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GABARITO
Habilidades desenvolvidas — Atividades 1 a 5
(EF07LP03) Formar, com base em palavras primitivas, palavras derivadas com os prefixos e sufixos mais produtivos no português.
(EF69LP47) Analisar, em textos narrativos ficcionais, as diferentes formas de composição próprias de cada gênero, os recursos coesivos que constroem a passagem do tempo e articulam suas partes, a escolha lexical típica de cada gênero para a caracterização dos cenários e dos personagens e os efeitos de sentido decorrentes dos tempos verbais, dos tipos de discurso, dos verbos de enunciação e das variedades linguísticas (no discurso direto, se houver) empregados, identificando o enredo e o foco narrativo e percebendo como se estrutura a narrativa nos diferentes gêneros e os efeitos de sentido decorrentes do foco narrativo típico de cada gênero, da caracterização dos espaços físico e psicológico e dos tempos cronológico e psicológico, das diferentes vozes no texto (do narrador, de personagens em discurso direto e indireto), do uso de pontuação expressiva, palavras e expressões conotativas e processos figurativos e do uso de recursos linguístico-gramaticais próprios a cada gênero narrativo.
1.
a) Em comum: o radical corr-. As desinências são -o (presente do indicativo) e -ndo (do gerúndio).
b) Ao usar o mesmo radical, cria-se uma ideia de movimento, uma vez que o fonema /R/,vibrante provoca um impacto sonoro, produzindo um ritmo associado à ideia do movimento da corrida.
c) Em 1a pessoa. O narrador conta algo que aconteceu com ele, portanto o texto é mais opinativo.
Se necessário, chame a atenção dos alunos para o fato de que os acontecimentos narrados na crônica são bastante simples, corriqueiros. A visão pessoal, original que o cronista tem deles e a linguagem em que os apresenta é que fazem do texto uma crônica literária.
d) A alternativa certa é a primeira.
Converse com os alunos sobre as demais opções:
• a segunda opção está errada porque o e introduz o tema da crônica, e não há nenhum clima de mistério;
• a terceira opção está errada porque as crônicas costumam ter linguagem informal, e o gênero é maleável em sua construção;
• a quarta opção está errada porque o e não estabelece ideia de interrupção, e sim de adição; além disso, as crônicas não são tipicamente formais;
• a última opção está errada porque praticar cooper não é algo grandioso, é um fato do dia a ia, cotidiano.
2.
Alternativa a.
É interessante mostrar por que as demais opções são incorretas: o morfema -ção, de intenção, que exprime ideia abstrata, não admite grau aumentativo. Os substantivos intenção, ancião e questão, assim como o advérbio não, admitem somente sufixo indicador de número (singular/plural). A palavra calçadão, ainda que tenha uma designação própria, não deixa de referir-se a uma calçada grande.
3. É o sufixo -engo.
Caso algum aluno não acerte a resposta, é oportuno dizer que ao morfema verde adicionou-se o sufixo de origem germânica -engo, geralmente de valor pejorativo, resultando em verdoengo ou verdolengo.
4. Alternativa b
Provém de verde, significando de coloração esverdeada. Explique que os demais casos não se aplicam, pois verdade (substantivo) diz respeito ao que está de acordo com os fatos da realidade; verdugo (substantivo) se refere ao indivíduo que executa a pena de morte. Nenhum desses dois termos tem função qualificadora, que lhes permitiria relacionar-se ao substantivo macacão (peça do vestuário) no contexto da crônica.
5. Refere-se ao substantivo macacão.
Esclareça que, no contexto, entre os substantivos atleta (que nomeia ser animado, ser vivo) e indumentária (que nomeia ser inanimado), somente o segundo admite o atributo da cor verde.
Habilidade desenvolvida — Atividade 6
(EF69LP17) Perceber e analisar os recursos estilísticos e semióticos dos gêneros jornalísticos e publicitários, os aspectos relativos ao tratamento da informação em notícias, como a ordenação dos eventos, as escolhas lexicais, o efeito de imparcialidade do relato, a morfologia do verbo, em textos noticiosos e argumentativos, reconhecendo marcas de pessoa, número, tempo, modo, a distribuição dos verbos nos gêneros textuais (por exemplo, as formas de pretérito em relatos; as formas de presente e futuro em gêneros argumentativos; as formas de imperativo em gêneros publicitários), o uso de recursos persuasivos em textos argumentativos diversos (como a elaboração do título, escolhas lexicais, construções metafóricas, a explicitação ou a ocultação de fontes de informação) e as estratégias de persuasão e apelo ao consumo com os recursos linguístico-discursivos utilizados (tempo verbal, jogos de palavras, metáforas, imagens).
6.
a) Tempo presente, depreendido por meio de verbos no presente do indicativo, como: resolvo, escolho.
b) 1a pessoa, depreendida por meio de verbos que indicam a 1a pessoa do discurso, como resolvo, escolho.
c) Proximidade, dando à crônica um tom de conversa informal entre o narrador e o leitor.
Explique que, nos verbos regulares, os tempos simples são formados sempre com base no radical, ao qual se acrescenta a vogal temática, um sufixo temporal. Tomemos como exemplo o verbo resolver. O seu radical é resolv-; -o é a desinência pessoal que designa a 1a pessoa.
Com relação ao distanciamento e à proximidade discursiva, se o enunciador objetivasse o efeito de distanciamento faria uso da terceira pessoa.
7. A palavra é impávido.
Para os alunos que não acertaram a resposta, explique que a palavra pávido está precedida do prefixo -im (exprimindo negação). Da junção im + pavor, tem-se o sentido de “sem pavor, sem medo, destemido”.
Habilidade desenvolvida — Atividade 8
(EF67LP34) Formar antônimos com acréscimo de prefixos que expressam noção de negação.
8. Alternativa d.
Você pode ajudar os alunos dando exemplos de palavras formadas por prefixos que indicam anterioridade (anteontem), inferioridade (subestimar), distância (televisão), negação (inválido e analgésico, além de imortal e analfabeto), duplicidade (ambidestro).
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