Editorial - Gênero jornalístico - 9ºano - Atividade sobre antivacina (EF89LP04, EF69LP18)

PDF - VERSÃO DO ALUNO PARA BAIXAR E SALVAR

O editorial é um gênero jornalístico em que o próprio veículo de comunicação expõe sua opinião.

Para responder às questões, leia o trecho de um editorial sobre vacinação e fake news, publicado em um jornal on-line, em outubro de 2018.

Como a vacinação é regida pelo princípio da imunidade de rebanho — pessoas aptas a serem vacinadas acabam protegendo as outras — a disseminação das informações falsas pode literalmente fazer mal para a saúde, afetando a população como um todo, não só quem espalhou as mentiras ou se recusou a se vacinar. 

Como os movimentos antivacina se tornaram um perigo para o planeta. 

Disponível em:
<https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Saude/noticia/2018/10/como-os-movimentos-antivacina-se-tornaram-um-perigo-para-oplaneta.html>. 

1. Por meio desse fragmento, é possível identificar a tese, isto é, a posição sobre um determinado assunto que o editorialista pretende discutir? Use um trecho do texto para justificar sua resposta.

Prática de linguagem:
Leitura

Objeto(s) de conhecimento:
Estratégia de leitura: apreender os sentidos globais do texto
Apreciação e réplica

Habilidade:
(EF89LP04) Identificar e avaliar teses/opiniões/posicionamentos explícitos e implícitos, argumentos e contra-argumentos em textos argumentativos do campo (carta de leitor, comentário, artigo de opinião, resenha crítica etc.), posicionando-se frente à questão controversa de forma sustentada.

Grade de correção

100%
O aluno identifica a tese do texto, de que as fake news podem afetar a saúde da população, quando se trata de vacinação. Ele cita o trecho do texto que comprova essa tese: “a disseminação das informações falsas pode literalmente fazer mal para a saúde, afetando a população como um todo”.

50%
O aluno apenas identifica a tese do texto ou somente cita o trecho com essa posição sobre o assunto.

0%
O aluno não identifica a tese do texto e/ou indica uma diferente, como “a vacinação é regida pela imunidade do rebanho”.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados
É interessante aproveitar o tema da vacinação para reafirmar como as fake news podem ser prejudiciais, inclusive em assuntos de saúde pública. Apresente aos alunos dados em que é retratado o retorno de doenças antes erradicadas, por causa do temor da população em se vacinar, por conta de notícias falsas sobre riscos da vacinação. Vários desses dados estão disponíveis em sites do governo federal. Por fim, depois de mais bem informados sobre o assunto, peça aos alunos para buscarem mais dados sobre o assunto em editoriais de jornais e revistas. Assim, poderão perceber como o editorial é um gênero que não apenas informa, mas também expõe opiniões. O editorial presente na questão pode ser uma boa sugestão para trabalhar em sala.

2. Imagine que você trabalha em um jornal e foi encarregado de escrever o editorial do dia, cujo tema é vacinação, levando em conta as particularidades desse gênero: tema contextualizado, tese a ser defendida e argumentos que a embasem. Produza um texto coeso e coerente.

Prática de linguagem:
Análise linguística/semiótica

Objeto(s) de conhecimento:
Estilo

Habilidade:
(EF69LP18) Utilizar, na escrita/reescrita de textos argumentativos, recursos linguísticos que marquem as relações de sentido entre parágrafos e enunciados do texto e operadores de conexão adequados aos tipos de argumento e à forma de composição de textos argumentativos, de maneira a garantir a coesão, a coerência e a progressão temática nesses textos (“primeiramente, mas, no entanto, em primeiro/segundo/terceiro lugar, finalmente, em conclusão” etc.).

Grade de correção

100%
O aluno produz um editorial sobre vacinação, apresentando uma tese e se utilizando de argumentos que a embasem, de forma a contextualizar o assunto. Ele faz uso de recursos coesivos, mantendo uma argumentação coerente e coesa.

50%
O aluno produz um editorial sobre vacinação, mas utiliza poucos recursos coesivos de modo a não embasar bem os argumentos. Dessa forma, apesar de produzir o gênero solicitado, expondo sua opinião, o texto não tem um bom nível de argumentação.

0%
O aluno produz outro gênero textual, como uma matéria, com a simples transmissão de informações, sem exposição de opinião ou produz um editorial com um nível de coesão insatisfatório, não sendo claro ao expor as informações.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados
Retome com os alunos as características do gênero editorial, para que possam avaliar qual foi a dificuldade ao produzir o texto. Pode ocorrer de o aluno focar na temática e não atentar para o gênero solicitado. Busque e leve para a sala de aula uma matéria e um editorial sobre um mesmo tema (se possível do mesmo jornal/revista), a fim de que possam perceber a diferença no tratamento das informações. Dê um suporte individual para dúvidas particulares. É comum que o aluno ainda se confunda ao utilizar algum articulador coesivo, gerando dúvidas na produção do texto.

Comentários