Exemplo:
cansam - 3º pessoa do plural do presente do indicativo
a) deixávamos
b) cessariam
c) dançarão
d) dançaram
e) achastes
f) assaste
g) considerem
h) atáramos
i) deixei
j) deixasse
2. Conjugue por escrito o verbo descansar nos tempos simples do indicativo.
3. Conjugue por escrito o verbo alcançar nos tempos do subjuntivo.
4. Flexione por escrito o verbo despejar no imperativo afirmativo e no negativo.
5. Conjugue por escrito o verbo suar no infinitivo presente pessoal.
6. Escreva as formas nominais (infinitivo, gerúndio e particípio) do verbo em destaque: Não deixes o certo pelo duvidoso.
7. Relacione as frases aos respectivos tempos dos verbos que estão em destaque:
a) É melhor que a conservemos na água.
b) Por que desanimasles?
c) Pedi que examinassem as contas.
d) Alcançariam o fugitivo?
e) Ninguém os
autorizara a entrar.
pretérito perfeito do indicativo
pretérito mais-que-perfeito do indicativo
futuro do pretérito
presente do subjuntivo
pretérito imperfeito do subjuntivo
8. Complete os espaços com os verbos nos tempos do subjuntivo, nas formas adequadas ao contexto:
a) Pedi às crianças que ________. (sossegar)
b) Peço ao moço que _________ as cartas na caixa. (depositar)
c) É preciso que nós mesmas _________ a roupa. (consertar)
d) Pior para eles, se ________ minhas recomendações. (desprezar)
e) Proponho-vos que _________ para vossas casas. (voltar)
f) Espero que Luís já _________ os colegas. (avisar)
g) Não o verás, por mais que _________ longe. (enxergar)
h) Pode acontecer que o avião ________ ou ________ em outra cidade. (atrasar - descer)
9. Forme frases com os verbos abaixo na terceira pessoa do singular do presente do indicativo:
roubar - saudar - almejar - espelhar - magoar - optar - vistoriar
10. Reescreva as frases, flexionando corretamente os verbos em destaque, no presente do indicativo ou do subjuntivo, de acordo com o contexto sintático:
a) A História
restaurar o passado.
b) Farei tudo para que os dois se
reconciliar.
c) Alguns se
gloriar do que não fizeram.
d) Estourar morteiros e
espocar foguetes.
e) Peço-te que não
afrouxar a marcha.
f) Aconselho-os a que
viajar amiúde e
ampliar seus conhecimentos.
g) Ele
gesticular e
vociferar contra os que lhe
impugnar as opiniões.
h) Pobre homem! Uns o
caluniar, outros lhe
roubar o sossego.
i) A polícia
interceptar o veículo e
apreender o contrabando.
j) É de esperar que
nascer novos gênios da música.
k) É possível que
ocorrer outros terremotos na região.
l) Conversando, talvez nos
entender e nos tornar bons amigos.
11. Conjugue o verbo
crescer nos
tempos simples do indicativo e o verbo
mexer nos
tempos do subjuntivo.
12. Flexione o verbo
descer no
imperativo afirmativo e no negativo.
13. Escreva as frases, colocando entre parênteses os respectivos tempos e modos dos verbos em destaque. Veja os tempos e modos abaixo:
Cássio
desaparecera no mar.
Existiriam discos voadores?
Talvez
existam.
Dividi para vencerdes.
Eu
dividi os lucros.
Se me
morderes, prendo-te.
Cuidado para não
morderes a língua!
a) pretérito perfeito do indicativo
b) futuro do subjuntivo
c) pretérito mais-que-perfeito do indicativo
d) infinitivo presente pessoal
e) imperativo afirmativo
f) presente cio subjuntivo
g) futuro do pretérito elo inclicativo
14. Escreva as frases, substituindo as expressões em destaque pelos verbos equivalentes, fazendo as necessárias adaptações:
a) As jovens contavam casos,
diziam gracejos e riam alto.
b) A banda
deu início à retreta com o hino
Cidade Maravilhosa.
c) Noêmia não causara boa impressão ao povo da cidade.
d) É preciso que alguma força
dê impulso ao veículo.
e) Falta de dinheiro
torna impossível a muitos
fazer excursões durante as férias.
f) Demos graças a Deus por termos escapado ilesos.
15. Passe para a segunda pessoa do singular ou plural, conforme o caso:
a) Divide e sê vencedor.
b) Não esqueçais o passado nem vos afeiçoeis demais ao presente.
c) Recebe com alegria os amigos que te visitam.
d) Abri as portas à esperança; não deixeis entrar o desânimo.
e) Não magoes nunca nem entristeças tua mãe.
f) Queremos que participeis de nossa alegria: entrai e comei!
g) Frequenta os bons e serás bom; convive com os maus, serás como eles.
16. Use o tratamento
vocês em lugar do tratamento vós:
a) Não vendais a honra nem atraiçoeis os amigos.
b) Permiti, prezados ouvintes, que vos faça uma pergunta.
c) Não vos mexais, belas jovens, senão o retrato sai borrado.
17. Mude os tempos simples em destaque nos correspondentes compostos:
a) Até então a vida para mim
fora suave.
b) Onde, na infância, brincáramos alegres, ali agora só se viam edifícios tristes.
c) Não a
deixarás entregue à própria sorte?
d) Confesso que não me
esforcei tanto quanto poderia.
e) Quem lhe
ensinaria o caminho? Quem a
protegeria?
f) Voltarás para casa assim que
concluíres a tarefa.
18. Substitua os tempos em destaque pelos indicados entre parênteses:
a) Espero que você
inclua meu nome na lista.
(pretérito perfeito)
b) Se me
ouvissem, agora não estariam se lamentando.
(pretérito mais-que-perfeito)
c) É bom
voltares para a tua terra natal.
(pretérito)
d) É uma injustiça não o
atenderem.
(pretérito)
GABARITO