Mini-aula sobre os porquês - Por que Virgínia foi convocada na CPI das BETs? 8ºano ao ensino médio

 


Mini-aula: "Por que, Por quê, Porque e Porquê?" + Reflexão sobre as apostas online
Público-alvo: alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio.

🎯 Objetivos:

  • Compreender o uso adequado dos quatro porquês.
  • Interpretar uma postagem da mídia digital com criticidade.
  • Refletir sobre o impacto de influenciadores na promoção de apostas online.

Etapa 1 – Ativação de conhecimento (lousa)
Escreva a pergunta abaixo na lousa:
"Por que Virgínia foi convocada na CPI das BETs?"
(maio de 2025)

Pergunte aos alunos:
O que você entende pela sigla "CPI"?
O que significa "BETs"?
Por que será que essa influenciadora foi convocada?
(Abra espaço para escuta e contextualização do caso de influenciadores que promovem apostas.)

Etapa 2 – Gramática com sentido: os porquês
Explique com exemplos na lousa:

Por que (separado e sem acento) – usado em perguntas diretas ou indiretas.
Ex: Por que ela foi chamada?

Porque (junto e sem acento) – usado para respostas, causa.
Ex: Ela foi chamada porque divulgou sites de apostas.

Por quê (separado e com acento) – usado quando a palavra estiver no fim da pergunta.
Ex: Ela foi chamada por quê?

Porquê (junto e com acento) – é um substantivo, geralmente vem acompanhado de artigo.
Ex: O porquê da convocação foi explicado na CPI.

Atividade rápida:
Peça que completem as frases com o tipo de "porquê" correto (oralmente ou em seus cadernos):

1.________ as apostas são tão perigosas para os jovens?
✅ Por que
(É uma pergunta direta.)

2. Muitos não entendem o ________ disso tudo.
✅ porquê
(É um substantivo, vem acompanhado do artigo “o”.)

3. A influenciadora foi convocada ________ participou de campanhas suspeitas.
✅ porque
(Está explicando o motivo, é uma resposta.)

4. Vocês sabem ________ ela ainda não se pronunciou?
✅ por que
(Pergunta indireta: "Vocês sabem por qual motivo...?")

Etapa 3 – Discussão orientada
Proponha uma roda de conversa:
O que vocês acham da influência de famosos nas decisões de jovens?
É ético um influenciador promover sites de apostas que podem viciar adolescentes?
Quais são os perigos das apostas online?

Etapa 4 – Produção criativa
Atividade: Crie um cartaz de alerta (desenho, título e uma frase de impacto) com o tema:
“Os perigos das apostas online”

Pode conter:
Um dos porquês corretos.
Uma imagem simbólica (por exemplo, celular com cadeado, jovem em frente à tela).
Uma frase de impacto como: “Você sabe por que apostar pode ser um risco?”

✅ Fechamento
Releia com a turma a frase da imagem e explore:
Que tipo de “porquê” foi usado ali?
Qual o efeito da pergunta como título?
Finalize com um lembrete:
"Saber usar os porquês nos ajuda a perguntar, entender e questionar o mundo."

📌 O que é CPI?
CPI significa Comissão Parlamentar de Inquérito. É uma investigação conduzida por deputados ou senadores para apurar fatos que envolvem suspeitas de irregularidades, crimes ou fraudes que afetam o interesse público. No caso da CPI das Apostas Esportivas (BETs), o objetivo é investigar a atuação de empresas de apostas online e o envolvimento de influenciadores na divulgação dessas plataformas, muitas vezes sem transparência ou ética.

📌 O que são BETs e BADs?
BETs são plataformas de apostas online, onde as pessoas apostam dinheiro em resultados de jogos ou eventos esportivos.

BADs, em linguagem informal da internet, é um apelido dado a influenciadores que fazem propaganda dessas BETs de forma duvidosa ou irresponsável, muitas vezes enganando o público ou incentivando o vício em apostas, inclusive entre menores de idade.

📣 Importância do tema na aula:
Essa discussão ajuda a desenvolver o pensamento crítico sobre consumo digital, influência e ética, além de permitir o uso de temas atuais para aplicar conteúdos gramaticais, como o uso dos “porquês”.

Comentários