(B) Formas diferentes de pensar na brincadeira “telefone sem fio”.
(C) O desinteresse das crianças em relação aos colegas.
(D) A maneira de usar o celular.
2. Mesmo com abordagens distintas, as tirinhas apresentam aspectos semelhantes.
a) Quantos quadrinhos há em cada uma dessas tirinhas?
b) Que tipo de personagens as duas tirinhas apresentam? Justifique sua resposta.
3. A tirinha é uma sequência de quadrinhos que apresenta linguagem verbal (escrita) e linguagem não verbal (imagens). Como é a linguagem utilizada nas duas tirinhas? Sobre essa questão, analise se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) A linguagem verbal é formal, distante da fala do dia a dia.
( ) A linguagem verbal é informal e próxima do cotidiano.
( ) A linguagem não verbal auxilia na construção do sentido.
( ) A linguagem não verbal fica em segundo plano.
4. Qual das duas tirinhas apresenta um tom reflexivo a respeito de uma questão atual? Explique sua resposta.
5. Na Leitura 2, o segundo quadrinho não apresenta texto verbal, ou seja, não há balões de fala.
Isso pode prejudicar o entendimento da tirinha?
A tirinha apresenta uma sequência de quadrinhos, geralmente com tom humorístico, divertido ou de ironia, mas que pode provocar algum tipo de crítica ou reflexão, estabelecendo conexão com assuntos do cotidiano e traduzindo aspectos da realidade social.
Observe a linguagem verbal e a linguagem não verbal presentes nas tirinhas e a relação existente entre elas.
Identifique elementos, palavras e/ou expressões que marcam o humor ou a ironia presente nos textos.
Reconheça que existem diferentes formas de estabelecer humor e/ou ironia em um texto.
O humor consiste na utilização de palavras, de expressões ou de elementos não verbais que parecem cômicos ou surpreendentes. Já a ironia consiste na utilização de palavras, de expressões ou de outros elementos, em um contexto diferente do comum, estabelecendo um novo sentido ao texto.
6. Na tirinha da Turma da Mônica, na Leitura 1, o efeito de humor está:
(A) na fala do personagem Cascão: “Telefone para você, Mônica!”.
(B) na fala da Mônica, “Diga que não estou!”, no meio da brincadeira.
(C) no espanto do Cascão ao ouvir a resposta da Mônica.
(D) na tristeza do Cebolinha ao ouvir a resposta da Mônica.
7. Considerando os recursos visuais utilizados na Leitura 1, é correto afirmar que há traço de humor:
(A) na expressão de surpresa e de descontentamento do Cebolinha.
(B) na expressão de cansaço e de aborrecimento da Mônica.
(C) na expressão de alegria e de animação do Cascão.
(D) na expressão de espanto e de tristeza do Cascão.
8. Na tirinha do Armandinho, na Leitura 2, é possível definir que a ironia estabelecida se dá:
(A) diante da necessidade de brincar de telefone sem fio.
(B) em função da alegria das crianças por poderem brincar.
(C) por causa da decisão tomada pelo grupo de ir brincar.
(D) pela diferença da ideia do que seria brincar de telefone sem fio.
9. Ainda sobre a tirinha do Armandinho, na Leitura 2, o objetivo do texto é:
(A) anunciar.
(B) informar.
(C) criticar.
(D) divertir.
Comentários
Postar um comentário