EF67LP04 Atividade gênero editorial 7ºano - Brasil: futebol ou política? Interpretação com gabarito (PDF)


ATIVIDADE PRONTA EM PDF PARA BAIXAR E SALVAR
Em gêneros argumentativos, como os artigos de opinião e o editorial, é importante saber identificar os fatos e as opiniões, diferenciando-os. Nesta atividade, você vai ler um editorial, identificar esses elementos e refletir como eles se relacionam para construir as estratégias argumentativas do texto.

Tanto o futebol quanto a política sempre despertam opiniões controversas e costumam ser motivos de discussões. Em sua opinião, atualmente, no Brasil, os brasileiros preferem discutir sobre futebol ou política? Leia o editorial a seguir e identifique a ideia defendida sobre esse assunto.

Brasil: futebol ou política?

No início deste ano, um levantamento realizado pela empresa de informação, dados e medições Nielsen Sports revelou um ranking de 30 países com população que se diz interessada em futebol. Na 13a colocação, estava o Brasil, que já foi o país do futebol. Hoje, apenas 60% dos brasileiros demonstram interesse pelo esporte mais popular do planeta.
Em seguida, veio a Copa do Mundo na Rússia em julho deste ano. E o brasileiro também não se mostrou interessado. A crise econômica e política despertou maior interesse da nação, preocupada com a instabilidade financeira. Em meio à greve dos caminhoneiros, o Brasil não estava mais tão focado nas táticas de jogo da seleção do técnico Tite. Ainda mais depois do marcante 7 × 1 da Alemanha.
Ironia do destino: brasileiros atualmente só falam de política, brigam sobre política, cobram sobre política. O cenário mudou. As relações sociais também, estremecidas pela polarização partidária. Enquanto isso, jogadores de futebol continuam ganhando muito bem.
Diante de um novo pensamento político, de um novo clima político, de uma nova linguagem política, Pleno.News amplia sua percepção para avaliar: o que ocorreu para que toda esta mobilidade política acontecesse tão rápido?
[...] O Brasil passa por uma renovação do que significa a política nacional. O entretenimento do esporte não foi capaz de superar a atenção dada às questões mais urgentes do país.
[...]
O futuro mostrará em que tanta insatisfação política se transformará. E o futebol, antes a “menina dos olhos” do brasileiro, talvez precise aguardar no banco do reserva até que a os ânimos se acalmem. Porque hoje o que precisamos mais é fazer gol nas políticas públicas do país.

Virgínia Martin é editora-chefe do Pleno.News. Formada em Jornalismo, com pós-graduação em Propaganda e Marketing, em Comunicação Empresarial e em Pedagogia, tem mestrado em Multimeios.

MARTIN, Virgínia. Brasil: futebol ou política? Pleno.News. 5 nov. 2018. Disponível em: <https://pleno.news/editorial/brasil-futebol-ou-politica.html/>. 

Instabilidade: incerteza, inconstância.
Mobilidade: que sofre alterações, que muda.
Ranking: posição que algo ou alguém ocupa em relação aos demais.
Tática: recurso para alcançar um resultado.

1. Em que veículo esse editorial foi publicado?

2. Na introdução de um editorial, costuma ser apresentada a tese defendida no texto. Qual é a tese do editorial lido?

3. Qual foi o argumento principal empregado para defender essa tese?

4. Qual é a conclusão apresentada no editorial?

5. Em sua opinião, por que neste editorial foi apresentada a assinatura da editora-chefe do jornal?

Um editorial apresenta a seguinte estrutura: introdução (momento em que o assunto do texto e o posicionamento sobre ele são apresentados); desenvolvimento (momento em que são apresentados argumentos para defender o ponto de vista); conclusão (momento em que se finaliza o texto com a opinião da equipe ou do editor responsável).

 Identifique e sublinhe no editorial todos os fatos apresentados. Em seguida, contorne as opiniões relativas aos fatos.
 Observe como os fatos e as opiniões se articulam no texto para construir as ideias e os argumentos.

Para responder às questões, lembre-se de que fato é um acontecimento real, inquestionável; já opinião é a visão subjetiva, individual de uma pessoa sobre algo.

6. O trecho “[...] brasileiros atualmente só falam de política, brigam sobre política, cobram sobre política.” é um exemplo de:
(A) fato resultante do levantamento do jornal Pleno.News.
(B) fato resultante do levantamento da Nielsen Sports.
(C) opinião dos pesquisadores da Nielsen Sports.
(D) opinião da editora-chefe do Pleno.News.

7. Há uma opinião no trecho:
(A) “um levantamento realizado pela empresa de informação, dados e medições Nielsen Sports revelou um ranking de 30 países com população que se diz interessada em futebol.” (1º parágrafo)
(B) “Na 13 colocação, estava o Brasil, que já foi o país do futebol.” (1º parágrafo)
(C) “O cenário mudou. As relações sociais também, estremecidas pela polarização partidária.” (3º parágrafo)
(D) “Hoje, apenas 60% dos brasileiros demonstram interesse pelo esporte mais popular do planeta.” (1º parágrafo)

8. Há um fato no trecho:
(A) “Em seguida, veio a Copa do Mundo na Rússia em julho deste ano.” (2º parágrafo)
(B) “O Brasil passa por uma renovação do que significa a política nacional.” (5º parágrafo)
(C) “O entretenimento do esporte não foi capaz de superar a atenção dada às questões mais urgentes do país.” (5º parágrafo)
(D) “O futuro mostrará em que tanta insatisfação política se transformará.” (6º parágrafo) 

GABARITO

Comentários