🎯 Objetivos:
- Compreender o uso adequado dos quatro porquês.
- Interpretar uma postagem da mídia digital com criticidade.
- Refletir sobre o impacto de influenciadores na promoção de apostas online.
Etapa 1 – Ativação de conhecimento (lousa)
Escreva a pergunta abaixo na lousa:
"Por que Virgínia foi convocada na CPI das BETs?"
(maio de 2025)
Pergunte aos alunos:
O que você entende pela sigla "CPI"?
O que significa "BETs"?
Por que será que essa influenciadora foi convocada?
(Abra espaço para escuta e contextualização do caso de influenciadores que promovem apostas.)
Etapa 2 – Gramática com sentido: os porquês
Explique com exemplos na lousa:
Por que (separado e sem acento) – usado em perguntas diretas ou indiretas.
Ex: Por que ela foi chamada?
Porque (junto e sem acento) – usado para respostas, causa.
Ex: Ela foi chamada porque divulgou sites de apostas.
Por quê (separado e com acento) – usado quando a palavra estiver no fim da pergunta.
Ex: Ela foi chamada por quê?
Porquê (junto e com acento) – é um substantivo, geralmente vem acompanhado de artigo.
Ex: O porquê da convocação foi explicado na CPI.
Atividade rápida:
Peça que completem as frases com o tipo de "porquê" correto (oralmente ou em seus cadernos):
1.________ as apostas são tão perigosas para os jovens?
✅ Por que
(É uma pergunta direta.)
2. Muitos não entendem o ________ disso tudo.
✅ porquê
(É um substantivo, vem acompanhado do artigo “o”.)
3. A influenciadora foi convocada ________ participou de campanhas suspeitas.
✅ porque
(Está explicando o motivo, é uma resposta.)
4. Vocês sabem ________ ela ainda não se pronunciou?
✅ por que
(Pergunta indireta: "Vocês sabem por qual motivo...?")
Etapa 3 – Discussão orientada
Proponha uma roda de conversa:
O que vocês acham da influência de famosos nas decisões de jovens?
É ético um influenciador promover sites de apostas que podem viciar adolescentes?
Quais são os perigos das apostas online?
Etapa 4 – Produção criativa
Atividade: Crie um cartaz de alerta (desenho, título e uma frase de impacto) com o tema:
“Os perigos das apostas online”
Pode conter:
Um dos porquês corretos.
Uma imagem simbólica (por exemplo, celular com cadeado, jovem em frente à tela).
Uma frase de impacto como: “Você sabe por que apostar pode ser um risco?”
✅ Fechamento
Releia com a turma a frase da imagem e explore:
Que tipo de “porquê” foi usado ali?
Qual o efeito da pergunta como título?
Finalize com um lembrete:
"Saber usar os porquês nos ajuda a perguntar, entender e questionar o mundo."
BADs, em linguagem informal da internet, é um apelido dado a influenciadores que fazem propaganda dessas BETs de forma duvidosa ou irresponsável, muitas vezes enganando o público ou incentivando o vício em apostas, inclusive entre menores de idade.
Comentários
Postar um comentário