troca de ideias entre os colegas.
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