Essa aula propõe trabalhar a leitura crítica e a produção argumentativa a partir de uma manchete jornalística sobre a COP30. Ao longo da atividade, os alunos analisam a contradição entre discurso e prática ambiental, interpretam o texto, exploram o sentido da palavra “contradição” e seus sinônimos/antônimos e, por fim, produzem novas manchetes a partir de diferentes focos. A proposta desenvolve a capacidade de interpretação, amplia o vocabulário e mostra como a escolha das palavras influencia o tom e o sentido da informação jornalística.
Aula de Língua Portuguesa – Ensino Médio
Tema: Leitura crítica de manchete jornalística e produção argumentativa
Duração: 1 aula de 50 minutos
Recursos: apenas lousa e caderno
1️⃣ ABERTURA DA AULA
Escreva na lousa:
Manchete: Preparativos para COP30 causam desmatamento de 107 campos de futebol no Pará
Lead: A conferência que deveria discutir a preservação ambiental já começa marcada por contradições.
Pergunta disparadora:
O que você percebe de contraditório entre a manchete e o lead?
Resposta esperada:
A contradição está no fato de a COP30 ter como objetivo discutir a preservação ambiental, mas, para que o evento aconteça, foi necessário desmatar uma grande área da floresta.
2️⃣ INTERPRETAÇÃO E REFLEXÃO
Questões na lousa para discussão oral e resposta no caderno:
a) Qual é a informação principal transmitida pela manchete?
➡️ Que os preparativos para a COP30 já causaram o desmatamento de uma área equivalente a 107 campos de futebol no Pará.
b) De que forma o lead amplia ou provoca uma reflexão sobre essa informação?
➡️ Mostra que existe uma incoerência: um evento de preservação ambiental está provocando danos ambientais.
c) O que significa a expressão “contradição” nesse contexto?
➡️ Significa incoerência, algo que vai contra o próprio objetivo do evento (defender o meio ambiente, mas destruindo parte dele).
d) Você considera a notícia uma crítica, uma denúncia ou apenas um relato? Justifique.
➡️ Resposta aberta, mas espera-se:
Crítica/denúncia: porque evidencia a incoerência entre discurso e prática.
Alguns alunos podem defender que é um relato com viés crítico, já que apresenta os fatos, mas também enfatiza a contradição.
3️⃣ ASPECTO LINGUÍSTICO
Escreva na lousa a palavra “contradição”.
Peça aos alunos que escrevam 2 sinônimos e 2 antônimos possíveis para a palavra.
Discuta como a escolha de determinadas palavras em manchetes pode alterar a percepção do leitor.
Sinônimos possíveis: incoerência, oposição, paradoxo.
Antônimos possíveis: coerência, harmonia, concordância.
➡️ Orientador: a escolha de termos mais fortes ou amenos pode mudar a força crítica da manchete.
4️⃣ PRODUÇÃO ESCRITA
Proposta na lousa:
Escreva uma nova manchete sobre o mesmo caso, escolhendo um dos focos abaixo:
O impacto ambiental do desmatamento
A preparação da cidade para a COP30
A crítica dos ambientalistas
Exemplos de manchetes possíveis:
Foco no impacto ambiental:
“Obra para COP30 destrói área florestal equivalente a 107 campos de futebol”
Foco na preparação da cidade:
“Belém inicia obras para COP30 com grandes mudanças na infraestrutura”
Foco na crítica dos ambientalistas:
“Ambientalistas denunciam desmatamento causado por obras da COP30 no Pará”
5️⃣ FECHAMENTO
Na lousa:
A linguagem jornalística busca chamar a atenção e provocar reflexão.
Uma mesma notícia pode ter diferentes enfoques, dependendo da escolha das palavras.
➡️ Reforço esperado:
Manchetes têm poder de orientar o olhar do leitor.
A escolha de palavras como “causa”, “provoca”, “marca”, “denunciam” muda o tom e o sentido da notícia.
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