Atividade sobre racismo - Resenha - Todo Mundo Odeia o Chris - Linguagem digital - Produção de frases - Consciência negra

 

Objetivos de aprendizagem:
  • Compreender o gênero resenha crítica e sua função social;
  • Desenvolver a interpretação de textos argumentativos;
  • Refletir sobre o uso do humor como crítica social;
  • Promover o pensamento crítico sobre preconceito e respeito às diferenças;
  • Estimular a produção de textos curtos com linguagem digital, de forma consciente.
Público-alvo:
Indicada para alunos do 7º ao 9º ano.

A proposta é relevante por unir o estudo da linguagem à formação cidadã, estimulando os estudantes a refletirem criticamente sobre o racismo e o valor do respeito nas relações sociais. Ao explorar uma obra que dialoga com a cultura popular e com experiências próximas à realidade dos jovens, a atividade torna o aprendizado mais significativo, sensível e voltado à construção de uma consciência social e linguística.


GABARITO

1. O autor considera que a série é importante porque combina humor com crítica social, levando o público a refletir sobre o racismo, a empatia e o respeito às diferenças.

2.  Alternativa correta:
C) Criticar o racismo e provocar reflexão.

3. Alternativa correta:
B) União, amor e superação.

4. Alternativa correta:
C) Ato de pensar com atenção.

5. 
Coluna A
( b ) Estereótipo
( c ) Preconceito
( a ) Exclusão

6. Porque aborda temas que ainda fazem parte da realidade, como o racismo, a desigualdade e a busca por respeito e empatia.

7. O humor ajuda a tratar o tema de maneira leve e acessível, permitindo que as pessoas reflitam sobre o racismo sem se afastar do assunto.

8. Resposta pessoal. Espera-se que o aluno reconheça a importância de reagir com respeito e consciência, combatendo o preconceito.

9. Respostas pessoais. 
Na correção, considere se o aluno:
Abordou o tema do racismo e do respeito;
Usou linguagem digital (hashtags, expressões da internet, abreviações);
Escreveu frases claras, coerentes e criativas, mantendo um tom adequado e consciente.