Gênero poema - Atividade com gabarito para 6ºano (aliteração) Habilidade EF69LP48


Leia este trecho do poema “A borboleta”, do autor Olavo Bilac para responder às questões 1 e 2.

Trazendo uma borboleta,
Volta Alfredo para casa.
Como é linda! é toda preta,
Com listas douradas na asa.
Tonta, nas mãos de criança,
Batendo as asas, num susto,
Quer fugir, porfia, cansa,
E treme, e respira a custo.
[...]
(BILAC, Olavo. Poesias Infantis.

1. Em poemas, é muito comum o uso das rimas.
a) Quais são as palavras que rimam nessas duas estrofes?
b) Qual é o efeito do uso de rimas em textos poéticos?

2. Aliteração é a repetição frequente de sons consonantais iguais ou similares.
a) Em qual verso do poema há maior número de aliterações? Qual som se repete nesse verso?
b) Que som essa repetição procura imitar?


GABARITO QUESTÃO 1

Objeto(s) de conhecimento
Reconstrução da textualidade e compreensão dos efeitos de sentidos provocados pelos usos de recursos linguísticos e multissemióticos.

Habilidade (EF69LP48) 
Interpretar, em poemas, efeitos produzidos pelo uso de recursos expressivos sonoros (estrofação, rimas, aliterações etc), semânticos (figuras de linguagem, por exemplo), gráfico espacial (distribuição da mancha gráfica no papel), imagens e sua relação com o texto verbal.

Grade de correção
100%
Os alunos interpretaram corretamente os recursos sonoros da rima presente no trecho do poema, apontando os quatro pares de rimas presentes nele e indicando o efeito delas.
No item a as palavras que rimam são: borboleta/preta; casa/asa; criança/cansa; susto/custo.
No item b, por criarem musicalidade, as rimas contribuem para a sonoridade e o ritmo dos textos poéticos.
50% Os alunos apenas apontaram quais são as palavras que rimam ou somente indicaram o efeito das rimas nos textos poéticos, não respondendo à questão por completo.
0% Os alunos não localizaram as rimas nos versos de Olavo Bilac nem indicaram o efeito que elas provocam.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados


Leia a letra de algumas canções conhecidas e apropriadas para a faixa etária da turma em sala de aula, colocando ênfase nas sílabas que rimam, e mostre aos alunos como esse recurso expressivo sonoro está totalmente ligado à musicalidade, podendo produzir o ritmo de algumas canções e poemas. Se possível, explore essa musicalidade criada com algum passo de dança, tornando a rima visual.

GABARITO QUESTÃO 2

Objeto(s) de conhecimento
Reconstrução da textualidade e compreensão dos efeitos de sentidos provocados pelos usos de recursos linguísticos e multissemióticos

Habilidade (EF69LP48) 
Interpretar, em poemas, efeitos produzidos pelo uso de recursos expressivos sonoros (estrofação, rimas, aliterações etc), semânticos (figuras de linguagem, por exemplo), gráficoespacial (distribuição da mancha gráfica no papel), imagens e sua relação com o texto verbal.

Grade de correção
100%
Os alunos, por meio da interpretação, identificaram que o recurso expressivo sonoro da aliteração ocorre mais vezes no 2º verso da 2ª estrofe (“Batendo as asas, num susto,”), em que o som de /se/ se repete quatro vezes, e assimilaram ao som das asas de uma borboleta batendo.
50%
Os alunos interpretaram que a repetição do som /se/ no poema aproxima-se do som de asas batendo, mas não indicaram a estrofe com maior número de aliterações, apontando uma com menos de quatro, como “Com listas douradas na asa” (em que o som se repete três vezes). Eles apontaram o som de /ze/ em ASA como som de /se/
0% Os alunos não interpretaram o efeito sonoro produzido pela aliteração no trecho do poema, não identificando nem associando a outro som. 

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados


Como atividade, mostre outros exemplos de aliteração e peça aos alunos que indiquem um som similar àquele produzido pelo recurso. Por exemplo: “O rato roeu a roupa do rei de Roma.”, em que a repetição da consoante r se aproxima do som de algo sendo roído; “Levalhe o vento a voz, que ao vento deita.” (Camões), em que a repetição da consoante v pode ser assemelhada ao uivo do vento.