Sugestão de aplicação da proposta de atividade
Inicie a aula apresentando o conceito de charges, explicando que são textos multimodais que combinam imagens e palavras para transmitir mensagens críticas ou reflexivas, geralmente utilizando humor ou ironia. Explique que o objetivo da aula será analisar uma charge e compará-la com uma manchete de notícia para identificar como esses textos transmitem mensagens sobre o mesmo tema. Distribua a atividade e leia com os alunos as instruções e a charge, garantindo que todos compreendam o enunciado das questões. Em seguida, explique os conceitos de metáfora e comparação, destacando suas diferenças e oferecendo exemplos (como os citados na própria atividade). Oriente os alunos a responderem as questões objetivas individualmente, observando o objetivo do autor, o impacto do texto riscado, a relação entre o texto escrito e a ilustração, e o efeito das figuras de linguagem utilizadas. Na questão que compara a charge à manchete da notícia, peça aos alunos que expliquem brevemente sua resposta, promovendo uma análise mais crítica. Após a resolução, revise as respostas coletivamente, incentivando o debate e a troca de ideias. Finalize solicitando a atividade de produção: os alunos devem criar uma metáfora ou comparação sobre o calor extremo e elaborar uma ilustração representando a ideia. Reserve um momento para que os voluntários compartilhem suas produções com a turma, incentivando a criatividade e a participação.
Objetivos de aprendizagem
Compreender charges como textos multimodais: Identificar como elementos visuais e verbais se complementam para transmitir mensagens críticas, reflexivas ou irônicas, e reconhecer o papel desses elementos na comunicação.
Interpretar o objetivo comunicativo do autor: Analisar como as escolhas discursivas, como o uso de metáforas, ditados populares e alterações no texto, contribuem para o humor, a crítica ou a reflexão na charge.
Distinguir e aplicar metáfora e comparação: Diferenciar essas figuras de linguagem e utilizá-las na criação de frases criativas relacionadas ao tema trabalhado.
Comparar diferentes abordagens discursivas: Estabelecer relações entre a charge e a manchete da notícia, analisando semelhanças e diferenças nas linguagens e estratégias utilizadas para tratar de um mesmo tema.
Desenvolver habilidades de produção textual e visual: Criar metáforas ou comparações originais sobre o tema do calor extremo e representá-las por meio de uma ilustração criativa, integrando texto e imagem.
Promover habilidades críticas e reflexivas: Refletir sobre os recursos utilizados na charge e na notícia para transmitir mensagens, avaliando o impacto e a eficácia desses recursos no leitor.
Incentivar a troca de ideias e o trabalho colaborativo: Promover momentos de discussão em grupo, valorizando diferentes interpretações e produções criativas, incentivando o engajamento e a participação.
Habilidades da BNCC
(EF69LP04)
Identificar e analisar os efeitos de sentido que fortalecem a persuasão nos textos publicitários, relacionando as estratégias de persuasão e apelo ao consumo com os recursos linguístico-discursivos utilizados, como imagens, tempo verbal, jogos de palavras, figuras de linguagem etc., com vistas a fomentar práticas de consumo conscientes.
(EF69LP05)
Inferir e justificar, em textos multissemióticos – tirinhas, charges, memes, gifs etc. –, o efeito de humor, ironia e/ou crítica pelo uso ambíguo de palavras, expressões ou imagens ambíguas, de clichês, de recursos iconográficos, de pontuação etc.
Comentários
Postar um comentário