
Essa atividade integra História, Arte e Língua Portuguesa, oferecendo aos alunos do 6º e 7º anos a oportunidade de aprender sobre a Independência do Brasil e, ao mesmo tempo, desenvolver habilidades essenciais de leitura, escrita e interpretação.
O trabalho com a releitura da obra “Independência ou Morte” estimula a criatividade artística, permitindo que os estudantes compreendam a arte como uma forma de representar e reinterpretar fatos históricos.
As questões propostas favorecem o desenvolvimento da compreensão leitora, ao explorar a identificação da ideia principal, a localização de informações explícitas, a inferência de sentidos, a distinção entre fatos e opiniões, além da análise de conectores e da sequência cronológica dos acontecimentos.
Na parte gramatical, os exercícios de concordância verbal e nominal e a identificação de substantivos reforçam o estudo da língua em situações práticas e contextualizadas.
De forma integrada, a atividade amplia o vocabulário, fortalece a capacidade de interpretação crítica, incentiva a produção escrita e valoriza a expressão criativa, contribuindo para que os alunos se tornem leitores e escritores mais competentes e compreendam melhor a importância da Independência na formação do Brasil.
GABARITO
Questão 1
Não há resposta objetiva. Atividade de colorir.
Questão 2 (D5)
Ideia principal: O texto informa sobre o momento histórico da proclamação da Independência do Brasil por D. Pedro I.
Questão 3 (D3)
Frase com “proclamar”
D. Pedro proclamou a independência do Brasil com urgência.
O rei decidiu proclamar a independência porque era uma carta de urgência para o povo.
O líder quis proclamar a independência com urgência para mostrar sua força.
Frase com “enviar”
A princesa Leopoldina decidiu enviar a carta com urgência para D. Pedro.
O Conselho de Estado mandou enviar a carta de urgência sobre a independência.
O oficial teve de enviar a carta com urgência para avisar sobre a independência.
Questão 4 (D1)
Resposta: 7 de setembro de 1822.
Questão 5 (D1)
Resposta: A princesa Maria Leopoldina ficou no governo como regente interina.
Questão 6 (D6)
Opinião: d) O Grito do Ipiranga foi o momento mais emocionante da história do Brasil.
Questão 7 (D7)
Resposta: b) Informar sobre um fato histórico do Brasil.
Questão 8 (D8)
Resposta: c) Texto histórico informativo.
Questão 9 (D3)
Explicação: "Praticamente garantida" significa que a independência já estava quase concluída, quase certa.
Questão 10 (D12)
(1) D. Pedro viaja a São Paulo.
(2) Maria Leopoldina e o Conselho de Estado assinam a decisão pela Independência.
(3) O mensageiro leva documentos a D. Pedro.
(4) D. Pedro proclama a Independência às margens do Ipiranga.
Questão 11 (D13)
Resposta: a) oposição a uma ideia anterior.
Questão 12 (D2)
Resposta correta: b) Bahia e Pernambuco foram as primeiras a se separarem de Portugal.
Questão 13 (D15)
Correções:
a) Ocorria → ocorriam
b) Chegou → chegaram
c) Estava → estavam
d) Foi → foram
Questão 14 (D15)
a) foram
b) claras
c) decidiram
d) preparados
e) eram
Questão 15 (D16)
Resposta: a) Brasil – Independência – carta – Maria Leopoldina.
Produção final
(sugestão de resposta)
7 de setembro de 1822
Querido amigo,
Hoje vivi um momento que jamais esquecerei. Estava às margens do Ipiranga quando vi D. Pedro em seu cavalo, levantando a espada e gritando com coragem: “Independência ou Morte!”. O povo ao redor ficou em silêncio por alguns instantes e depois em alegria, porque o Brasil estava conquistando sua liberdade.
Senti que estava presenciando a construção de uma nova nação, livre de Portugal. Foi emocionante perceber que o futuro do nosso país começava naquele dia. Espero que o Brasil siga forte, com justiça e união, e que o povo nunca esqueça a importância da independência.
Com amizade,
Nome do aluno
Comentários
Postar um comentário