INTRODUÇÃO
Esta sequência didática tem como objetivo a prática de leitura por meio da literatura comparada, que possibilita o diálogo entre textos literários. A partir da leitura de um texto literário como ponto de partida, os alunos devem selecionar outro texto literário para indicar de que modo se dá a intertextualidade entre eles, analisando os efeitos de sentido.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
• Analisar os efeitos de sentido decorrentes do uso de mecanismos de intertextualidade entre os textos literários.
• Compreender os efeitos de sentido produzidos pela intertextualidade.
COMPETÊNCIAS, OBJETOS DE CONHECIMENTO E HABILIDADES
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS
Linguagens 5 Desenvolver o senso estético para reconhecer, fruir e respeitar as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, inclusive aquelas pertencentes ao patrimônio cultural da humanidade, bem como participar de práticas diversificadas, individuais e coletivas, da produção artísticocultural, com respeito à diversidade de saberes, identidades e culturas.
Língua Portuguesa 9 Envolver-se em práticas de leitura literária que possibilitem o desenvolvimento do senso estético para fruição, valorizando a literatura e outras manifestações artístico-culturais como formas de acesso às dimensões lúdicas, de imaginário e encantamento, reconhecendo o potencial transformador e humanizador da experiência com a literatura.
OBJETO DE CONHECIMENTO: RELAÇÃO ENTRE TEXTOS
(EF89LP32) Analisar os efeitos de sentido decorrentes do uso de mecanismos de intertextualidade (referências, alusões, retomadas) entre os textos literários, entre esses textos literários e outras manifestações artísticas (cinema, teatro, artes visuais e midiáticas, música), quanto aos temas, personagens, estilos, autores etc., e entre o texto original e paródias, paráfrases, pastiches, trailer honesto, vídeos-minuto, vidding, dentre outros.
DURAÇÃO: 3 aulas
PREPARAÇÃO
Nesta sequência didática, os alunos realizarão atividades coletivas e em grupos, portanto, a disposição das carteiras na sala de aula vai variar conforme a necessidade.
RECURSOS E MATERIAIS
• Texto pré-selecionado para leitura.
• Projetor e demais equipamentos para projeção do texto ou cópias.
DESENVOLVIMENTO
1ª AULA
Preparação: Atividades coletivas e em grupo para discutir o que é intertextualidade e os conhecimentos dos alunos sobre o assinto. Organize a sala em meia lua ou “U”, ou em círculo, de modo que todos possam se ver e ouvir.
Atividade 1:
Para iniciar, explique aos alunos que, nas próximas quatro aulas, eles estudarão influências de um texto em outro ou em manifestações artísticas. Para isso, começarão fazendo uma atividade para ativar e verificar o conhecimento que eles já têm sobre o assunto. Seguem algumas sugestões de abordagem:
• Vocês se lembram de ter lido algum texto literário que faz referência a outro?
• O que vocês entendem por intertextualidade?
Espera-se que os alunos indiquem se já tiveram contato com intertextualidade. Lembrar que intertextualidade é a relação entre dois textos em que um cita o outro.
Atividade 2:
Nesta etapa, proponha uma ampliação do conhecimento sobre o assunto. Reitere com eles que a intertextualidade a ser estudada será entre dois textos literários e, por isso, é importante verificar as possibilidades de diálogo entre textos. Reforce que a intertextualidade pode ocorrer também entre textos literários e outras manifestações artísticas como músicas, pinturas, filmes, novelas, propaganda, grafite etc.
Se julgar interessante, amplie a discussão, verificando de que modo os alunos identificam a intertextualidade entre textos além dos literários por meio dos exemplos presentes em seus repertórios.
2ª AULA
Preparação: As atividades propõem a leitura de texto para a identificação de intertextualidade. A leitura a ser realizada deve ser coletiva e compartilhada. Para isso, organize as carteiras posicionadas em semicírculo.
Atividade 1:
Proponha a leitura do bilhetes-postais, de Fernando Bonassi, red dorian gray:
• BONASSI, F. red dorian gray. Cracóvia – Polônia – 1998. In: Cinco bilhetes-postais. Bibliotecário de
Realize a leitura em voz alta compartilhada junto com os alunos. Em seguida, faça questionamentos sobre o texto, como:
• Qual era a profissão de Zbigniew e qual é a atual?
• Como Zbigniew conseguia melhorar as pessoas?
• É possível localizar algumas referências feitas ao longo do texto? Quais são?
• O título do texto dialóga com o título de um outro texto? Qual é?
Espera-se que os alunos localizem informações simples, como as profissões do personagem no antes e pós guerra, que ele melhorava as pessoas por meio dos retratos que fazia delas e que hoje outros recursos são responsáveis por melhorar as pessoas, como as câmeras fotográficas acopladas aos celulares. Verifique quantas referências eles conseguem localizar sozinhos, além do título que faz referência ao romance O retrato de Dorian Gray, de Oscar Wilde.
Atividade 2:
Verifique se os alunos são capazes de relacionar o texto lido ao romance de Oscar Wilde. O retato de Dorian Gray apresenta um jovem muito bonito que, após herdar a fortuna do pai, passa a frequentar a alta sociedade londrina, onde conhece Lord Henry Wotton. Este influencia Dorian com sua visão de mundo, onde o que mais importa é ser belo e desfrutar dos prazeres da vida. Quando Basil Hallwald conhece o jovem, fica encantado com sua beleza e resolve pintar seu retrato, que ao ver seu rosto imortalizado na pintura, resolve que para parecer eternamente jovem como no retrato, entregaria até mesmo a alma ao diabo. A partir da apresentação do romance, peça aos alunos que indiquem qual o efeito de sentido provocado no texto de Bonassi com o uso da intertextualidade.
O tema do romance é um assunto bastante revisitado: a vaidade humana. Oriente-os a selecionar, em grupos, e para a próxima aula, textos que dialoguem entre si, para identificar, discutir e analisar a intertextualidade e o efeito que ela causa.
3ª AULA
Preparação: Atividades a serem realizadas em grupos. Os alunos devem pesquisar textos para identificar a interdisciplinaridade e analisar os efeitos produzidos. Para a socialização, organizar a sala em semicírculo, de modo que todos possam se ver e ouvir.
Atividade 1:
Organize os alunos em grupos. Oriente-os a realizar a pesquisa de um texto literário, em busca da presença da intertextualidade com um outro texto literário. Eles devem realizar a análise dos efeitos de sentido decorrentes do uso de mecanismos de intertextualidade, a partir do que foi discutido anteriormente. Circule entre os grupos, orientando e observando dificuldades específicas.
Atividade 2:
Oriente os grupos a apresentar os textos selecionados, lendo-os em voz alta, seguidos da análise e da apresentação dos diálogos intertextuais existentes, verificando se eles são capazes de identificar os diálogos explícitos e os que são mais implícitos. A identificação da interdisciplinaridade depende tanto da análise do texto como do repertório dos integrantes do grupo.
ATIVIDADE COMPLEMENTAR
Proponha a leitura e a análise da intertextualidade entre textos literários e manifestações artísticas em peças publicitárias. Organize os alunos em grupos e peça a eles que pesquisem e selecionem anúncios, propagandas de rádio, televisão, vinhetas etc. que utilizem outros textos literários ou artísticos, para criar efeitos de humor, ironia e/ou críticas. Os grupos devem indicar se a intertextualidade é implícita ou explícita.
SUGESTÕES DE ACOMPANHAMENTO DA APRENDIZAGEM
A avaliação do processo de aprendizagem pode ser realizada por meio das atividades propostas nesta sequência didática e deve considerar o desenvolvimento individual e coletivo dos alunos. Para avaliar, retome as discussões iniciais sobre intertextualidade e proponha uma discussão final sobre o tema. Num primeiro momento, espera-se que os alunos sejam capazes de discorrer suas impressões sobre as leituras e pelo menos algumas estratégias intertextuais. Posteriormente, almeja-se que eles consigam refletir sobre os efeitos de sentido produzidos pela intertextualidade.
QUESTÕES
• Os alunos compreendem que a intertextualidade é a criação de um texto a partir de outro já existente?
• Eles foram capazes de identificar os efeitos de sentido produzidos pela intertextualidade nos textos?
• São capazes de identificar influências e referências de outras obras do mesmo autor ou de outros autores que estavam presentes nos textos lidos?
REFERÊNCIAS
BONASSI, F. red dorian gray. Cracóvia – Polônia – 1998. In: Cinco bilhetes-postais. Bibliotecário de Babel.
MARCUSCHI, L. A. Cognição, linguagem e práticas interacionais. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007.
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