Texto para as questões de 1 a 5.
E-MAIL: INFORMALIDADE SIM, DESLEIXO, NÃO!
Os últimos anos do século XX trouxeram uma nova ordem de comunicação entre as pessoas, consolidada definitivamente nos primeiros anos do século XXI. As nostálgicas cartas manuscritas – no caso das correspondências pessoais – e os ofícios comerciais datilografados cederam lugar à correspondência virtual, hoje maciçamente usada para praticamente todas as finalidades, das missivas para os amigos às discussões de caráter profissional. No entanto, essa nova forma de se comunicar trouxe consigo uma série de problemas de ordem ética e linguística, relacionados principalmente à questão da confidencialidade dos documentos e à forma da escrita.
É cada vez mais comum as empresas baixarem regras rígidas e incentivarem cursos entre os colaboradores depois de enfrentarem crises provocadas por e-mails enviados aos destinatários errados e pornografia infiltrada em intranet. Isso sem falar na redação descuidada, talvez motivada pelo caráter informal do e-mail, sugerido quando a internet começou a se alastrar pelo mundo e era usada principalmente como diversão. Todos esses problemas, enfim, passaram a colocar em risco a imagem das empresas.
Mas a questão da ética e da moral não é o único inconveniente da era da comunicação virtual. A nossa bela Língua Portuguesa também está em risco. Na esfera comercial, por conta da informalidade já abordada, os funcionários das empresas se descuidam demais do texto, além de se esquecerem de que o que está em pauta são assuntos profissionais.
É comum escreverem da forma como falam e acrescentarem recadinhos pessoais dispensáveis e inadequados às mensagens. E, mesmo na esfera particular, não é recomendado mandar textos mal escritos e redirecionar mensagens sem controle, fatos que já se transformaram em rotina na rede mundial de computadores.
(Adriana Gomes, revista Vencer!)
QUESTÃO 1
Pela leitura do texto, pode-se concluir que são características da correspondência virtual
a) a praticidade, a rapidez e a segurança.
b) a praticidade, a rapidez e a informalidade.
c) o desleixo com a língua e a garantia de privacidade.
d) a confidencialidade e a informalidade nas mensagens.
e) o desleixo com a língua e a formalidade nas mensagens.
GABARITO
A praticidade e a rapidez dizem respeito à substituição de métodos comunicativos tradicionais, como as cartas. A informalidade é citada no segundo parágrafo e pode gerar, nos e-mails, uma “redação descuidada”.
Resposta: B
QUESTÃO 2
No texto, faz-se uma crítica
a) à correspondência eletrônica redigida de forma negligente.
b) aos vários sites que incentivam a pornografia.
c) à internet, usada na esfera pessoal, como meio de diversão.
d) aos e-mails que abordam estritamente assuntos profissionais.
e) aos destinatários que não especificam seus dados para a empresa.
GABARITO
A negligência na redação da correspondência virtual, além de fugir ao padrão culto da Língua Portuguesa, pode resultar em quebra da formalidade necessária ao contexto profissional, daí o fato de muitas empresas incentivarem cursos entre seus colaboradores.
Resposta: A
QUESTÃO 3
Em “As nostálgicas cartas manuscritas no caso das correspondências pessoais”, a palavra em destaque pode ser substituída, sem prejuízo para o sentido do trecho, por
a) ineficientes.
b) cômicas.
c) saudosas.
d) inadequadas.
e) retrógradas.
GABARITO
Ao mostrar que as cartas manuscritas cederam lugar à correspondência virtual, o autor as apresenta como nostálgicas, denotando saudades em relação a esta forma de comunicação atualmente em desuso. Não há menção a juízos valorativos que permitam classificar as cartas de maneira negativa ou engraçada, como sugerem as demais alternativas.
Resposta: C
QUESTÃO 4
De acordo com o texto, o profissional que escreve e-mails com recadinhos dispensáveis e inadequados, confundindo esfera pessoal e empresarial, tem uma postura
a) conservadora.
b) responsável.
c) autoritária.
d) antissocial.
e) inapropriada.
GABARITO
A postura desse tipo de funcionário pode ser considerada inapropriada, pois não leva em consideração o fato de que devem ser abordados, na correspondência empresarial, assuntos ligados somente à esfera do trabalho.
Resposta: E
QUESTÃO 5
As expressões destacadas no texto – hoje, maciçamente, talvez e na esfera comercial – indicam, respectivamente,
a) modo, intensidade, frequência e meio.
b) frequência, matéria, afirmação e direção.
c) tempo, modo, dúvida e lugar.
d) origem, quantidade, comparação e assunto.
e) causa, afirmação, condição e concessão.
GABARITO
As expressões são advérbios e locução adverbial que funcionam como adjuntos adverbiais.
Resposta: C