Habilidades: inferir uma informação implícita
em um texto, identificar efeitos de ironia ou humor; identificar as marcas
linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto; interpretar
texto com o auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos,
fotos, etc.); identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros;
reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos
ortográficos e/ou morfossintáticos.; reconhecer o efeito de sentido
decorrente da escolha de uma determinada palavra; distinguir um fato da
opinião relativa a esse fato; identificar o efeito de sentido decorrente
do uso da pontuação e de outras notações.
Leia um trecho de uma crônica de
Antonio Prata e responda às questões 1 e 2.
[...]
O silêncio foi quebrado pelo próprio
Duílio. Ele me fez sentar no braço da poltrona e me contou a história inteira, respondendo
a todas as perguntas que eu lhe fazia. Explicou que a perna fora cortada por
causa de uma doença, mas que eu não deveria me preocupar, era uma doença que só
dava em velho. A operação aconteceu num hospital. Não, ele não precisou ir de
bermuda, porque no hospital você fica pelado e te dão uma camisola. Sim, uma
camisola, mesmo para os homens. Depois de vesti-la, médicos deram-lhe uma
injeção no braço e ele dormiu, de um jeito que você não sente dor e não acorda
nem se pularem na sua barriga. Os doutores pegaram facas e um serrote e
serraram - veja bem, serraram - a perna do seu Duílio. Aí é que vem a parte
mais estranha: depois de tirarem a perna, não puseram um band-aid enorme, nem vários, nem esparadrapo, não: eles o
costuraram, com agulha e linha, da mesma forma que minha mãe costurava pedaços
redondos de couro nos joelhos dos meus moletons. A cor da linha era preta e seu
Duílio não soube dizer se poderia ser azul, verde ou vermelha, caso ele assim
preferisse.
Queria passar a tarde inteira ali,
sentado no braço da poltrona, seguindo com a entrevista, mas minha mãe logo me
pôs no chão e me mandou para o quintal, onde estavam as outras crianças.
[...]
(“A perna do seu Duílio” Nu, de
botas. São Paulo: Companhia das Letras, 2013. p. 82-3.)
1. O texto, embora trate de assunto
sério, apresenta humor, que decorre da:
a) curiosidade
do menino diante de um fato inesperado para ele.
b) narrativa que a personagem faz de sua cirurgia.
c) comparação
entre a cirurgia e a costura que sua mãe fazia nos seus moletons.
d) ordem
da mãe para ir brincar com as outras crianças.
2. É possível identificar, em
todas as passagens a seguir, marcas indicativas de respostas a um
entrevistador, com exceção de uma. Qual?
a) "A
cor da linha era preta e seu Duílio não soube dizer se poderia ser azul, verde
ou vermelha, caso ele assim preferisse."
b) "[...]
médicos deram-lhe uma injeção no braço e ele dormiu [...]"
c) "Não,
ele não precisou ir de bermuda [...]"
d) "Sim,
uma camisola, mesmo para os homens."
Observe as linguagens visual e verbal
do cartum a seguir, de Gilmar, e responda às questões 3 e 4.
3. Além de entreter o leitor, o
cartum tem por finalidade:
a) mostrar que, após o início das aulas, os pais ficam tristes com a
ausência dos filhos.
b) denunciar
o peso do carrinho de compras com todo o material escolar.
c) denunciar
o peso elevado do material escolar no orçamento familiar.
d) informar
que os pais são obrigados a faltar ao trabalho para providenciar o material
escolar e levar os filhos à escola.
4. Releia a fala da personagem. Da
forma como está redigida, com sinal indicador de crase em às aulas, entende-se
que a dor é sentida pela personagem quando:
a) as
aulas voltam.
b) a
criança do carrinho de compras volta para a escola.
c) as
aulas são retomadas após o período de férias.
d) alunos em geral iniciam suas aulas.
Leia o texto a seguir, de Luis Fernando
Verissimo para responder ao que se pede.
O incrível e o inacreditável
"Incrível" e
"inacreditável" querem dizer a mesma coisa - e não querem,
"Incrível" é elogio. Você acha incrível o que é difícil de acreditar
de tão bom. Já inacreditável é o que você se recusa a acreditar de tão nefasto,
nefário e nefando - a linha média do Execrável Futebol Clube.
Incrível é qualquer demonstração de um
talento superior, seja o daquela moça por quem ninguém dá nada e abre a boca e
canta como um anjo, o do mirrado reserva que entra em campo e sai driblando
tudo, inclusive a bandeirinha do corner, o do mágico que tira moedas do nariz e
transforma lenços em pombas brancas, o do escritor que torneia frases como se
as esculpisse.
[...]
Incrível é a graça da neta que sai
dançando ao som da Bachiana nº5 do Villa - Lobos como se não tivesse só cinco
anos, é o ator que nos toca e a atriz que nos faz rir ou chorar só com um jeito
da boca, é o quadro que encanta e o pôr de sol que enleva.
Inacreditável é, depois de dois mil
anos de civilização cristã, existir gente que ama seus filhos e seus cachorros
e se emociona com a novela e mesmo assim defende o vigilantismo brutal, como se
fazer justiça fosse enfrentar a barbárie com a barbárie, e salvar uma sociedade
fosse embrutecê-la até a auto destruição.
Incrível, realmente incrível, é o
brasileiro que leva uma vida decente mesmo que tudo à sua volta o chame para o
desespero e a desforra.
[...]
5. Com a leitura do texto, entende-se
que as palavras incrível e inacreditável:
a) são empregadas, respectivamente, como aprovação diante de um fato e como
reprovação diante de um fato.
b) são
derivadas de palavras com sentidos opostos, como crer e acreditar.
c) são utilizadas, respectivamente, como censura e como elogio.
d) tem o
mesmo sentido, podendo ser usadas indiferentemente.
6. Entende-se, pelos dois últimos
parágrafos do texto, que a população do país:
a) comporta-se de maneira uniforme diante dos problemas que a cercam.
b) apresenta reações distintas diante das questões sociais que a
afligem.
c) reage
de forma agressiva diante dos problemas que a afetam.
d) em sua minoria, leva uma vida decente, sem desespero e sem
revolta.
Leia a tira abaixo, de Adão
Iturrusgarai, e responda às questões 7 e 8.
7. O humor da tira está:
a) no livro com páginas em branco.
b) no título do livro.
c) no balão em branco como resposta do crítico.
d) no fato de o crítico ler o livro que está em branco.
8. Nas falas do autor do livro, os
pontos de exclamação reforçam a ideia de:
a) surpresa
com a crítica.
b) desinteresse
por sua obra.
c) expectativa
com a crítica.
d) entusiasmo
por ter lançado seu livro.
Leia o texto a seguir, de Liana John, e
responda às questões 9 e 10.
Amazônia - Planeta Verde
[...]
A NARRAÇÃO QUE EMPOBRECE
A decisão de incluir voz na versão
brasileira do excelente filme Amazônia rompe a conexão entre o espectador e o
macaquinho protagonista. Rompe não, nem deixa que ela se estabeleça do modo
como ocorre na versão original, exibida na Europa. A narração é excessiva e
desnecessária e quebra o encanto de descobrir a selva com os mesmos receios e
surpresas do animalzinho perdido. O sentido da audição se acomoda, não é
aguçado. Em diversos momentos, inclusive, a narração encobre a ótima trilha
sonora e o som ambiente caprichado.
O resultado é uma inversão
empobrecedora da experiência: enquanto na versão original a tendência é do
público entrar na pele do macaquinho e vivenciar a floresta por meio da
observação (em um 3D de verdade!), na versão brasileira é o macaquinho que se
transveste de humano e faz uma leitura tagarela da selva. Em seus "pensamentos",
ele chega inclusive a identificar diversas espécies com as quais se depara, com
base no que teria visto na TV, em seu tempo de cativeiro.
Em resumo, a narração atrapalha a
imersão. E subestima a imaginação de nossas crianças. Uma pena
mesmo".
(Disponível em:
http://viajeaqui.abril.com.br/materias/amazonia-resenha-do-filme. Acesso em:
15/6/2014.)
9. Uma opinião da autora em
relação ao objeto cultural criticado está presente em:
a) "a
narração encobre a ótima trilha sonora e o som ambiente caprichado".
b) "na
versão brasileira é o macaquinho que se transveste de humano".
c) "ele chega inclusive a identificar diversas espécies [...] com base
no que teria visto na TV, em seu tempo de cativeiro."
d) "a narração [...] subestima a imaginação de nossas crianças. Uma
pena mesmo ... "
10. O uso de aspas na palavra
pensamentos se justifica porque:
a) pretende
ressaltar essa palavra no interior da frase.
b) a narração que acompanha as ações simula a reflexão do macaquinho.
c) sendo
irracional, o animal do filme não pensa.
d) se trata da citação das palavras de outra pessoa.
Leia o texto para responder à questão 11.
Na mosca!
Confira o desafio matemático proposto pelo Zíper – veja se consegue matar
a charada
Meu amigo Dardobaldo não consegue
passar uma tarde sem jogar dardos. De tanto ficar horas na frente dos alvos que
prega na prega na parede do quarto, o garoto está tirando notas baixas no
colégio. Sua maior dificuldade é com matemática!
Seu pai, sabendo que o filho ficaria muito
triste se não pudesse mais jogar dardos, resolveu unir o útil ao agradável.
Inventou um jogo de dardos no qual, para vencer, é preciso usar a matemática.
O objetivo é o seguinte: somar 100
pontos, usando quantos dardos quiser. Será que você encontra a reposta? Uma
dica: comece tentando somar 50.
Disponível em:
<http://chc.cienciahoje.uol.com.br/na-mosca/>. Acesso em: 01 de janeiro
de 2016.
Os verbos grifados no texto estão no
singular e indicam ações praticadas
a) pelo pai.
b) pelo filho.
c) por Zíper.
d) por você.
Leia o texto para as questões 12, 13 e
14.
Os cosméticos, o chocolate, o pão, os
vitrais ou o fogo de artifício são produtos que resultam de espetaculares
manifestações da química no quotidiano de todos nós. A química que se esconde
por detrás de todas estas reações vai continuar a ser explicada na segunda
temporada da série A Química das Coisas, na página oficial do projeto e noutros
repositórios, ao ritmo de dois por semana. A iniciativa tem a chancela do
Departamento de Química da Universidade de Aveiro (DQ), produção da Science
Office e Duvideo e apresentação de Cláudia Semedo.
Os 13 novos episódios de A Química das
Coisas continuam a debruçar-se sobre temas que fazem parte do dia a dia e
demonstram como a química está presente nos mais inesperados objetos e
produtos. Nesta segunda temporada da iniciativa, vão ser revelados, por
exemplo, os segredos químicos das notas de euro, do fogo, dos artigos de
desporto, dos instrumentos musicais, das piscinas, da pastilha elástica e até a
importância daquela ciência na investigação criminal.
A fórmula de sucesso mantém-se; os
episódios, de cerca de três minutos cada, foram produzidos a pensar no grande
público e decifram, numa linguagem acessível e com recurso a explicações
visuais apelativas, as mais complexas equações e ligações entre os compostos da
tabela periódica. Para além dos episódios, professores e alunos poderão aceder
no sítio http://www.aquimicadascoisas.org a todos os recursos produzidos para
este projeto, designadamente vídeos, ilustrações científicas e textos, e
encontrarão muito material que poderão utilizar nas salas de aula ou na
preparação de trabalhos.
Este projeto de divulgação de ciência
está estruturado para multiplataformas. Além de ficar disponível no Facebook,
no Twitter, no Youtube, no Vimeo e no Sapo Campus Vídeos, há ainda uma versão
para iPad.
Site oficial: www.aquimicadascoisas.org
Facebook:
www.facebook.com/AQuimicadasCoisas
Twitter:
https://twitter.com/#!/quimicacoisas
12. A finalidade principal do texto é
contribuir para a
a) fabricação
de cosméticos, de chocolates e de pães.
b) produção de vídeos, de ilustrações científicas e de
textos.
c) promoção do Facebook, do Twitter, do Youtube e do
Vimeo.
d) divulgação dos 13 novos episódios de A Química das
Coisas.
13. Os 13 novos episódios de A Química
das Coisas
a) demonstram
como a química está presente nos mais inesperados objetos e produtos.
b) são produtos que resultam de espetaculares
manifestações da química no quotidiano.
c) poderão
se acessados somente pelo Facebook, pelo Twitter, pelo Youtube, e pelo Sapo
Campus Vídeos.
d) sofrerão
alterações na segunda temporada, para que professores e alunos possam acessar o
link http://www.aquimicadascoisas.org.
14. No segundo parágrafo do texto, o
trecho “[...] que fazem parte do dia a dia [...]”
está se referindo à palavra
a) notas.
b) temas.
c) episódios.
d) segredos.
Gabarito
1A | 2B | 3C | 4D | 5A | 6B | 7C | 8D | 9D | 10B
| 11A | 12D | 13A | 14B