Período simples e composto - Exercícios 9ºano com gabarito - PDFs para imprimir e salvar

 

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Leia o poema e responda às questões. 

Cronologia
Prometeu fidelidade,
me encheu de filhos
e caiu no mundo

(Noé Ribeiro. Coisas da vida. São Paulo: 
Estúdio Editores, 2017. p. 48.)

1. Quem é o eu lírico do poema, ou seja, de quem é a voz que fala?
2. O sujeito dos verbos é desinencial. Infira: De quem o eu lírico fala?
3. Justifique o título do poema.
4. A respeito da estrutura sintática dos versos do poema, responda:
a) Quantos períodos tem o texto?
b) Examine cada uma das orações, observando seus termos: sujeito, verbos, complementos, adjuntos. Cada uma delas possui independência sintática ou uma delas complementa a outra? Justifique sua resposta.

Leia o problema a seguir e tente resolvê-lo

Caçadores de patos
Dois pais e dois filhos saíram para caçar patos. 
Cada um deles acertou em um pato e nenhum atirou no mesmo. Entretanto, somente três patos foram abatidos. Como foi isso?

(Heliana Brandão e Maria das Graças V. G. Froeseler. 
O livro dos jogos e das brincadeiras para todas as idades. Belo Horizonte: Leitura, 1997. p. 74.)

1. O texto apresenta quatro frases. Examine-as sintaticamente e responda:
a) Quais delas são períodos simples?
b) E quais são os períodos compostos?

2. Examine os períodos compostos.
a) Qual deles é o período composto por coordenação?
b) E qual é o período composto por subordinação?

Leia o cartum e responda às questões.


1. Supostamente, qual é a relação profissional dos dois personagens do cartum?

2. O humor do cartum é construído em torno dos sentidos da expressão “administrar melhor o seu tempo”. Deduza: Qual era o sentido pretendido pelo homem de terno verde ao empregar essa expressão?

3. De que forma o homem sentado compreendeu a expressão?

4. Observe a estrutura sintática da frase que integra o cartum.

a) Quantos verbos ou locuções verbais existem na frase? Logo, ela constitui um período simples ou composto?
b) Examine a relação existente entre as orações do período. Há dependência ou independência sintática entre elas? Logo, trata-se de um período composto por coordenação ou por subordinação?

Leia este poema, de Ulisses Tavares:

UAU!
Fiquei olhando, perguntando,
Sondando, assuntando,
ciscando você.
E quando dei por mim... 
Já estava amando.

(Diário de uma paixão. São Paulo: 
Geração Editorial, 2003. s/p.)

1. O poema trata do início de um relacionamento amoroso. 
a) De acordo com o texto, como aconteceu o início do amor?
b) O título do poema justifica sua resposta anterior? Por quê?

2. O poema é constituído de apenas duas frases. Observe a primeira frase.
a) Quantas orações ela apresenta? 
b) As orações são coordenadas ou subordinadas entre si?
c) Logo, que tipo de período compõe a primeira frase do poema?

3. Observe agora a segunda frase do poema.
a) Quantas orações ela apresenta?
b) Uma das orações estabelece, em relação à outra, uma noção temporal. Qual é essa oração?
c) Logo, como se classifica o período formado pela segunda frase?

4. Como conclusão do estudo, marque as alternativas verdadeiras com V e as alternativas falsas com F.

No início do poema, o interesse pela pessoa amada se dá num longo processo de ações constantes, contínuas e complementares, representadas por orações coordenadas. (  )

No início do poema, o emprego de verbos no gerúndio confere ao despertar do amor a noção de processo, de ações que lenta e continuamente se repetem e se somam. (  ) 

No início do poema, o predomínio de orações coordenadas, que formam um período simples, é compatível com a linearidade das ideias e das ações do eu lírico. (  )

Na segunda frase, a chegada ou a constatação do amor, que implica uma relação de interdependência dos amantes, coincide com a presença de uma oração subordinada, que por sua vez também implica uma interdependência sintática entre as orações. (  )

O predomínio da subordinação em todo o poema é compatível com a ideia de relacionamento amoroso, que também pressupõe uma interdependência dos amantes. (  )

Gabarito

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