O Grito do Ipiranga: leitura e compreensão de texto histórico - Independência do Brasil - Descritores Saeb

  


Essa atividade integra História, Arte e Língua Portuguesa, oferecendo aos alunos do 6º e 7º anos a oportunidade de aprender sobre a Independência do Brasil e, ao mesmo tempo, desenvolver habilidades essenciais de leitura, escrita e interpretação.

O trabalho com a releitura da obra “Independência ou Morte” estimula a criatividade artística, permitindo que os estudantes compreendam a arte como uma forma de representar e reinterpretar fatos históricos.

As questões propostas favorecem o desenvolvimento da compreensão leitora, ao explorar a identificação da ideia principal, a localização de informações explícitas, a inferência de sentidos, a distinção entre fatos e opiniões, além da análise de conectores e da sequência cronológica dos acontecimentos.

Na parte gramatical, os exercícios de concordância verbal e nominal e a identificação de substantivos reforçam o estudo da língua em situações práticas e contextualizadas.

De forma integrada, a atividade amplia o vocabulário, fortalece a capacidade de interpretação crítica, incentiva a produção escrita e valoriza a expressão criativa, contribuindo para que os alunos se tornem leitores e escritores mais competentes e compreendam melhor a importância da Independência na formação do Brasil.

GABARITO

Questão 1
Não há resposta objetiva. Atividade de colorir. 

Questão 2 (D5)
Ideia principal: O texto informa sobre o momento histórico da proclamação da Independência do Brasil por D. Pedro I.

Questão 3 (D3)
Frase com “proclamar”
D. Pedro proclamou a independência do Brasil com urgência.
O rei decidiu proclamar a independência porque era uma carta de urgência para o povo.
O líder quis proclamar a independência com urgência para mostrar sua força.

Frase com “enviar”
A princesa Leopoldina decidiu enviar a carta com urgência para D. Pedro.
O Conselho de Estado mandou enviar a carta de urgência sobre a independência.
O oficial teve de enviar a carta com urgência para avisar sobre a independência.

Questão 4 (D1)
Resposta: 7 de setembro de 1822.

Questão 5 (D1)
Resposta: A princesa Maria Leopoldina ficou no governo como regente interina.

Questão 6 (D6)
Opinião: d) O Grito do Ipiranga foi o momento mais emocionante da história do Brasil.

Questão 7 (D7)
Resposta: b) Informar sobre um fato histórico do Brasil.

Questão 8 (D8)
Resposta: c) Texto histórico informativo.

Questão 9 (D3)
Explicação: "Praticamente garantida" significa que a independência já estava quase concluída, quase certa.

Questão 10 (D12)
(1) D. Pedro viaja a São Paulo.
(2) Maria Leopoldina e o Conselho de Estado assinam a decisão pela Independência.
(3) O mensageiro leva documentos a D. Pedro.
(4) D. Pedro proclama a Independência às margens do Ipiranga.

Questão 11 (D13)
Resposta: a) oposição a uma ideia anterior.

Questão 12 (D2)
Resposta correta: b) Bahia e Pernambuco foram as primeiras a se separarem de Portugal.

Questão 13 (D15)
Correções:
a) Ocorria → ocorriam
b) Chegou → chegaram
c) Estava → estavam
d) Foi → foram

Questão 14 (D15)
a) foram
b) claras
c) decidiram
d) preparados
e) eram

Questão 15 (D16)
Resposta: a) Brasil – Independência – carta – Maria Leopoldina.

Produção final
(sugestão de resposta)

7 de setembro de 1822

Querido amigo,

Hoje vivi um momento que jamais esquecerei. Estava às margens do Ipiranga quando vi D. Pedro em seu cavalo, levantando a espada e gritando com coragem: “Independência ou Morte!”. O povo ao redor ficou em silêncio por alguns instantes e depois em alegria, porque o Brasil estava conquistando sua liberdade.

Senti que estava presenciando a construção de uma nova nação, livre de Portugal. Foi emocionante perceber que o futuro do nosso país começava naquele dia. Espero que o Brasil siga forte, com justiça e união, e que o povo nunca esqueça a importância da independência.

Com amizade,
Nome do aluno

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