EF69LP03, EF69LP05, EF89LP37 - Atividade charge 9ºano com gabarito - Descritor 16

 

Participe do grupo de professores (entrar)

Você sabia que o humor pode ser instrumento de crítica social e levar as pessoas a refletir sobre aspectos da vida em sociedade? É o que ocorre nas charges, gênero textual no qual acontecimentos de interesse público são recriados para, além de entreter, despertar o espírito crítico dos leitores.

Leia a charge de Junião, cartunista e ilustrador, que foi publicada em uma rede social, no perfil da organização Escolas Transformadoras.

1. Quem são as personagens representadas na charge? Como você percebeu isso?

2. Sobre o que as personagens estão conversando?

3. Qual é a relação entre o título e os outros elementos da charge?

4. Qual é o seu sonho em relação à escola do futuro?

A palavra charge vem do francês charge e significa “carga”. A charge “carrega”, ou “exagera” na apresentação de algum acontecimento ou de alguma personalidade pública. Construída de forma bem humorada e/ou irônica, costuma ser publicada em jornais e em revistas digitais ou impressos, associando linguagem verbal e não verbal.

› Observe atentamente as imagens que acompanham o texto verbal da charge, associando o título a esses elementos.
› Analise o tema abordado, bem como o cenário e as personagens retratadas.
› Reflita sobre as questões sociais, políticas e culturais que envolvem o contexto da charge.
› Procure reconhecer o que produziu a ironia na charge, ou seja, uma declaração contrária ao que se deseja realmente expressar.

5. Retome a leitura da charge e responda: onde a ironia está presente?
(A) Na primeira fala.
(B) Na segunda fala.
(C) Nas duas falas.
(D) Apenas no título.

6. A fala das personagens e o título reforçam, com tom irônico:
(A) que a modernidade está apenas nos recursos tecnológicos de última geração.
(B) que a modernidade está apenas na abordagem de conteúdos por meio de recursos lúdicos, interativos, divertidos.
(C) que não é possível pensar em modernidade quando se considera o contexto escolar.
(D) que a modernidade, no contexto escolar, vai além do uso de recursos inovadores.

7. Essa charge é irônica porque:
(A) critica a ideia de modernidade associada apenas às novas tecnologias.
(B) uma das alunas que aparece na charge sonha com um futuro que está muito distante.
(C) no contexto escolar não há necessidade de se pensar em modernidade.
(D) não é possível associar o lúdico ao ensino de Ciências e de Matemática.

Leia a charge a seguir, que foi publicada no jornal digital Jornal do Povo.


8. A ironia da charge está presente:
(A) no título.
(B) na primeira fala.
(C) na segunda fala.
(D) na terceira fala.

ATIVIDADE PRONTA EM PDF PARA BAIXAR E SALVAR

GABARITO

Comentários