EF69LP30 Atividade cartaz de campanha comunitária e notícia - Minas de cobalto no Congo - Descritor 20

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A seguir, você terá de ler um cartaz de campanha comunitária e o trecho de uma notícia. Observe atentamente quais são os elementos que esses textos utilizam para apresentar as informações. Comece lendo o seguinte cartaz de campanha comunitária.


EF69LP30
Comparar, com a ajuda do professor, conteúdos, dados e informações de diferentes fontes, levando em conta seus contextos de produção e referências, identificando coincidências, complementaridades e contradições, de forma a poder identificar erros/imprecisões conceituais, compreender e posicionar-se criticamente sobre os conteúdos e informações em questão.

D20 — Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido.

Objetivos da atividade
• Reconhecer as diferenças de abordagem de um mesmo assunto ou de uma mesma informação.
• Diferenciar pontos de vista ou perspectivas do autor veiculados em textos diferentes.
• Identificar os elementos que compõem o texto e que, por isso, o tornam específico.

1. Sobre a estrutura do cartaz de campanha comunitária, responda.
a) Qual é o slogan da campanha?
b) Além das palavras escritas, que outro recurso foi utilizado na elaboração desse cartaz?

2. Considerando as informações apresentadas no cartaz, assinale somente as afirmativas corretas.
( ) O cartaz ilustra a imagem de uma criança brincando.
( ) O cartaz ilustra a imagem de uma criança sonhando.
( ) Há dados estatísticos apresentados no cartaz.
( ) Há depoimentos em defesa da criança no cartaz.

3. O trecho “#InfanciaSemTrabalho” está associado a algumas informações.
a) De onde foi tirada a informação de que o Brasil tem 2,4 milhões de crianças e adolescentes trabalhando?
b) Que outra informação essa fonte também apresenta?
c) Quais são as formas que o cartaz apresenta para denunciar o trabalho infantil?

4. O site da FNPETI é indicado para:
( ) denúncias em casos de trabalho infantil.
( ) o público conhecer a campanha.

Leitura 2

Você se lembra de ter visto o mesmo tema sendo abordado em diferentes meios de comunicação? Consegue lembrar qual era a informação que apresentava? Veja, a seguir, uma notícia que também trata da questão do trabalho infantil.

Congo. Gigantes tech como Apple e Google acusadas de lucrar com trabalho infantil

Microsoft, Tesla, Dell, Apple e Google estão entre as empresas acusadas de compactuar com fornecedores de cobalto que usavam crianças para trabalhar. Trabalho matou e feriu várias crianças.

Microsoft, Tesla, Dell, Apple e Google estão entre as gigantes tecnológicas que estão a ser acusadas de compactuar com fornecedores de cobalto que usavam crianças para trabalhar nas minas, na República Democrática do Congo. Segundo o processo, noticiado pelo The Guardian, esse trabalho de produção de um componente importante para as baterias causou mortes e ferimentos graves a várias crianças.

[...]

CAETANO, Edgar. Congo. Gigantes tech como Apple e Google acusadas de lucrar com trabalho infantil.

Observador. 17 dez. 2019. Disponível em: <https://observador.pt/2019/12/17/congo-gigantes-techcomo-apple-e-google-acusadas-de-lucrar-com-trabalho-infantil/>. 

Cobalto: metal utilizado na produção industrial de diversas áreas, como aviação e eletrônicos.

5. Observe o subtítulo da notícia e responda.
a) O que aconteceu?
b) Com quem aconteceu?
c) Onde aconteceu?

O cartaz de campanha comunitária é um texto que tem duas funções principais: informar e persuadir, ou seja, convencer. Encontramos esses cartazes espalhados em diversos lugares, como nas ruas, nas escolas, nos postos de saúde e hospitais etc. Esse tipo de cartaz, geralmente, é bem criativo e usa uma linguagem objetiva e de fácil compreensão, além de imagens.

6. O cartaz de campanha comunitária e a notícia falam sobre a questão do trabalho infantil, mas somente o cartaz:
(A) condena a prática do trabalho infantil.
(B) apresenta um caso de trabalho infantil.
(C) mostra as consequências do trabalho infantil.
(D) apresenta dados estatísticos sobre o trabalho infantil.

7. Considerando o cartaz de campanha comunitária e a notícia, é possível dizer que a linguagem empregada na notícia é mais:

(A) subjetiva.
(B) informal.
(C) objetiva.
(D) figurada.

8. Comparando o cartaz de campanha comunitária e a notícia, é coerente afirmar que ambos os textos:
(A) condenam a prática do trabalho infantil.
(B) indicam formas de denunciar o trabalho infantil.
(C) apresentam dados estatísticos sobre o trabalho infantil.
(D) denunciam um caso de trabalho infantil.

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