- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Duração: 3 aulas
Relevância para a aprendizagem
O objetivo desta sequência didática é desenvolver a habilidade de produção textual dos alunos, utilizando a combinação entre texto verbal e não verbal ao produzir um infográfico. Por meio dessa produção, os alunos poderão perceber algumas estratégias utilizadas para a criação de textos, como pesquisa, seleção e organização das informações, uso de linguagem verbal e não verbal, entre outras. Também vão ter a oportunidade de trabalhar com assuntos que sejam de interesse da sociedade, tendo o objetivo de informá-la a respeito, estreitando, assim, a relação entre texto e contexto.
Objetivos de aprendizagem
• Compreender a construção de textos a partir de linguagem verbal e não verbal.
• Selecionar e organizar dados e informações após pesquisa.
• Planejar, produzir e publicar infográfico sobre assunto de interesse da comunidade escolar e/ou do entorno da escola.
Objeto de conhecimento
Relação do texto com o contexto de produção e experimentação de papéis sociais
Habilidade
(EF69LP06) Produzir e publicar notícias, fotodenúncias, fotorreportagens, reportagens, reportagens multimidiáticas, infográficos, podcasts noticiosos, entrevistas, cartas de leitor, comentários, artigos de opinião de interesse local ou global, textos de apresentação e apreciação de produção cultural – resenhas e outros próprios das formas de expressão das culturas juvenis, tais como vlogs e podcasts culturais, gameplay, detonado etc. – e cartazes, anúncios, propagandas, spots, jingles de campanhas sociais, dentre outros em várias mídias, vivenciando de forma significativa o papel de repórter, de comentador, de analista, de crítico, de editor ou articulista, de booktuber, de vlogger (vlogueiro) etc., como forma de compreender as condições de produção que envolvem a circulação desses textos e poder participar e vislumbrar possibilidades de participação nas práticas de linguagem do campo jornalístico e do campo midiático de forma ética e responsável, levando-se em consideração o contexto da Web 2.0, que amplia a possibilidade de circulação desses textos e “funde” os papéis de leitor e autor, de consumidor e produtor.
Desenvolvimento
Aula 1 – Análise de infográficos
Duração: cerca de 45 minutos
Local: sala de aula ou sala de informática
Organização dos alunos: sentados em semicírculo
Recursos e/ou material necessário: giz, lousa, caderno, lápis, borracha, caneta, folhas de papel sulfite, cópia dos textos ou projetor com computador e internet
Sugestões de texto:
Texto 1 – Secretaria do Meio Ambiente de Ilha Bela. Infográfico meio ambiente.
Disponível em: <http://tribunadopovo.net>.
Texto 2 – Desmatamento.
Disponível em: <www.brasil.gov.br>.
Atividade 1: Introdução (5 minutos)
Inicie a aula perguntando aos alunos sobre a importância da informação na vida deles e na sociedade em que vivem. Pergunte quais são as principais fontes de informação que eles utilizam para se manterem informados, depois vá direcionando para os tipos de textos, os que contêm e os que não contêm imagens ou outros tipos de recursos que ajudam a complementar o sentido do texto. Peça a eles que citem alguns, como cartuns, charges e infográficos.
Complete dizendo que eles vão rever as principais características de um infográfico, que é uma forma sintética de apresentar informações ao leitor e que, depois, vão produzir e publicar um.
Em seguida, discuta a organização do infográfico: o papel das imagens, dos dados numéricos, dos textos verbais, entre outros, na construção da comunicação.
Atividade 2: Análise dos infográficos (25 minutos)
Projete o infográfico (Texto 1) ou distribua cópias dele; antes da leitura, pergunte sobre a importância da arborização das áreas urbanas, sobre o aspecto estético e visual e sobre a qualidade do ar das áreas arborizadas.
Depois, proponha uma leitura compartilhada e pergunte aos alunos se, mesmo antes de ler o texto, apenas observando o infográfico, eles conseguem inferir o assunto de que trata o texto. Provavelmente dirão que, observando as imagens, eles podem perceber que se trata de um texto que ensina como plantar.
Em seguida, pergunte qual é o provável público-alvo do texto. Espera-se que os alunos relacionem o público aos moradores das cidades, em especial aos de Ilha Bela, para quem o infográfico foi produzido. Continue os questionamentos, perguntando, agora, onde eles acham que esse texto deve circular para atingir o público-alvo.
Em relação à diagramação, pergunte aos alunos se as informações são transmitidas com clareza e se o aspecto do texto é poluído, dificultando a compreensão rápida das informações. É possível que os alunos apontem certa falta de clareza nesse texto; nesse caso, sugira que a grande quantidade de informações pode ter gerado uma poluição visual.
Chame a atenção para a escolha de cores, imagens, tamanho e tipo de fonte, marcadores utilizados para separar um fluxo de leitura do outro, etc.
Enfatize que, além das informações sobre como plantar, a arborização urbana e os benefícios, há informações sobre as leis de poda, o manejo, o plantio e a fonte de onde foram tirados os dados, ao final da página.
Explique como foi construído o infográfico: a partir da combinação de elementos verbais e não verbais, o texto é dividido em três partes: uma em que se ensina o plantio, chamada “Hora de plantar!”; outra que explica o que é a arborização urbana; e outra que explica os benefícios dessa atividade. Pela leitura podemos ainda inferir os objetivos do texto: informar aos moradores da cidade como proceder no caso de plantio, como é feita a arborização da cidade pelo órgão competente e os benefícios de uma área arborizada.
Depois, projete o outro infográfico (Texto 2), ou distribua cópias para os alunos. Peça aos alunos que analisem o infográfico como fizeram m relação ao anterior: público-alvo, circulação, clareza da informação, mescla entre linguagem verbal e não verbal, distribuição dos elementos textuais e não textuais na página, entre outros. A expectativa é que eles percebam como o infográfico foi produzido, a seleção das informações para compô-lo, como a forma e a sequência foram apresentadas ao leitor, o grau de informatividade, o objetivo, entre outros.
Atividade 3: Seleção de temas para pesquisa e planejamento do infográfico (15 minutos)
Proponha à turma que, em grupos, crie um infográfico. Para isso, os alunos devem antes fazer um levantamento de temas que sejam de interesse da comunidade escolar ou local. Selecionem um e, a partir disso, comecem uma pesquisa para obter informações que possam ser utilizadas no infográfico. Diga que a pesquisa, o planejamento e o esboço devem ser feitos como tarefa para casa.
Após selecionar o tema central, combine com os grupos a perspectiva que cada grupo vai abordar no infográfico, para que sejam demonstrados aspectos diferentes do local em que vivem. Por exemplo, se o tema central for a reciclagem do lixo, um grupo pode explicar o que é reciclagem; outro, quais são os benefícios da reciclagem; e assim por diante.
Lembre-os de que o objetivo é informar o público-alvo sobre determinado assunto. Para isso, eles devem pensar quem será o leitor e o meio de circulação. Em relação às imagens, diga que são fundamentais, pois têm a importante função de organizar o texto verbal, conferindo objetividade e clareza ao texto final. Quanto às informações, recorde que podem pesquisar temas em fontes confiáveis, que apresentem estudos e pesquisas recentes.
Oriente-os a, após a pesquisa, selecionar as informações e imagens que vão fazer parte do infográfico e começar a fazer um esboço dele, para que tenham uma ideia de onde irá o texto e onde irá a imagem; escolher o tipo de letra para o texto, as cores, etc., esboçando-o em uma folha de papel sulfite.
Aula 2 – Produção de infográfico
Duração: cerca de 45 minutos
Local: sala de aula ou sala de informática
Organização dos alunos: em grupos
Recursos e/ou material necessário: giz, lousa, caderno, lápis, borracha, caneta, papel A3 e canetas hidrográficas
Atividade 1: Produzindo o infográfico (45 minutos)
Relembre os alunos da importância de utilizar os elementos gráficos combinados com os textos verbais buscando harmonia, de modo que o texto não fique poluído e que contribua para a construção de sentido. Ofereça aos alunos algumas orientações para que eles desenvolvam bem o infográfico. Elas podem ser registradas na lousa:
• escrever textos simples, claros e concisos e de fácil leitura;
• retomar os esboços em que definiram onde ficariam os títulos, as palavras e as imagens;
reorganizar o esquema, se sobrar ou faltar espaço;
• produzir um infográfico agradável aos olhos.
Aula 3 – Divulgação de infográfico
Duração: cerca de 45 minutos
Local: sala de aula ou sala de informática
Organização dos alunos: em grupos
Recursos e/ou material necessário: infográfico produzido na aula anterior, celular ou câmera digital, computadores com acesso à internet
Atividade 1: Revisando o infográfico (20 minutos)
Após a construção do infográfico, peça aos alunos que façam a revisão: analisem se as informações mais importantes foram selecionadas de forma clara e concisa, com a ajuda do texto não verbal. Se achar oportuno, proponha aos grupos que troquem as produções entre si, a fim de que uns possam opinar sobre o trabalho dos outros acrescentando ideias colaborativas.
Atividade 2: Divulgação do infográfico (25 minutos)
Com a produção final do infográfico pronta, pergunte como eles vão fazer a publicação do infográfico, se no site da escola ou no blogue da turma. Se for no meio digital, eles devem fotografar as produções em câmeras digitais; devem pensar se farão as chamadas na página principal ou em formato de hiperlinks em alguma outra publicação com o mesmo teor, por exemplo, no site da escola.
Se utilizarem a versão impressa, os alunos devem decidir onde vão expor os infográficos, se farão em exposição na escola e outros lugares da comunidade, e pedir autorização prévia para os responsáveis pelos locais.
Para concluir o trabalho, abra uma breve conversa sobre a atividade, para que eles contem como foi a experiência de pensar em um tema de interesse para a comunidade, pesquisar sobre esse assunto, selecionar informações essenciais, produzir e publicar o infográfico, levando-os a perceber como esse conhecimento pode ajudá-los em outras situações em que tenham de ler ou produzir um infográfico.
Aferição do objetivo de aprendizagem
A avaliação do processo de aprendizagem pode ser realizada por meio das atividades propostas nesta sequência didática e deve considerar o desenvolvimento individual dos alunos.
Em linhas gerais, é importante que os alunos compreendam a importância de planejar o texto levando em consideração a escolha do tema, do público-alvo e do meio em que vai circular; assim como perceber que a pesquisa para a elaboração do texto pode ajudá-los para que tenham um bom embasamento, obter dados científicos, explicações de especialistas, etc.
Os alunos também devem perceber os elementos básicos que constituem um infográfico e como fazer a leitura desse texto que mescla o verbal com o não verbal.
Questões para auxiliar na aferição
Além das atividades propostas nesta sequência didática, algumas questões podem ser utilizadas para aferir a aprendizagem dos alunos em relação aos objetivos aqui explorados. Por exemplo:
1. Pensando no infográfico “Desmatamento”, produzido pelo Governo Federal, que você analisou na Aula 1, explique por que, no trecho que descreve o desmatamento na Amazônia, há diferença de tamanho entre os dois círculos que servem de plano de fundo para os dados. Qual é a relação entre o tamanho dos círculos e os dados neles inscritos?
2. Em um infográfico, quais são os recursos utilizados para transmitir as informações?
Gabarito das questões
1. Sob o círculo maior está inscrito o dado de 5,8 mil quilômetros quadrados devastados e sob o menor, o dado de 20 mil quilômetros quadrados. O tamanho do círculo corresponde ao grau de preservação das áreas verdes, daí a relação inversamente proporcional entre o tamanho do círculo e o número dos dados: quanto maior o desmatamento, menor o círculo. É importante que os alunos percebam a relação da informação textual com a imagética para a complementação de sentido.
2. Sugestão: recursos verbais e não verbais. Pela mescla desse dois, a informação é transmitida de forma mais clara e rápida.
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Comentários
Postar um comentário