- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
ATIVIDADE PRONTA PARA BAIXAR E SALVAR - PDF
Quando não é possível identificar gramaticalmente o sujeito de uma oração, temos um sujeito indeterminado. Isso pode ocorrer:
> quando não se sabe a quem se refere o sujeito da oração;
> quando não há interesse ou intenção de identificar o sujeito.
Atividades prontas em PDF para baixar no grupo do Telegram. Participe!
https://t.me/portuguescompartilhado
Leia o fragmento da resenha abaixo e responda às questões.
Emoções baratas
Faz bem ver tantas comédias?
Dizem que os homens não gostam de comédias românticas. Bobagem. Se apenas as mulheres vissem esse tipo de filme ele não faria o sucesso que faz. Nem haveria tantos deles. [...]
[...]
Talvez o escapismo desses filmes exacerbe as nossas dificuldades com a realidade. Talvez alguns de nós sejam contaminados pelo romantismo das comédias e – mesmo sem saber – passem a vida esperando o par perfeito do cinema.
[...]
MARTINS, Ivan. Emoções baratas. Época, 22 set. 2010.
Disponível em:<http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI173732-15230,00-MOCOES+BARATAS.html>.
1. Uma comédia romântica apresenta histórias de amor de maneira sentimental e, não raro, extrema. Que ligação se pode depreender entre o título da matéria, “Emoções baratas”, e a classificação, “comédia romântica”?
2. De que modo o autor fundamenta sua opinião de que os homens gostam, sim, de comédias românticas? Ele se inclui entre esses homens? Explique suas respostas.
3. Na oração em que emprega o sujeito indeterminado, o resenhista afirma: “Dizem que os homens não gostam de comédias românticas.”. Há interesse do autor em mencionar quem tem essa opinião? Explique sua resposta.
GABARITO (conteúdo para assinantes)
Após realizar sua assinatura (valor simbólico), você receberá um convite por e-mail para ser membro do blog. O cancelamento poderá ser feito a qualquer momento na plataforma PagSeguro.
Blog fechado para professores.
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Comentários
Postar um comentário