Na lousa - para os alunos copiarem e responderem no caderno:
1️⃣ Complete a frase com um conectivo de causa:
“Não se deve enviar fotos íntimas pela internet, ____ isso pode ser usado por criminosos.”
Gabarito: porque / já que / visto que.
2️⃣ Reescreva a frase usando um conectivo de consequência:
“Algumas pessoas compartilham informações pessoais em excesso. Podem ser alvos de pedófilos.”
Gabarito: Algumas pessoas compartilham informações pessoais em excesso, por isso podem ser alvos de pedófilos.
3️⃣ Transforme em uma frase com conectivo de adição:
“É importante manter perfis privados. É fundamental conversar com adultos de confiança sobre situações suspeitas.”
Gabarito: É importante manter perfis privados e, além disso, conversar com adultos de confiança sobre situações suspeitas.
4️⃣ Substitua o ponto por um conectivo de contraste:
“A internet pode ser divertida. Também pode ser usada por pessoas mal-intencionadas.”
Gabarito: A internet pode ser divertida, porém também pode ser usada por pessoas mal-intencionadas.
5️⃣ Finalize a ideia com um conectivo de conclusão:
“É essencial não conversar com desconhecidos nas redes sociais, ____ essa é uma forma de proteção contra abusos.”
Gabarito: em resumo / afinal / enfim.
ATIVIDADE EXTRA – REESCRITA CRÍTICA
Na lousa - para copiar e responder no caderno:
Atividade:
Reescreva o post abaixo em outra linguagem:
Post original:
“Emojis como ‘códigos secretos’ acendem alerta para pais.”
1️⃣ Reescreva o título de forma mais informativa e menos sensacionalista.
2️⃣ Reescreva o título de forma apelativa, com mais emoção e impacto.
Gabarito: Respostas pessoais - exemplos possíveis:
Mais informativo:
“Pesquisas apontam uso de emojis em códigos secretos ligados à pedofilia.”
Intenção: informar de forma clara, objetiva, sem apelar para o medo.
Mais apelativo:
“Perigo oculto nas redes: emojis podem esconder mensagens de pedófilos!”
Intenção: causar impacto, chamar atenção pelo medo e urgência.
EMBASAMENTO PARA O PROFESSOR:
A escolha da linguagem influencia a forma como entendemos a notícia: pode ser informativa (clareza, objetividade) ou apelativa (impacto, medo, urgência).
A segurança digital depende de atenção constante:
Não conversar com desconhecidos.
Não compartilhar fotos pessoais.
Manter perfis privados.
Denunciar situações suspeitas a adultos de confiança ou às autoridades.
Canais de denúncia:
Disque 100 – Direitos Humanos.
Polícia Federal – crimes virtuais.
Vocabulário importante:
Denúncia: comunicação de um crime ou abuso.
Crime: ato ilegal, como a pedofilia.
Proteção digital: atitudes de cuidado na internet.
Abuso: uso indevido da confiança ou da imagem de alguém.
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