Atividade filme Ainda Estou Aqui para ensino médio - Proposta de produção de texto: artigo de opinião


🧭 ANTES DO ARTIGO: Atividade de abertura na lousa

🎬 ATIVIDADE INICIAL – Reflexão e debate relâmpago

1. Escreva na lousa:
 “Memória histórica: lembrar é resistir?”
(Deixe a frase visível e dê 2 minutos para que os alunos reflitam silenciosamente)

2. Pergunte à turma:
O que vocês acham que significa essa frase?
Por que algumas pessoas preferem esquecer certas partes da história?
O cinema pode nos ajudar a lembrar ou pode distorcer o que aconteceu?

Deixe que os alunos respondam livremente. Incentive diferentes opiniões sem julgar as respostas.

3. Em seguida, proponha a dinâmica “Pingue-Pongue de Ideias”:

Escreva na lousa as palavras:

🎥 CINEMA – 🧠 MEMÓRIA – 📚 HISTÓRIA – 🎭 ARTE – 🎤 VOZ

Peça aos alunos que, em duplas ou trios, escolham duas palavras e criem uma frase que as relacione com o Brasil atual.

Exemplo:
"A arte é uma forma de manter viva a memória das vítimas da ditadura."

Depois, peça que compartilhem com a turma.

4. Conclusão da introdução (professor escreve na lousa):

➡️ Hoje vamos pensar sobre o impacto do filme “Ainda Estou Aqui” e escrever um artigo de opinião defendendo um ponto de vista sobre o papel do cinema na construção da memória histórica do Brasil.

Comentários