Nesta atividade, você aprenderá a identificar uma tese e irá trabalhar com a carta de leitor.
As pessoas se comunicam de várias maneiras. Uma delas é por meio de cartas, e há diferentes situações nas quais podemos escrever e nos comunicar utilizando esse método. Leia a seguir uma carta de leitor e entenda um pouco mais sobre esse tipo de carta.
De acordo com a reportagem publicada em 1/8, “Telefone celular também é usado para a alfabetização”, achamos que a ideia é muito positiva, porque o celular se tornou uma ferramenta presente em todas as classes sociais e em nosso dia a dia, então, por que não usá-lo para a aprendizagem?
Achamos que muitas pessoas utilizam o celular para invadir a privacidade de outros (filmando, ouvindo música, falando alto etc.), porém essa nova possibilidade de uso nos encheu de esperança e interesse em que essa experiência se concretize de fato.
Damaris Neves.
*Publicada em
Jornal Correio Popular em 9 de agosto de 2011.
LIMA, Mariana Maris Ramos. Análise linguística na escola: possibilidades de interseção com o eixo da leitura na prática de professores do sétimo ano do ensino fundamental. 2016. Tese (Mestrado) – Universidade Federal de Pernambuco, 2016.
Disponível em:
Alfabetização: ação ou resultado de ensinar.
Invadir: “entrar” de forma violenta, sem permissão.
Privacidade: intimidade, vida particular.
1. Depois de uma leitura atenta da carta de leitor apresentada nesta atividade, responda:
a) Quem é o remetente, ou seja, o emissor dessa carta?
b) Para onde essa carta foi enviada?
c) Qual é o título da carta em questão?
d) Essa carta apresenta o ponto de vista do remetente a respeito do assunto abordado em que reportagem?
2. Atualmente, como as pessoas costumam enviar mensagens para outras?
a) Quais os motivos para se escrever uma carta?
3. Defina: Qual é o assunto principal da carta de leitor?
4. Em geral, as cartas possuem elementos que são essenciais em sua estrutura para que seja possível identificar quem a escreveu, para quem ela é direcionada etc. Analise a carta apresentada e assinale abaixo quais são os elementos que ela possui:
( ) Data de envio
( ) Nome da pessoa a quem é destinada
( ) Assinatura do remetente
( ) Frase de saudação
( ) Frase de despedida
5. De acordo com suas respostas na questão anterior, você acha que os elementos que não estão presentes na carta analisada comprometem o entendimento de quem a lê? Por quê?
6. Pense e responda: será que um jornal ou uma revista divulgam a opinião dos leitores mesmo quando ela é negativa, ou seja, mesmo quando ela questiona algo que foi publicado? Comente sua resposta.
A carta de leitor é um texto que, geralmente, é publicado em revistas e em jornais, em um espaço em que os leitores podem expressar opinião a respeito do que é publicado. Esse texto oferece a oportunidade de o leitor se manifestar sobre algo que leu, e isso pode acontecer por meio de uma crítica ou de um elogio. Às vezes, os leitores fazem até solicitações dentro da carta de leitor.
› Observe a tese defendida pelo autor do texto, isto é, o ponto de vista que é apresentado em relação ao tema abordado.
› Reconheça os argumentos utilizados ao longo do texto para sustentar a tese do autor.
O tema é sempre o assunto do texto. A tese é o ponto de vista do autor do texto em relação ao tema discutido.
7. A tese defendida por Damaris Neves, na carta de leitor, é a de que:
(A) o celular tem sido usado de forma inadequada.
(B) o celular se tornou muito presente em nosso dia a dia.
(C) o celular pode ser usado para a alfabetização.
(D) o celular tem invadido a privacidade das pessoas.
8. O trecho da carta que melhor representa a tese de Damaris é:
(A) “Telefone celular também é usado para a alfabetização”.
(B) “achamos que a ideia é muito positiva”.
(C) “o celular se tornou uma ferramenta presente”.
(D) “muitas pessoas utilizam o celular”.
Comentários
Postar um comentário