EF69LP47 - Atividade 6ºano - Poema narrativo - Elementos da narrativa - Descritor 10 - Gabarito


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Textos narrativos geralmente são compostos de personagens, tempo, espaço etc. Você conseguiria identificar todos esses elementos? E quanto ao conflito do enredo, você sabe o que isso é?
Essa atividade colocará você diante de situações que o fará pensar nessas questões. 

Leia o poema a seguir. Talvez você até conheça essa história.

O Lobo e o Cordeiro

Na água limpa de um regato,
matava a sede um Cordeiro,
quando, saindo do mato,
veio um Lobo carniceiro.

Tinha a barriga vazia,
não comera o dia inteiro.
– Como tu ousas sujar
a água que estou bebendo?
– rosnou o Lobo, a antegozar
o almoço. – Fica sabendo
que caro vais me pagar!

– Senhor – falou o Cordeiro –
encareço à Vossa Alteza
que me desculpeis, mas acho
que vos enganais: bebendo,
quase dez braças abaixo
de vós, nesta correnteza,
não posso sujar-vos a água.

– Não importa. Guardo mágoa
de ti, que ano passado,
me destrataste, fingindo!
– Mas eu nem tinha nascido.
– Pois então foi teu irmão.
– Não tenho irmão, Excelência.
– Chega de argumentação.
Estou perdendo a paciência!
– Não vos zangueis, desculpai!
– Não foi teu irmão? Foi teu pai
ou senão foi teu avô –
disse o Lobo carniceiro.
E ao Cordeiro devorou.

Onde a lei não existe, ao que parece,
a razão do mais forte prevalece.

LA FONTAINE. Fábulas. 6. ed. Trad. Ferreira Gullar. Rio de Janeiro: Revan, 2011.

Antegozar: sentir o prazer futuro.
Carniceiro: aquele que come carne.
Destrataste: desrespeitaste.
Prevalece: tem mais valor.
Regato: riacho, córrego.
Rosnou: soltou um som rouco e ameaçador.

1. Depois de ler o poema de La Fontaine, responda.

a) Quais são os personagens que aparecem no poema?
b) O que esses personagens estavam fazendo no início do texto?
c) Sobre as falas que aparecem ao longo do poema, assinale as alternativas corretas.

( ) A fala “Como tu ousas sujar a água que estou bebendo?” — pertence ao lobo.
( ) A fala “Fica sabendo que caro vais me pagar!” — pertence ao cordeiro.
( ) A fala “Mas eu nem tinha nascido.” — pertence ao cordeiro.

2. Ao longo da conversa, o lobo tenta argumentar para mostrar que está com razão de estar bravo com o cordeiro.

a) Qual foi o primeiro argumento que o lobo usou para justificar a irritação?
b) E qual foi a resposta do cordeiro a essa colocação do lobo?
c) O lobo aceitou o argumento do cordeiro? Justifique sua resposta.

3. Explique o desfecho da história.

4. A moral do poema narrativo lido é: “Onde a lei não existe, ao que parece, a razão do mais forte prevalece”. Assinale a alternativa que melhor explica essa moral.
( ) Quando a fome aparece, tudo é justificável.
( ) Em terra sem lei, todos fazem o que querem.
( ) Contra a força, não há verdade que se sustente.

Os poemas narrativos contam uma história em versos e apresentam todos os elementos necessários para que essa história aconteça: enredo, personagens, narrador, conflito, clímax, desfecho etc. Mas, por outro lado, esses poemas contêm elementos poéticos que os tornam diferentes das narrativas em prosa.

› Observe os elementos da narrativa: narrador, personagens, tempo, espaço e enredo.
› Fique atento à estrutura do enredo: situação inicial, conflito, clímax e desfecho.
› Identifique como os personagens se relacionam ao longo do desenvolvimento da história.

5. No poema O Lobo e o Cordeiro, o conflito gerador de toda a trama é:
(A) o descuido do cordeiro.
(B) a fome do lobo.
(C) a ingenuidade do cordeiro.
(D) a força do lobo.

6. Nessa versão do escritor nordestino Ferreira Gullar, o eu lírico, aquele que “fala” no poema, corresponde:
(A) ao lobo.
(B) ao cordeiro.
(C) a uma terceira pessoa.
(D) a La Fontaine.

7. Uma marca do poema narrativo que o difere das narrativas em prosa é a presença de:
(A) diálogo.
(B) travessão.
(C) enredo.
(D) rimas.

8. No desfecho do poema, é possível perceber que:
(A) o lobo agiu pensando apenas nas próprias necessidades.
(B) a ingenuidade do cordeiro permitiu que ele fosse devorado.
(C) o lobo estava realmente com a razão de reclamar do cordeiro.
(D) o bem vence o mal, independentemente da situação. 

GABARITO

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