Carta de reclamação 6ºano - Interpretação de texto


LEIA O TEXTO. 

Associação de Moradores do Bairro da Camboa

Prefeitura Municipal de Itapissuma, Pernambuco (PE),
Secretaria de Obras e Infraestrutura.

Itapissuma, Pernambuco — PE, 12 de agosto de 2018.
Assunto: Carta de reclamação — Ruas e avenidas esburacadas e lixo na via pública.

Excelentíssimo Senhor(a) Diretor(a) de Obras e Infraestrutura,

Em 20 de dezembro do ano de 2017, ao caminhar pelas ruas desta cidade, percebi nas proximidades da rua Amaro Grande, centro da cidade, a presença de buracos e focos de lixo na via pública, ocasionando extremo mau cheiro, sujeira, ratos e baratas.
Por confiar e conhecer a responsabilidade desta Instituição Pública, venho por meio desta carta reclamar o fato mencionado anteriormente, tendo em vista o meu direito enquanto cidadã a ter uma cidade limpa e organizada, afinal, todos nós trabalhamos e pagamos nossos impostos, previstos na Constituição Federal e destinados a manter a organização de nossa cidade e seu ordeiro funcionamento. Ao ver a rua onde moro, cheia de buracos e repleta de lixo, não poderia deixar de reclamar.
Ressalto ainda que esta referida Associação já havia entrado em contato com esta Secretaria a fim de solucionar o problema, no entanto, nenhuma iniciativa foi tomada, o lixo e os buracos ainda nos causam grandes problemas. Crianças estão adoecendo devido ao mau cheiro, e a presença de ratos e insetos é um risco à saúde de todos. Eu e toda a comunidade esperamos há meses pela resolução deste problema que se estende e se agrava a cada dia. 
Contamos com a seriedade e comprometimento de V.Sa. e seu inegável respeito aos direitos do cidadão.
Ficamos à disposição para quaisquer esclarecimentos, eventuais dúvidas e conversas.
Sinceros agradecimentos,

Ana Marta de Souza Lemos
Presidente da Associação de Moradores do Bairro da Caboa

Disponível em: encurtador.com.br/hsBEM. 

RESPONDA: 

a) A quem se destina a carta de reclamação?

b) Quem é a reclamante desta carta?

c) Qual é o assunto tratado na carta?

d) Ao relatar os fatos na carta, qual é o posicionamento da reclamante diante do problema?

e) Quais os argumentos utilizados pela reclamante para que sua solicitação seja acatada?

f) Se você recebesse essa carta de reclamação, qual seria sua resposta para a reclamante?