EF69LP55 - Variedades linguísticas - Atividade 6ºano - Plano de aula de acordo com a BNCC

 


Variedades linguísticas
Duração: 3 aulas

Relevância para a aprendizagem
O objetivo desta sequência didática é explorar e reconhecer as variedades linguísticas como fenômenos vivos e reais da língua, que está em constante mudança. Ao abordar o tema, é fundamental a reflexão sobre a importância de uma postura respeitosa diante das variedades para a convivência cidadã e crítica. Da mesma forma, é necessário refletir sobre o acesso à norma-padrão como um direito dos falantes, uma vez que esse acesso confere autonomia para sua inserção em diversas situações de comunicação, principalmente naquelas mais monitoradas.

115 Páginas de atividades 


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Objetivos de aprendizagem

  • Reconhecer as variedades da língua falada nas diversas regiões do Brasil e nos países lusófonos.
  • Refletir sobre o papel socialmente valorizado da norma-padrão e das variedades urbanas de prestígio.
  • Refletir sobre atitude respeitosa em relação às variedades, de modo a evitar e combater o preconceito linguístico.

Objeto de conhecimento: Variação linguística

Habilidade:
(EF69LP55)
Reconhecer as variedades da língua falada, o conceito de normapadrão e o de preconceito linguístico.

Desenvolvimento

Aula 1 – Variedades da língua falada
Duração: cerca de 45 minutos.
Local: sala de aula ou sala equipada com computador provido de áudio.
Organização dos alunos: sentados, com as carteiras de frente para a lousa e para o professor.
Recursos e/ou material necessário: lousa, giz, caderno, lápis, caneta, borracha, folhas impressas com perguntas para entrevistas sobre gírias.

Sugestões de rádios com transmissão pela Internet:
RDP África.  www.rtp.pt/play/p2023/.
Rádios on-line de Portugal.  www.radioonline.com.pt/.
Rádios ao vivo.  www.radiosaovivo.net/.

Para esta aula, propomos a escuta de programas de rádio de diferentes regiões brasileiras e de países lusófonos. Selecione previamente as emissoras de rádio, incluindo a(s) da própria região, para explorar as variações linguísticas. No quadro acima, sugerimos algumas rádios com acesso pela Internet.

Atividade 1 – Diversos falares: escuta de programas de rádio (25 minutos)
Inicie a aula perguntando aos alunos se ouvem estações de rádio e quais são os programas de sua preferência. Informe que escutarão trechos de programas de rádio da própria região – preferencialmente sugeridos por eles mesmos – e de outras regiões do Brasil. Também é possível acessar rádios de países lusófonos, que falam a língua portuguesa, como Angola, Moçambique e Portugal. Peça que, durante a audição, fiquem atentos aos modos de falar diferentes daqueles que conhecem e anotem as expressões sobre as quais tenham dúvida, para posterior discussão. 
Acesse os programas selecionados e, ao final de cada um, solicite aos alunos que apresentem as informações anotadas. Explore as variações linguísticas relacionadas ao grau de monitoramento (falas mais formais ou mais informais), às especificidades da região, às diferenças no vocabulário, entre outros aspectos.

Atividade 2 – Exposição oral sobre a escuta (15 minutos)
Solicite aos alunos que exponham oralmente os aspectos que mais lhes chamaram a atenção na escuta dos programas de rádio. Durante toda a abordagem, destaque que a língua é um fenômeno cultural, histórico e social variável, que há inúmeras manifestações linguísticas e que todas merecem respeito.

Atividade 3 – Gírias antigas: planejamento de pesquisa (5 minutos)
Proponha a realização de uma pesquisa para a aula seguinte. Os alunos deverão entrevistar um familiar ou um amigo mais velho e identificar as gírias que essa pessoa utilizava quando era adolescente ou mais jovem. Entregue para cada aluno uma folha impressa com questões para a entrevista. Sugerimos perguntas que verifiquem se o entrevistado usava gírias quando jovem, quais eram mais empregadas naquela época e em que grupo social ou profissional eram usadas. Oriente-os a registrar as gírias e seus significados.

Aula 2 – Gírias e variação linguística
Duração: cerca de 45 minutos.
Local: sala de aula ou sala equipada com TV e computador conectado à Internet.
Organização dos alunos: sentados, com as carteiras de frente para a lousa e para o professor.
Recursos e/ou material necessário: lousa, giz, papel Kraft, pincel atômico, caderno, lápis, caneta, borracha.

Sugestão de texto:
“Livre, emocional, selvagem”, vídeo da entrevista concedida por Emicida ao Le Monde Diplomatique Brasil. Disponível em plataformas de vídeo na Internet.

Para esta aula, a proposta é abordar a gíria como mais um aspecto da variação linguística, específica de determinado grupo de falantes. Solicite que cada aluno apresente oralmente os resultados da entrevista sobre gírias antigas feita com o familiar ou o amigo mais velho. 

Atividade 1 – Apresentação da pesquisa sobre gírias antigas (25 minutos)
Solicite aos alunos que digam em voz alta as gírias pesquisadas. Cada um deve falar na sua vez. Registre as gírias e seus significados em uma folha de papel Kraft e a afixe posteriormente na sala de aula. Exclua as gírias repetidas. Pergunte quais gírias eles empregam no dia a dia. Registre-as também em uma folha de papel Kraft. Peça que comparem as gírias antigas com as atuais. Explore a característica da duração efêmera da gíria e chame a atenção para alguma que tenha se estendido para outros grupos sociais ou que tenha resistido ao tempo e sido incorporada no dicionário.
Estimule a reflexão, ressaltando que as gírias são geralmente empregadas em situações de comunicação informais, mais espontâneas e menos monitoradas. Peça aos alunos que exemplifiquem outras formas de variação informais empregadas no cotidiano.

Atividade 2 – Explorando as variações linguísticas (10 minutos)
Explore as variações linguísticas considerando os diversos motivos pelos quais elas ocorrem. Os diferentes falares e as gírias acontecem por causa dos lugares onde as pessoas vivem ou de onde procedem e também da existência de determinados grupos de falantes: esqueitistas, surfistas, etc.

Destaque que há ainda outros motivos para a existência das variações e das gírias, como a identificação entre os falantes da mesma faixa etária ou da mesma classe social. Lembre-os de que certas situações de comunicação exigem formas específicas de linguagem.

Atividade 3 – Gíria como fator de identidade cultural (10 minutos)
Apresente o vídeo da entrevista com o rapper Emicida, mencionado no quadro Aula 2 – Gírias e variação linguística. Sugerimos que seja exibido especialmente o trecho entre os minutos 14:40 e 18:50 (Parte IV – O Banzo).
Ao final, estimule os alunos a mencionar as gírias utilizadas pelo cantor. Chame a atenção para gírias como bagulho, tá ligado, mano, sacô, papo reto, tirá onda, etc.
Reforce que as variações linguísticas são adequadas às situações de comunicação que as constituem e que elas podem inserir o falante em determinados grupos, reforçando identidades culturais, como no caso do rapper paulistano Emicida.

Aula 3 – Muitas variedades e uma norma-padrão
Duração: cerca de 45 minutos.
Local: sala de aula.
Organização dos alunos: sentados, com as carteiras de frente para a lousa e para o professor.
Recursos e/ou material necessário: lousa, giz, papel Kraft, pincel atômico, caderno, lápis, caneta, borracha.

A proposta desta aula é abordar a escrita de mensagens instantâneas por meios digitais e as variações linguísticas específicas dessa situação de comunicação. Os temas estudados devem ser retomados e relacionados à existência da norma-padrão como modelo para normatização da fala e da escrita.

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