Respostas pessoais, mas exemplos possíveis:
A) Primeiro elemento que chama atenção: o olhar do homem em desespero / as crianças / o cenário árido.
B) Sentimentos: tristeza, dor, compaixão, angústia.
C) Cores predominantes: tons terrosos e escuros, transmitindo sofrimento, miséria e desolação.
ETAPA 2 – Conhecendo o artista
Respostas pessoais, mas exemplos possíveis:
A) Pergunta a Portinari: “Por que você pintava tantas cenas de sofrimento?”
B) Realidade atual que poderia virar arte: transporte público lotado / enchentes na cidade / pobreza urbana / trabalhadores exaustos.
ETAPA 3 – Leitura e interpretação
1. O olhar do personagem masculino que encara o observador tem a função de:
B) Criar envolvimento, como um pedido de ajuda diante do sofrimento.
2. O conjunto formado por urubus, ossos e cenário árido transmite a ideia de:
C) Abandono, miséria e proximidade da morte.
3. Ao afirmar que “a arte nunca é neutra”, Portinari quer dizer que:
B) Toda obra transmite um significado, mesmo sem intenção explícita.
ETAPA 4 – Gramática na interpretação
Adjetivos que descrevem a família:
magros
sofridos
vulneráveis
famintos
Adjetivos que descrevem o cenário:
árido
seco
desolador
sombrio
Meus adjetivos escolhidos para a obra (exemplos possíveis):
impactante
doloroso
opressivo
realista
ETAPA 5 – Vocabulário
A) Migração – deslocamento de pessoas de um lugar para outro, muitas vezes por necessidade.
B) Seca – período de ausência prolongada de chuvas que compromete a sobrevivência.
C) Miséria – situação extrema de pobreza e carência de recursos.
D) Desespero – sentimento intenso de aflição diante de perigo ou sofrimento.
E) Árido – terreno ressecado, estéril, com pouca ou nenhuma vegetação.
F) Urubus – aves necrófagas cuja presença sugere morte e abandono.
G) Fome – insuficiência de alimento que compromete a saúde e a vida.
H) Desigualdade – diferença injusta de condições e de acesso a direitos entre grupos sociais.
Atividade extra (caça-palavras): todas as palavras do banco de palavras aparecem (SECA, FOME, MISÉRIA, ÁRIDO, URUBUS, DESESPERO, DESIGUALDADE, MIGRAÇÃO).
ETAPA 6 – Reflexão final
Resposta pessoal, exemplos possíveis:
Problema social atual: violência urbana / desemprego / racismo / fome / enchentes que deixam famílias desabrigadas.
Elemento visual:
cores escuras para violência;
corrente quebrada para desigualdade;
fila de pessoas para desemprego;
água subindo nas casas para enchentes.
Comentários
Postar um comentário