O Diário de Anne Frank - Interpretação e produção - Plano de aula para 8º e 9º anos - Gênero textual diário
SOBRE A ATIVIDADE
Esta atividade propõe a leitura e interpretação de um trecho do diário de Anne Frank, escrito enquanto ela vivia escondida com sua família durante a Segunda Guerra Mundial. A proposta permite que os alunos:
- Compreendam o contexto histórico do Holocausto e da perseguição aos judeus;
- Conheçam as características do gênero textual diário íntimo;
- Desenvolvam empatia e sensibilidade ao refletirem sobre sentimentos em situações de medo e confinamento;
- Produzam um texto criativo e pessoal, escrevendo como se fossem Anne Frank.
A atividade pode ser ampliada com momentos de partilha, como a leitura dos textos em grupo, reflexões orais sobre os sentimentos expressos e um mural com trechos selecionados dos diários criados pelos alunos.
📚 PLANO DE AULA
Tema: Escrevendo como Anne Frank: emoções em forma de diário
Duração estimada: 1 aula (50 min a 1h)
ETAPAS DA AULA
1. CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA (10 MIN)
Escreva ou explique brevemente na lousa:
🔹 Quem foi Anne Frank?
Anne Frank foi uma adolescente judia que viveu durante a Segunda Guerra Mundial. Com a família, precisou se esconder por dois anos em um “anexo secreto” para escapar da perseguição dos nazistas na Holanda.
🔹 O que foi o nazismo e o Holocausto?
O nazismo foi uma ideologia que surgiu na Alemanha e pregava a superioridade de uma raça, perseguindo e exterminando judeus e outros grupos. O Holocausto foi o extermínio de milhões de judeus pelos nazistas.
Mostre a imagem da estante secreta (já inserida na atividade) e diga que por trás dela havia o esconderijo da família de Anne. Explique que, mesmo vivendo escondida e com medo, Anne escrevia todos os dias.
2. LEITURA DO TRECHO DO DIÁRIO (15 MIN)
Projete o trecho ou peça para alunos acompanharem na folha.
Faça leitura compartilhada ou por turnos.
Oriente os alunos a prestarem atenção nos sentimentos, descrições do lugar e ações das pessoas no esconderijo.
3. INTERPRETAÇÃO (15 MIN)
Os alunos respondem às perguntas da atividade com base na leitura.
O professor orienta nas dúvidas e pode conduzir correção oral ou escrita.
4. MINIEXPLICAÇÃO SOBRE O GÊNERO "DIÁRIO" (5 MIN)
Reforce oralmente os pontos-chave:
🔸 Escrito em 1ª pessoa (eu, meu, minha...)
🔸 Uso de data no início
🔸 Linguagem íntima, pessoal
🔸 Expressa sentimentos e acontecimentos do dia
🔸 Pode ser escrito como se fosse uma carta (ex: “Querida Kitty”)
5. PRODUÇÃO DE TEXTO (15 MIN)
Peça que escrevam como se fossem Anne Frank, no dia 13 de julho de 1942, após a chegada da família Van Daan.
Dê dicas na lousa:
- Comece com “Querida Kitty,”
- Fale sobre como se sentiu com a chegada da nova família.
- Cite algo engraçado ou tenso do dia (como a sopa que queimou ou o medo de serem ouvidos).
- Misture emoções e acontecimentos (como Anne fazia).
- Escreva em 1ª pessoa, com sinceridade.
SUGESTÃO EXTRA (OPCIONAL E LÚDICA)
Final da aula (ou segunda aula):
Os alunos podem ilustrar o diário com uma pequena colagem ou desenho do anexo secreto, ou com imagens que expressem os sentimentos de Anne.
O professor pode montar um “Varal da Memória” com os diários dos alunos.
AVALIAÇÃO
Participação na leitura e discussão.
Clareza e coerência nas respostas.
Capacidade de expressar sentimentos e fatos na produção de texto, de acordo com o gênero.
Comentários
Postar um comentário