Objetivos da atividade
• Diferenciar o tema da tese de um texto.
• Identificar a tese de um texto.
• Determinar os argumentos que o autor utiliza para defender a tese.
D7 – Identificar a tese de um texto.
Do grego thesis, que significa “proposição”, a tese é apresentada para ser discutida e defendida, sendo reconhecida, ao longo da leitura do texto, como o ponto de vista ou a ideia central defendida pelo autor.
Essa atividade permite avaliar se o aluno compreende a apresentação da tese como uma estratégia do autor para mostrar o ponto de vista que defende e, a partir disso, convencer o leitor a pensar como ele, efetivando a finalidade dos textos argumentativos.
No gênero comentário, de forma geral, há uma observação crítica que expressa uma opinião. Por isso, é possível alegar que esse gênero favorece a avaliação da atividade, bem como a aplicação da habilidade EF67LP05, da Base Nacional Comum Curricular, que se orienta a partir da identificação e da avaliação da tese de um texto.
EF67LP05: Identificar e avaliar teses/opiniões/ posicionamentos explícitos e argumentos em textos
argumentativos (carta de leitor, comentário, artigo de opinião, resenha crítica etc.), manifestando concordância ou discordância.
Você sabia que todo texto argumentativo, como os artigos de opinião, os editoriais, os comentários, apresenta uma tese? A tese é uma ideia a ser defendida com argumentos. Por meio da leitura de comentários de alguns diretores de cinema, vamos entender melhor como identificá-la.
Os comentários a seguir apresentam a opinião de alguns diretores de cinema sobre os filmes de super-heróis. Eles foram publicados na introdução de um artigo sobre cinema. Qual você imagina que é a postura dos diretores a respeito desses filmes?
Diretores de cinema vs. filmes de super-heróis
“Eu não vejo (os filmes). Eu tentei, sabe? Mas aquilo não é cinema. Honestamente, o mais próximo que consigo pensar deles, por mais bem-feitos que sejam, com os atores fazendo o melhor que podem sob as circunstâncias, são os parques temáticos. Não é o cinema de seres humanos tentando transmitir experiências emocionais e psicológicas a outro ser humano”.
Martin Scorsese (diretor estadunidense. Autor de obras como Taxi Driver, Touro Indomável, Os Bons Companheiros, Os Infiltrados e o novo O Irlandês).
“Quando Martin Scorsese diz que filmes da Marvel não são cinema, ele está certo, pois esperamos aprender algo do cinema. Ter iluminação, conhecimento, inspiração... Eu não sei o que alguém pode tirar, ao ver o mesmo filme repetidamente. Martin foi gentil. Ele não disse que são desprezíveis, o que eu acho que são!”.
Francis Ford Coppola (diretor estadunidense. Autor de obras como Apocalypse Now, O Poderoso Chefão, O Poderoso Chefão –Parte II, A Conversação e Drácula de Bram Stoker).
“Eu sei que eles são grandes, mas eu não os assisto. Quero dizer, eu gosto da técnica, às vezes assisto a fragmentos e trailers e me interesso pelos efeitos especiais e a produção, que são realmente espetaculares, realizados por pessoas de primeira classe. Mas não consigo me envolver com a história, fico com sono. Às vezes eu assisto no cinema e depois de meia hora estou com sono. Não me interessam em nada”.
Fernando Meirelles (diretor brasileiro. Autor de obras como Cidade de Deus, O Jardineiro Fiel, Ensaio Sobre a Cegueira, 360 e Dois Papas).
1. O que você sabe sobre os diretores de cinema cujos comentários foram reproduzidos na Leitura 1?
2. Com que finalidade os comentários foram produzidos?
3. Os diretores apresentam posicionamentos semelhantes ou divergentes em relação aos filmes de super-heróis? Explique.
4. A respeito do ponto de vista de Fernando Meirelles em relação aos filmes de super-heróis, julgue os itens a seguir, classificando-os como verdadeiros (V) ou falsos (F).
( ) Fernando Meirelles gosta de efeitos especiais, por isso assiste a todos os filmes de super-heróis.
( ) Fernando Meirelles se envolve com a história, mas considera a produção dos filmes de super-heróis modesta.
( ) Fernando Meirelles valoriza a técnica e os efeitos especiais dos filmes de super-heróis, mas não se interessa por eles.
5. Explique o emprego da abreviação vs. no título dos textos.
6. Preencha a tabela a seguir de acordo com as informações positivas e negativas citadas pelos diretores no texto.
O comentário é a manifestação, escrita ou oral, de uma opinião. Em publicações on-line, especialmente nas redes sociais, é comum que os leitores se posicionem em relação às publicações por meio de comentários, os quais assumem finalidades diversas: elogiar, criticar, posicionar-se, contra-argumentar etc.
7. A tese de Martin Scorsese é a de que os filmes de super-heróis:
(A) são bem-feitos.
(B) têm apenas bons atores.
(C) parecem parques de diversões.
(D) transmitem experiências emocionais.
8. Em seu comentário, Francis Ford Coppola:
(A) concorda com Martin Scorsese e intensifica a crítica do diretor.
(B) concorda com Fernando Meirelles.
(C) discorda de Martin Scorsese.
(D) discorda de todos os diretores.
9. A tese de Fernando Meirelles é a de que:
(A) apesar de a produção técnica dos filmes de super-heróis ser inferior, os temas são envolventes.
(B) apesar de a produção técnica dos filmes de super-heróis ser surpreendente, os temas não são envolventes.
(C) tanto a produção técnica quanto os temas abordados não são envolventes.
(D) tanto a produção técnica quanto os temas abordados são envolventes.
10. Em relação às teses defendidas pelos diretores, é possível concluir que:
(A) os três diretores ressaltam apenas os pontos negativos dos filmes.
(B) os três diretores ressaltam apenas os pontos positivos dos filmes.
(C) os três diretores ressaltam tanto pontos positivos quanto negativos dos filmes.
(D) Fernando Meirelles e Martin Scorsese apresentam aspectos positivos e negativos; enquanto Francis Ford Coppola faz uma crítica mais dura aos filmes.
Comentários
Postar um comentário