Linguagem denotativa e conotativa - Figura de linguagem metonímia - Enquete: gosto ou não pela leitura


ATIVIDADE PRONTA EM PDF PARA BAIXAR E SALVAR
Habilidade da BNCC
EF06LP03: Analisar diferenças de sentido entre palavras de uma série sinonímica.


Objetivos da atividade
• Observar os significados das palavras e/ou das expressões nos contextos em que elas são empregadas.
• Identificar os efeitos de sentido que as escolhas vocabulares imprimem nos diferentes contextos.
• Reconhecer o uso da linguagem conotativa e o uso da linguagem denotativa.

Você já percebeu que, em um texto, podem ser empregadas palavras e expressões que causam determinados efeitos e contribuem para os sentidos do texto? É isso que vamos estudar nesta atividade.

Você já participou de alguma enquete? Que tal participar agora? Para isso, leia a enquete a seguir e reflita a respeito dos questionamentos.

Enquete: Você gosta de ler? Desde quando?

Quando gostamos muito de ler, vamos para um universo interior só nosso. A realidade à nossa volta desaparece. Muitas vezes, é como se estivéssemos mergulhados em um sonho, provocado pelo mundo que o livro representa nesse instante.
E você, gosta de ler?
Se gosta, participe da pesquisa que o Conversas de leitura e escrita está fazendo.
Queremos saber quais são suas lembranças sobre a experiência com a leitura em sua infância. Sua participação é importante. Seu voto vai nos ajudar a saber como ensinar novas crianças a amar a leitura.
Responda à enquete!


VOCÊ gosta de ler? Desde quando?. Diálogos Assessoria. Disponível em: <https://dialogosassessoria.
wordpress.com/2014/06/01/lembrancas-de-leitura-e-escrita-3/>. (Adaptado).

1. Sobre os autores e o público da enquete, responda às questões:
a) Quem é o responsável pela enquete lida?
b) A quem ela é destinada?
c) Como você chegou à conclusão das respostas anteriores?

2. O que se pretende descobrir com a realização da enquete lida?

3. Sob orientação do professor, realize a enquete em sala de aula.
a) Qual seria sua resposta à enquete? Por quê?
b) Qual seria o resultado da enquete, considerando a resposta da sua turma?


4. Leia novamente o trecho a seguir e explique:

“A realidade à nossa volta desaparece.”

Qual foi a intenção do autor da enquete ao usar o termo em destaque?

enquete é um texto produzido com a finalidade de descobrir o que um público específico pensa sobre determinado assunto. Ela é composta de uma pergunta (ou um conjunto de perguntas) e pode ser realizada oralmente ou, ainda, feita na internet, como a que foi lida.

 Contorne no texto os parágrafos em que se encontram os trechos citados nos enunciados das atividades abaixo, a fim de verificar com mais facilidade o contexto em que as expressões foram empregadas.
 Sublinhe, em cada parágrafo, as expressões em destaque nos trechos citados, com a finalidade de poder localizá-las mais rapidamente durante a realização das atividades.

5. No trecho “Quando gostamos muito de ler, vamos para um universo interior só nosso”, a expressão destacada corresponde ao:
(A) nosso íntimo.
(B) nosso medo.
(C) nosso pensamento.
(D) nosso desejo de ler.

6. No trecho “Muitas vezes, é como se estivéssemos mergulhados em um sonho”, a expressão destacada sugere que a leitura de um livro:
(A) precisa abordar o imaginário.
(B) retrata o que acontece nos sonhos.
(C) revela o sentido dos sonhos.
(D) proporciona momentos surreais.

7. Na oração “Quando li o primeiro grande escritor de literatura”, a expressão destacada foi utilizada com o sentido de:
(A) todas as obras de um grande escritor.
(B) primeira obra lida de um grande escritor.
(C) primeiro livro escrito por um grande escritor.
(D) primeiros livros de vários grandes escritores.


GABARITO

Comentários