LEIA TAMBÉM:
a) um momento de revigoramento da doutrina católica.
b) a tensão permanente entre os apelos dos sentidos e da razão.
c) a tensão espiritual do homem pós-renascentista.
d) a busca pelo equilíbrio e harmonia de formas.
e) a angústia humana diante da passagem do tempo.
f) o gosto pelo excesso de detalhes, suntuosidade e pela exuberância de formas.
2. Leia o soneto de Gregório de Matos.
Meu Deus, que estais pendente de um madeiro,
Em cuja lei protesto de viver,
Em cuja santa lei hei de morrer
Animoso, constante, firme e inteiro:
Neste lance, por ser o derradeiro,
Pois vejo a minha vida anoitecer,
É, meu Jesus, a hora de se ver
A brandura de um Pai, manso Cordeiro.
Mui grande é vosso amor e o meu delito;
Porém pode ter fim todo o pecar,
E não o vosso amor, que é infinito.
Esta razão me obriga a confiar,
Que, por mais que pequei, neste conflito
Espero em vosso amor de me salvar.
Gregório de Matos. Poemas escolhidos
(seleção, introdução e notas José Miguel Wisnik). São Paulo: Cultrix, 1981 p. 298 .
Analise as afirmações a seguir.
I. Como manifesta sinceramente o seu arrependimento, o eu lírico crê que obterá o perdão divino.
II. O soneto apresenta uma reflexão sobre a tendência natural humana para o pecado.
III. O eu lírico crê na absolvição dos seus pecados, porque o amor divino é brando e infinito.
Estão corretas as afirmações:
a) I.
b) II.
c) III.
d) I e II.
e) II e III.
Leia os versos abaixo e responda às questões 3 e 4.
Discreta, e formosíssima Maria,
Enquanto estamos vendo a qualquer hora
Em tuas faces a rosada Aurora,
Em teus olhos, e boca o Sol, e o dia:
Enquanto com gentil descortesia
O ar, que fresco Adônis te namora,
Te espalha a rica trança voadora,
Quando vem passear-te pela fria:
Goza, goza da flor da mocidade,
Que o tempo trota a toda ligeireza,
E imprime em toda a flor sua pisada.
Oh não aguardes, que a madura idade,
Te converta em flor, essa beleza,
Em terra, em cinza, em pó, em sombra, em nada.
Gregório de Matos. Poemas escolhidos (seleção, introdução e notas José Miguel Wisnik). São Paulo: Cultrix, 1981, p. 319.
3. Identifique a alternativa incorreta em relação aos versos de Gregório de Matos.
a) A mulher tem consciência de que é necessário aproveitar os prazeres que só a mocidade oferece.
b) O rosto da mulher é retratado por meio de cores suaves e claras que sugerem uma fisionomia plácida de beleza harmoniosa.
c) O eu lírico tem consciência de que a beleza extraordinária da mulher está sujeita às transformações que o tempo sempre provoca.
d) Os versos apresentam um belo rosto de mulher que parece espelhar os elementos grandiosos da natureza.
4. Sobre o soneto de Gregório de Matos, identifique a alternativa incorreta.
a) O eu lírico celebra a beleza da amada e a estimula a desfrutar dos prazeres terrenos.
b) Nas duas primeiras estrofes, o soneto apresenta apelos visuais e sugestões de movimento.
c) O eu lírico tem consciência de que a vida terrena é marcada pelas contradições e instabilidades.
d) A referência à mitologia clássica (deus Adônis) revela que se trata de um soneto mais típico do estilo quinhentista que do estilo barroco.
e) A gradação presente no último verso pode ser associada a uma angústia marcante do estilo barroco, que se deve à constatação de que tudo é efêmero.
Gabarito: 1D - 2E - 3A - 4D