Aos seis de dezembro de dois mil e dezoito, no auditório da SODS no prédio da Reitoria da Universidade Federal da Paraíba em João Pessoa, foi realizada reunião dirigida pelo então Coordenador do CIA, Robson Peixoto de Lima, juntamente com os alunos apoiados e apoiadores pelo CIA da Universidade Federal da Paraíba.
Os presentes deliberaram sobre os seguintes pontos:
1. Esclarecimento do novo edital.
2. Os erros ocorridos na folha de pagamento; os erros ocorridos no período de 2018.1 e 2018.2.
3. Foi tratado o limite de bolsas no SIPAC para o próximo período 2019; com a previsão orçamentária para a quantidade de vagas, tendo um teto limite que não pode ser ultrapassado.
4. A necessidade do investimento de recursos para a acessibilidade na UFPB; pois os alunos entram na universidade, mas não estão sendo assistidos como deveriam, a locomoção no ambiente da universidade é impossível para os deficientes.
5. A forma como os professores e as coordenações dos cursos não respeitam as necessidades dos alunos, não aceitam os atestados, declarações, a avaliação de TO. A precária assistência do RU aos alunos com deficiência.
6. A proposta da divulgação por meio do SIGAA das informações do CIA, com antecedência de 07 dias para que os alunos possam se antecipar às reuniões e eventos propostos pelo CIA. Sugeriu também que o CIA tenha uma comunicação com todas as coordenações quase que diária.
[...]
9. Criar um evento para o Dia Mundial da Inclusão, fazendo um manifesto com mídia, conversar com os outros profissionais, como a Reitora Margarte, o professor Wandenberg, formalizar o convite aos alunos e professores.
10. A criação de uma carteirinha para os alunos com deficiência entrarem no RU, evitando constrangimentos aos apoiados e apoiadores.
João Pessoa, seis de dezembro de dois mil e dezoito.
Assinatura
Professor Robson de Lima Peixoto
Coordenador do Comitê de Inclusão e Acessibilidade
UFPB
PEIXOTO, Robson de Lima. Reunião na SODS do Comitê de Inclusão e Acessibilidade – CIA. UFPB. João Pessoa, 6 dez. 2018. Disponível em: <https://www.ufpb.br/cia/contents/menu/cia-2/atas-do-cia/ ata-061218.pdf/@@download/file/ATA%20061218.pdf>.
Assistido: auxiliado.
Deliberar: discutir, decidir.
Precário: escasso, pouco.
Teto: valor máximo estabelecido.
Manifesto: movimento, manifestação.
1. Em relação à realização da reunião apresentada na ata, responda:
a) Quando ocorreu a reunião?
b) Onde ocorreu a reunião?
c) Quem dirigiu a reunião?
d) Quem mais participou dessa reunião?
2. Quantos assuntos foram deliberados na reunião?
3. Sobre a estrutura da ata lida, considere as afirmativas a seguir, analisando se elas são verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) O título da ata não antecipa o assunto geral da reunião.
( ) Não são apresentadas soluções aos assuntos deliberados na reunião.
( ) Não houve ressalvas na ata.
( ) A ata foi assinada pela autoridade máxima presente na reunião.
( ) A ata trouxe assuntos extraescolares.
A ata é um documento elaborado em uma reunião, que apresenta uma linguagem formal, cuja finalidade principal é o registro de ideias, de informações ou de decisões tomadas por um grupo. É fundamental que a ata seja viabilizada durante a reunião, ou seja, que ela seja escrita durante a reunião, evitando-se que algum assunto e/ou resolução seja esquecido. Também evita a perda de detalhes ou a dificuldade de lembrar o que tenha sido resolvido durante a reunião.
Geralmente, uma ata apresenta a seguinte estrutura: título, data, horário, nome dos participantes, discussão realizada, conclusão, ressalvas e assinatura.
4. Em qual ponto da ata foi tratada a questão da facilidade de acesso ao restaurante universitário (RU)?
(A) No ponto 4.
(B) No ponto 5.
(C) No ponto 9.
(D) No ponto 10.
5. A ideia que apresenta o tema principal do ponto 9 é:
(A) fazer uma manifestação pública por meio da mídia.
(B) conversar com a reitora e com o professor Wandenberg.
(C) criar um evento para o Dia Mundial da Inclusão.
(D) convidar os alunos e os professores para uma manifestação.
6. Considerando o modo como as informações são apresentadas no ponto 4, é correto afirmar que a acessibilidade:
(A) precisa de investimento.
(B) já está garantida na UFPB.
(C) não depende de investimento.
(D) só deve ser considerada na universidade.
7. O tema principal do texto pode ser resumido por meio das palavras:
(A) investimento e educação.
(B) inclusão e acessibilidade.
(C) comprometimento e respeito.
(D) voluntariado e manifestação.
8. Para que uma ata aconteça é preciso que um participante seja selecionado a fim de ser o responsável por ela. Ele deverá ser muito atento, instruído e acompanhar as perguntas e as resoluções, registrando-as adequadamente, conforme as deliberações do grupo.
a) Quem redigiu a ata que você acabou de ler?
b) Qual é a função do responsável pela ata?
c) Quem mais participou da reunião?
9. Se em sua escola acontecesse uma reunião, quais assuntos poderiam estar descritos na ata? Selecione nas alternativas a seguir.
( ) Criação de grêmio escolar.
( ) Elaboração de uma petição on-line para abertura da escola para a comunidade.
( ) Organização de jornal escolar mensal.
( ) Concepção de uma carta aberta para os pais.
( ) Montagem de um cartaz de campanha comunitária com algum tema relevante para o grupo escolar.
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