Você deve gostar de ler e ouvir histórias, não é mesmo? As histórias têm sido lidas e contadas no mundo todo há muito tempo, encantando adultos e crianças.
Os contos populares não são diferentes, são histórias curtas, que surgiram na tradição oral, na qual os mais velhos transmitiam aos mais jovens diversos ensinamentos, atitudes e comportamentos.
Há alguns elementos importantes no desenvolvimento de um conto como personagens, narrador, tempo, espaço e conflito.
Personagens: são as pessoas ou seres que vivenciam a história. Elas podem ser reais ou fictícias. No caso dos contos populares, não se consegue saber se as personagens realmente existiram.
Narrador: é a voz ( que pode ser falada, mas também escrita) que conta a história. Essa voz pode ser aquela que apenas conta o que vê ou algo que aconteceu com ela.
Tempo: é quando a história acontece, no caso de contos populares, são textos antigos e que ninguém sabe exatamente em que tempo aconteceu. No texto, normalmente, há marcas que nos possibilitam identificar esse tempo. Uma delas é a conhecida expressão “Era uma vez”. Fique atento, pois embora essa expressão seja a mais comum, ela não é única forma de marcar esse tempo.
Espaço: é onde a história se passa, pode ser numa casa, num sítio, numa floresta, em fim. Às vezes não é possível definir ao certo qual é esse espaço.
Enredo: é a sequência em que as coisas acontecem na história. É o enredo que faz com que o texto tenha uma lógica com início, meio e fim.
Conflito: Toda história só será instigante se tiver um conflito, um problema a ser solucionado. Portanto esse é o principal momento da história, que faz o texto “evoluir” até o seu desfecho final. Agora vamos ao que interessa, vamos nos encantar com um conto popular?
GABARITO
Comentários
Postar um comentário