Conto indígena 6ºano - Atividade com produto final: painel informativo - Tradições e a cultura do povo guarani - Tempos verbais


Atividades prontas para baixar e utilizar

1. Você acha importante prestarmos atenção na natureza que nos rodeia para perceber quando podemos ajudá-la, regando uma planta ou dando água ou comida a um animal, por exemplo? Por quê? 

2. Você vai ler um conto indígena sobre uma árvore que falava. Na sua opinião, isso é possível? Explique.

3. Se as árvores falassem, o que você imagina que elas diriam?

4. Leia o conto, escrito pelo curumim guarani Jeguaká Mirim.

A árvore que falava

Jeguaká Mirim

Certa vez nasceu uma árvore diferente numa aldeia. Essa árvore falava. Numa tarde estava muito calor e ela disse:
— Kyringue, xee, aipotá yy. (Crianças, eu quero água.)
Mas ninguém respondeu. Eles olharam uns para os outros e não viram ninguém falando.
Um dos índios, de nome Verá, percebeu que era a árvore que estava dizendo que queria água. Os outros foram embora, mas o Verá ficou ali.
Depois foi buscar água e disse para a árvore:
— É você quem está falando?
— Tá, xee ae. (Sim, sou eu.)
Em seguida, a árvore bebeu a água e agradeceu.
O Verá disse que ia trazer água todos os dias para ela, mas que não ia contar para ninguém que conversava com a árvore, porque não iam acreditar. O menino pegou seu pequeno arco e flecha e voltou para sua casa. E não contou para ninguém que falou com a árvore.
A partir daquele dia, o Verá passou a levar água todos os dias para a árvore, que nunca mais sentiu sede.

MIRIM, Jeguaká; MIRIN, Tupã. Contos dos curumins guaranis. Ilustrações de Geraldo Valério. 1. ed. São Paulo: FTD, 2014. p. 22.

5. Que situação aconteceu na aldeia para desencadear a história?

6. Quem são os personagens do conto?

7. Quando aconteceu a história? 

8. Onde aconteceu? 

9. Como ocorreram os fatos?

10. Por que tudo aconteceu? 

11. Identifique os verbos utilizados na narrativa. Em que tempos verbais eles estão?

12. Em que os tempos verbais empregados no texto ajudam o leitor?

13. Que adjetivo foi usado no primeiro parágrafo para caracterizar a árvore? Qual é a importância desse adjetivo logo no início da narrativa?

14. Releia este trecho.

O menino pegou seu pequeno arco e flecha e voltou para sua casa. E não contou para ninguém que falou com a árvore.

As formas verbais destacadas se referem a que substantivo?

15. Jeguaká Mirim e Tupã Mirin são dois irmãos que moram na aldeia Krukutu, em São Paulo. Façam uma pesquisa para descobrir mais sobre eles. Por exemplo:

a) o motivo ou os motivos que os levaram a escrever;

b) as tradições e a cultura do povo guarani;

c) as influências do povo guarani na cultura brasileira.

16. Conversem sobre o que vocês descobriram e criem um painel com informações e curiosidades sobre os irmãos escritores.

Gabarito

Comentários