Planejamento 9ºano - Língua Portuguesa - BNCC (1ºbimestre) Com sugestões de atividades e projeto

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Sugestões de planos de aula para este planejamento:
Minicontos
Intertextualidade
Fotorreportagem

PLANEJAMENTO DE PORTUGUÊS 9ºANO - 1ºBIMESTRE

Práticas de linguagem: leitura

Objetos de conhecimento e habilidades:

  • Relação entre textos
    (EF09LP02) (EF69LP30) (EF89LP32)
  • Estratégia de leitura: apreender os sentidos globais do texto
    (EF69LP03) 
  • Reconstrução das condições de produção, circulação e recepção | Apreciação e réplica
    (EF69LP44) (EF69LP46)
  • Reconstrução da textualidade e compreensão dos efeitos de sentidos provocados pelos usos de recursos linguísticos e multissemióticos
    (EF69LP47)
  • Adesão às práticas de leitura
    (EF69LP49)
  • Efeitos de sentido
    (EF89LP06) 
  • Efeitos de sentido | Exploração da multissemiose 
    (EF89LP07)
  • Estratégias de leitura | Apreciação e réplica 
    (EF89LP33)

Conteúdos:

  • Leitura de imagens: fotografia, fotorreportagem e telas
  • Leitura de conto
  • Características do gênero conto
  • Leitura de cartaz de campanha
  • Leitura de tirinha
  • Narrativa: tempo cronológico x tempo psicológico
  • Leitura de texto informativo
  • Leitura de romance (fragmento)
  • Características do gênero romance
  • Leitura de notícia
  • Leitura de resenha de filme
  • Leitura de conto em quadrinhos
  • Leitura de poema

Práticas de linguagem: produção de textos

Objetos do conhecimento e habilidades:
  • Estratégias de escrita: textualização, revisão e edição
    (EF69LP36)
  • Consideração das condições de produção | Estratégias de produção: planejamento, textualização e revisão/edição
    (EF69LP51)
  • Construção da textualidade
    (EF89LP35)
Práticas de linguagem: oralidade

Objetos do conhecimento e habilidades:
  • Participação em discussões orais de temas controversos de interesse da turma e/ou de relevância social
    (EF69LP13)
  • Estratégias de produção: planejamento e produção de apresentações orais
    (EF69LP38)
  • Produção de textos orais | Oralização
    (EF69LP53)
  • Escuta | Apreender o sentido geral dos textos | Apreciação e réplica | Produção/Proposta
    (EF89LP22)
Conteúdos:
  • Exposição oral: mostra de fotografia
  • Discussão oral
Práticas de linguagem: Análise Linguística/ Semiótica

Objetos do conhecimento e habilidades:
  • Fono-ortografia
    (EF09LP04) 
  • Morfossintaxe
    (EF09LP05) (EF09LP06)
  • Recursos linguísticos e semióticos que operam nos textos pertencentes aos gêneros literários
    (EF69LP54)
  • Estilo
    (EF89LP15
Conteúdos:
  • Tipos de predicado
  • Figuras de linguagem: paradoxo, anáfora, metáfora e eufemismo 
  • Predicativo do sujeito e predicativo do objeto 
  • Pontuação: vírgula para separar termos da oração 
  • Predicado verbo-nominal
SUGESTÕES

Atividades relacionadas à prática de linguagem PRODUÇÃO DE TEXTOS

Desenvolvimento em etapas para a escrita
O trabalho com produções textuais poderá ser conduzido em quatro etapas:
  • Planejamento: propostas de planejamentos, indagando sobre a escrita, sobre a retomada de leituras e verificando a estrutura do texto, o público-alvo etc.
  • Reflexão e discussão: promover reflexões para desenvolver um olhar crítico sobre os textos.
  • Releitura: mapear as incoerências, ideias soltas, desvios da norma padrão, ajustes de pontuação, ortografia.
  • Reescrita: correções coletivas, com sugestões de melhorias do texto.
  • Edição: editar e trabalhar o texto, ilustrando-o, por exemplo.
  • Avaliação: verificar como foi o processo de escrita.
Todas as etapas anteriormente descritas são importantes, mas a etapa de planejamento é fundamental, pois dela depende o bom andamento da produção e o atingimento do produto final (o texto) de forma satisfatória.

Releituras
Criar o hábito de releitura de textos escritos para o aperfeiçoamento do processo, sobretudo em produções coletivas, seja para buscar novas interpretações, seja para ajustes de ordem ortográfica.

Fotodenúncias
A atividade de fotodenúncia desencadeia reflexão sobre as múltiplas possibilidades de uso de imagens nas aulas e permite exercício de escrita por meio das legendas. Os estudantes podem fotografar problemas de ordem pública do bairro, como buracos nas vias públicas, crescimento de mato, falta de saneamento, problemas com a iluminação, entre outros. Podem trabalhar a edição das imagens e introduzir legendas nas fotografias indicando as situações difíceis retratadas.

Produção de contos sem final para serem divulgados em blog ou site da turma
Convide os alunos a produzir contos sem final para serem divulgados na internet, em forma de coletânea.
Essa atividade deve ser realizada em computador com acesso à internet e com o auxílio de software de edição de texto. Os alunos devem ser incentivados a realizar a revisão, a edição final e a formatação dos
textos de modo a instigar os leitores. Nesse tipo de atividade, além de inserir possibilidades de criação multimodal do texto escrito, por meio da escolha de fontes, cores, fundos etc., eles podem inserir imagens, sons e outros recursos multimídias. Mobilize os alunos para a produção dos contos e combinem a divulgação.

Atividades relacionadas à prática de linguagem ORALIDADE

Rodas de conversa
Com a finalidade de trocar informações, discutir e planejar atividades, relatar experiências, as rodas de conversa devem ser uma atividade constante entre as atividades previstas no planejamento. Em uma roda de conversa, é possível sondar os conhecimentos prévios que os alunos têm sobre determinado tema e/ou gênero a ser estudado, de modo que se tenham condições de prever mais alguns subsídios teórico-práticos ou de suprimir alguns recursos previstos, ajustando seu planejamento às necessidades didáticas dos alunos.

Apresentação de trabalhos com suporte de recursos multimídias
Os alunos serão ensinados quanto aos procedimentos formais, ao trabalho com a linguagem, à postura em uma apresentação ao público. Considerando:
  • Seleção e escolha do tema a ser trabalhado.
  • Compreensão do assunto abordado.
  • Pesquisas em diferentes fontes e meios para aprender mais e melhor sobre o objeto estudado.
  • Planejamento a apresentação.
  • Produção do roteiro para a apresentação.
  • Realização da apresentação utilizando com destreza diversas ferramentas do meio digital.
Seminários
Com foco principal na exposição oral, o seminário é um gênero de transmissão de saberes, técnicos ou científicos, sobre temas relacionados a determinado campo de conhecimento. Essa atividade de interlocução trabalha apresentações individuais ou em grupo mediadas por regras. Saber portar-se diante do público, apresentar-se, mostrar domínio de conteúdo, com pesquisa prévia. Considerar as características do públicoalvo, como faixa etária, interesses, expectativas e conhecimentos prévios em relação ao tema abordado, uso de linguagem formal, dentre outras.

Filmar os textos produzidos oralmente e assistir depois para avaliar o desempenho
Gravar as apresentações orais é uma maneira de possibilitar que alunos revisitem os textos produzidos.
Vendo-se por meio da tela, eles têm condições de perceber ajustes que precisam ser feitos para as próximas apresentações. Por exemplo: tom e volume de voz, ritmo, timbre, hesitações, postura, expressões faciais e corporais etc.

Atividades relacionadas à prática de linguagem ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA

Consulta ao dicionário
Incentivar e orientar os alunos a utilizar o dicionário para localizar palavras cujo teor desconheçam, ampliando seu conhecimento ortográfico e vocabular da língua.

Linguagem adequada a cada gênero
É importante que os alunos tenham como hábito a verificação da variedade linguística adequada a cada gênero lido ou produzido. Nessa análise, eles podem averiguar os recursos linguísticos que se prestam a cada finalidade. Por exemplo: pontuação expressiva, uso de abreviações, regionalismos, pronomes de tratamento, figuras de linguagem, marcas de oralidade, entre outros.

Elementos linguísticos e os efeitos de sentido em textos literários
Propor a leitura de narrativa curta, um conto, por exemplo, para tentar perceber com os alunos como os
tempos e modos verbais estão organizados e de que maneira contribuem para o sentido do texto.

Consulta às publicações dos gêneros em estudo
É importante que os alunos tenham como hábito a verificação da variedade linguística adequada a cada gênero lido ou produzido. Nessa análise, eles podem averiguar os recursos linguísticos que se prestam a
cada finalidade. Por exemplo: pontuação expressiva, uso de abreviações, regionalismos, pronomes de tratamento, figuras de linguagem, marcas de oralidade, entre outros. Entretanto, a análise só é possível se os alunos tiverem acesso a textos autênticos dos gêneros em estudo no bimestre. Disponibilize livros, jornais,revistas e outros recursos impressos e digitais para que os alunos possam ter acesso aos respectivos gêneros.

Além das propostas de atividades, este planejamento apresenta outras práticas-didático pedagógicas, que têm como objetivo incentivar diferentes práticas e metodologias em sala de aula. São elas:

PROJETO INTEGRADOR
Nome: Releitura de contos e romances africanos e afro-brasileiros
Habilidades de Língua Portuguesa a serem desenvolvidas no projeto:

INTRODUÇÃO
Este projeto tem o objetivo de abordar de forma crítica as produções literárias afro-brasileiras, valorizando as obras ao longo do tempo, sejam elas contos ou romances, transmitidas oralmente ou apresentadas por escrito. Ao promover o contato constante dos alunos com a literatura afro-brasileira e outros aspectos dessa cultura, eles têm condições de retomar e identificar as produções ao longo do tempo, reafirmando valores como respeito, solidariedade e pluralidade de visões de mundo.

COMPONENTES CURRICULARES INTEGRADORES
Língua Portuguesa e História.

JUSTIFICATIVA
No Brasil, os elementos étnico-culturais africanos e afro-brasileiros estão presentes nos contextos histórico, social e cultural. Em atendimento à Lei n. 10.639/2003, no que diz respeito ao ensino das culturas africana e afro-brasileira, o projeto possibilita aos alunos a ampliação de sua visão de mundo. A valorização das histórias e culturas que apresentam esses elementos deve ser enfatizada em sala de aula não apenas em razão do tema – esclarecimento de estereótipos e da escravização –, como também para se levar em conta a história, os valores, as manifestações e os saberes apresentados por essas populações.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
  • Ler e ouvir contos e romances africanos e afro-brasileiros.
  • Ampliar o repertório literário.
  • Discutir a relação de cultura letrada e não letrada, valorizando ambas as produções.
  • Compreender a importância de estudar, respeitar e valorizar as culturas africanas e afro-brasileiras.
  • Identificar e discutir a importância do combate ao preconceito e à violência com a negritude.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES 

Competências gerais
1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
3. Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

Competências especifícas
LINGUAGENS
1. Compreender as linguagens como construção humana, histórica, social e cultural, de natureza dinâmica, reconhecendo-as e valorizando-as como formas de significação da realidade e expressão de subjetividades e identidades sociais e culturais.
2. Conhecer e explorar diversas práticas de linguagem (artísticas, corporais e linguísticas) em diferentes campos da atividade humana para continuar aprendendo, ampliar suas possibilidades de participação na vida social e colaborar para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva.
5. Desenvolver o senso estético para reconhecer, fruir e respeitar as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, inclusive aquelas pertencentes ao patrimônio cultural da humanidade, bem como participar de práticas diversificadas, individuais e coletivas, da produção artístico-cultural, com respeito à diversidade de saberes, identidades e culturas.

LÍNGUA PORTUGUESA
9. Envolver-se em práticas de leitura literária que possibilitem o desenvolvimento do senso estético para fruição, valorizando a literatura e outras manifestações artísticoculturais como formas de acesso às dimensões lúdicas, de imaginário e encantamento, reconhecendo o potencial transformador e humanizador da experiência com a literatura. 

CIÊNCIAS HUMANAS
4. Interpretar e expressar sentimentos, crenças e dúvidas com relação a si mesmo, aos outros e às diferentes culturas, com base nos instrumentos de investigação das Ciências Humanas, promovendo o acolhimento e a valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

HISTÓRIA
1. Compreender acontecimentos históricos, relações de poder e processos e mecanismos de transformação e manutenção das estruturas sociais, políticas, econômicas e culturais ao longo do tempo e em diferentes espaços para analisar, posicionar-se e intervir no mundo contemporâneo.
4. Identificar interpretações que expressem visões de diferentes sujeitos, culturas e povos com relação a um mesmo contexto histórico e posicionar-se criticamente com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

LÍNGUA PORTUGUESA
• Reconstrução das condições de produção, circulação e recepção | Apreciação e réplica
(EF69LP44) Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes  visões de mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção. 
• Produção de textos orais | Oralização
(EF69LP53) Ler em voz alta textos literários diversos – como contos de amor, de humor, de suspense, de terror; crônicas líricas, humorísticas, críticas; bem como leituras orais capituladas (compartilhadas ou não com o professor) de livros de maior extensão, como romances, narrativas de enigma, narrativas de aventura, literatura infantojuvenil –, contar/recontar histórias tanto da tradição oral (causos, contos de esperteza, contos de animais, contos de amor, contos de encantamento, piadas, dentre outros) quanto da tradição literária escrita, expressando a compreensão e interpretação do texto por meio de uma leitura ou fala expressiva e fluente, que respeite o ritmo, as pausas, as hesitações, a entonação indicados tanto pela pontuação quanto por outros recursos gráfico-editoriais, como negritos, itálicos, caixa-alta, ilustrações etc., gravando essa leitura ou esse conto/reconto, seja para análise posterior, seja para produção de audiobooks de textos literários diversos ou de podcasts de leituras dramáticas com ou sem efeitos especiais e ler e/ou declamar poemas diversos, tanto de forma livre quanto de forma fixa (como quadras, sonetos, liras, haicais etc.), empregando os recursos linguísticos, paralinguísticos e cinésicos necessários aos efeitos de sentido pretendidos, como o ritmo e a entonação, o emprego de pausas e prolongamentos, o tom e o timbre vocais, bem como eventuais recursos de gestualidade e pantomima que convenham ao gênero poético e à situação de compartilhamento em questão.
• Construção da textualidade
(EF89LP35) Criar contos ou crônicas (em especial, líricas), crônicas visuais, minicontos, narrativas de aventura e de ficção científica, dentre outros, com temáticas próprias ao gênero, usando os conhecimentos sobre os constituintes estruturais e recursos expressivos típicos dos gêneros narrativos pretendidos, e, no caso de produção em grupo, ferramentas de escrita colaborativa.

HISTÓRIA
• A produção do imaginário nacional brasileiro: cultura popular, representações visuais, letras e o Romantismo no Brasil
(EF08HI22) Discutir o papel das culturas letradas, não letradas e das artes na produção das identidades no Brasil do século XIX.
• A história recente: As pautas dos povos indígenas no século XXI e suas formas de inserção no debate local, regional, nacional e internacional
(EF09HI36) Identificar e discutir as diversidades identitárias e seus significados históricos no início do século XXI, combatendo qualquer forma de preconceito e violência.

DURAÇÃO
Este projeto foi planejado para ser desenvolvido no período de um bimestre, mas as propostas didáticas são flexíveis, permitindo aos professores adequarem a proposta aos seus respectivos tempos didáticos.

RECURSOS E MATERIAIS
• Coletâneas de contos e romances africanos e afro-brasileiros.
• Computadores com acesso à internet.
• Software de edição de textos.

ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS
Temas contemporâneos
Pluralidade Cultural: respeitar os diferentes grupos e culturas que constituem a sociedade brasileira, promovendo o contato dos alunos com esses grupos nos planos histórico, social e cultural, superando a discriminação e promovendo o contato com a diversidade etnocultural que compõe o patrimônio brasileiro.
A Lei n. 10.639/2003 tornou obrigatórios o ensino das Histórias e das Culturas Africanas e Afro-brasileiras e a educação das relações étnico-raciais na Educação Básica. Desta forma, abordar o tema propicia aos alunos o contato com contos e romances africanos e afro-brasileiros de modo a compreender as especificidades dessas produções e propor a releitura de contos e romances por meio da criação de contos e de crônicas.

Habilidades socioemocionais
O projeto deve ser executado por grupos de alunos, o que contribui para que estes desenvolvam o respeito ao outro e aprendam a ter responsabilidade, a se comunicar com clareza e coerência e a colaborar com os colegas. A proposta também viabiliza a investigação das origens e dos contextos de produção das obras, promovendo sua fruição e sua apreciação.

Perfil do professor
Este projeto de Língua Portuguesa tem como proposta desenvolver uma proposta interdisciplinar com História. Converse com o professor desse componente curricular e organizem um cronograma, definindo as tarefas que cada docente vai desempenhar. O professor de História poderá contribuir com as discussões sobre os aspectos históricos, discutindo as culturas letrada e não letrada, reconhecendo e valorizando suas produções e o lugar de fala dos negros na diversidade identitárias, com o objetivo de combater o preconceito e a violência.

Diferentes percursos
O percurso sugerido para a realização do projeto se iniciará com a investigação e a seleção de textos. Os
alunos deverão ter acesso a contos e romances, que podem ser selecionados na biblioteca escolar, na biblioteca municipal ou mesmo em sites. Em relação ao uso de computadores para suas produções, se a escola não tiver esses recursos, podem ser utilizados papel e caneta.

DESENVOLVIMENTO
Questão desafiadora: Que tipo de releitura podemos fazer de obras literárias africanas e afro-brasileiras?
ETAPA 1 – Levantamento de repertório
Duração: 2 aulas

Inicie a aula apresentando o projeto aos alunos. Solicite que eles indiquem os contos e os romances africanos e afro-brasileiros que conhecem. Questione-os sobre a autoria e o seu lugar de origem. Identifique as obras literárias africanas de países de Língua Portuguesa e de países de Língua Inglesa ou de outra língua.

Convide-os a falar sobre os contos e os romances africanos e afro-brasileiros que conhecem. Caso algum deles deseje contar uma dessas histórias, permitir que o faça de forma breve, verificando se a apresentação oral é clara e objetiva e se envolve os colegas de modo que eles se interessem pela leitura. Apresente alguns autores africanos e afro-brasileiros. É importante que entre os autores de contos e romances tenha a representatividade de ambos os gêneros e autores de diferentes idades e épocas.

Em seguida, proponha uma ampliação do repertório dos alunos. Peça para que eles se organizem em grupos. Cada grupo deve pesquisar o nome de outros autores africanos e afro-brasileiros. Após a pesquisa, os grupos devem apresentar os nomes selecionados. Pode ser que algum grupo tenha selecionado autores africanos que não são negros. Acolha as seleções de modo a verificar os critérios de escolha de cada grupo.

Ao final, proponha o planejamento e o cronograma do projeto. Peça aos alunos que, caso tenham coletâneas de contos e/ou romances africanos e afro-brasileiros em casa, tragam para a próxima etapa.

ETAPA 2 – Pesquisa e escolha dos textos literários
Duração: 2 aulas

Antes de realizar uma roda de trocas e indicações literárias, com auxílio do professor de História, discuta o papel da cultura letrada e não letrada, ressaltando a importância das produções em ambas as culturas.

Verifique se os alunos conhecem e compreendem que a cultura não letrada está relacionada à cultura escrita, mas que, nem por isso, não há outros conhecimentos envolvidos. Por exemplo, nas culturas não letradas, a produção de textos orais e outras manifestações artísticas, que envolvem diferentes linguagens, são muito comuns e devem ser valorizadas tanto quanto as produções da cultura escrita. 

Apresente alguns exemplos que estejam relacionados às produções culturais africanas e afro-brasileiras. Espera-se que os alunos compreendam que uma cultura não letrada não significa uma cultura inferior à cultura letrada, tão pouco primitiva. Trata-se de uma cultura passada de geração para geração, que se mantém e se modifica pela expressão dos conhecimentos.

Em seguida, proponha discussão e reflexão sobre a relação entre a cultura letrada e a não letrada no contexto das culturas africana e afro-brasileiras, identificando em que momento da História as obras literárias africanas e afro-brasileiras começam a ganhar espaço no mercado editorial, no meio acadêmico e entre os leitores. Também identifique quais autores são reconhecidos como por essas instituições e quais ainda não são, porém são lidos e conhecidos por diferentes meios, como o oral e/ou o digital.

Tendo em vista a discussão, oriente os alunos a retomar suas pesquisas e leituras individuais. Eles devem se organizar em grupos e compartilhar suas indicações de contos e romances africanos e afro-brasileiros. Cada grupo deve escolher um conto e um romance para realizar a leitura em voz alta. No caso do romance, oriente os alunos a realizar a leitura semicompartilhada, iniciando-a de forma coletiva e colaborativa. Os alunos devem dar continuidade à leitura do romance de forma autônoma, verificando a fluência leitura. Ao final das leituras, os grupos devem discutir os conteúdos com base no que discutiram anteriormente.

ETAPA 3 – Releitura de contos e romances
Duração: 2 aulas

Retome o objetivo do projeto: demonstrar a compreensão da turma a respeito dos gêneros lidos (conto ou romance), desenvolver a criatividade e explorar as habilidades desenvolvidas em relação ao emprego de outras linguagens artísticas. A proposta pode ser adaptada à sua realidade e à da turma.

Explique que a releitura pode ser definida como uma reinterpretação de uma obra, ou seja, como a criação de uma obra baseada em outra. Retome os conhecimentos dos alunos sobre as características dos contos e dos romances, convidando-os a utilizarem esses conhecimentos na produção de uma releitura de um exemplar dessas obras. Os grupos devem se reunir e discutir seus talentos artísticos, selecionando uma das propostas abaixo:

Proposta 1: Selecionar o conto, realizando a sua releitura de modo que o significado e a profundidade do texto sejam traduzidos em outra linguagem.

Proposta 2: Selecionar o romance, propondo a sua releitura, que deve ter como principal objetivo a
conquista de mais leitores para a obra.
Alguns grupos podem optar por realizar a proposta 1 e outros, a proposta 2. Oriente os grupos a:
• Realizar uma pesquisa sobre a obra na biblioteca ou na internet em busca de informações sobre o autor do texto, o período em que ele foi produzido, o contexto de publicação, entre outros dados e curiosidades.
• Discutir as ideias ou características que se destacam na obra para decidir qual ou quais delas serão abordadas na releitura produzida pelo grupo.
• Retomar as discussões realizadas anteriormente, verificando de que modo elas podem contribuir com a releitura.
• Definir qual é a melhor linguagem (ou melhores linguagens) para fazer uma releitura desse texto, que pode ser, inclusive, outro texto, como a criação de contos ou crônicas (em especial, líricas), crônicas visuais, minicontos, narrativas de aventura e de ficção científica etc. Os grupos também podem produzir ilustrações para o texto, fazer um trabalho de recorte e colagem, filmar uma dramatização, fotografar cenas ou elementos que remetam à obra escolhida, entre outras possibilidades.
• Selecionar os materiais necessários para a execução da ideia do grupo.
• Pedir a ajuda dos colegas ou familiares, se necessário.
• Dividir as tarefas de modo que todos participem da produção.
É interessante que o professor de História acompanhe a releitura a fim de que também possa abordar e avaliar conteúdos próprios desse componente curricular. Os grupos devem relacionar à releitura as discussões sobre os significados históricos das produções, propondo que a releitura ressalte quando há o
combate a qualquer forma de preconceito e violência.

SOCIALIZANDO A PRODUÇÃO
Oriente os alunos a ensaiar a apresentação de suas releituras. Eles devem iniciar com a leitura em voz alta, no caso da produção de textos, ou com a apresentação visual, caso tenham produzido alguma obra. No caso da leitura, verifique o ritmo e as entonações e se a releitura respeita a estrutura proposta.
Agende um dia com familiares e responsáveis para apresentação do que os alunos aprenderam ao longo  do projeto. Eles devem expor os livros que foram suas inspirações, elaborar cartazes sobre os assuntos discutidos e mostrar suas produções. Na socialização da produção, ou seja, no momento em que as produções cheguem ao público-alvo, as releituras podem ser assistidas pelos familiares e responsáveis pelos alunos.

AVALIAÇÃO
É imprescindível avaliar constantemente a atuação dos alunos, individualmente e em grupos, para o bom andamento do projeto. Realize os ajustes necessários para que o planejamento da releitura, as metas e os prazos estabelecidos para produzi-la sejam cumpridos, assim como mantenha constante o engajamento e o comprometimento dos alunos em todas as etapas do projeto. Avalie sua própria atuação como docente, a fim de que suas ações sejam efetivas no sentido de mediar o conhecimento e fazer intervenções necessárias e oportunas para que os alunos avancem em suas aprendizagens.

Língua Portuguesa
Avalie o desempenho dos alunos em todas as etapas do projeto, orientando-os individualmente ou nos
grupos. Caso seja necessário, redirecionar algum procedimento e/ou comportamento. Também devem ser considerados os conhecimentos apresentados nas discussões que inferem a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo em textos literários, além das criações das releituras e suas respectivas apresentações.

História
Avalie a capacidade de discussão dos alunos sobre o papel das culturas letradas e não letradas, de modo a avaliar seus conhecimentos iniciais articulando-os aos conhecimentos posteriores. Também é importante verificar os significados históricos das produções africanas e afro-brasileiras, sobretudo do início do século XXI, e a relação com o combate contra qualquer forma de preconceito e/ou violência.

Autoavaliação
Proponha aos alunos que realizem uma autoavaliação sobre suas atuações durante o projeto, de modo que possam identificar como foram suas participações: se atuaram adequadamente de forma individual e se contribuíram com o grupo. Eles também devem avaliar se participaram de todas as etapas do projeto e se interagiram com as outras equipes, colaborando para a conclusão do projeto, a leitura dos contos, a pesquisa e o processo de gravação e divulgação.

Avaliação Interdisciplinar
Como avaliação única, solicite aos alunos que produzam um texto individualmente, no qual avaliarão como trabalharam no projeto, e se tiveram dificuldades para realizá-lo, e indicarão no que eles podem melhorar. O texto pode ter caráter mais aberto, contudo, é importante que apresente aspectos argumentativos. Todos os professores podem avaliar os textos dos alunos e depois discutir os resultados.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BARBOSA, Rogério Andrade. ABC do Continente africano. São Paulo: Edições SM, 2007.

BRASIL. Presidência da República. Lei n. 10.639, de 9 de janeiro de 2003. 
Disponível em:

SOARES, W. África e Brasil: unidos pela história e pela cultura. Nova Escola, São Paulo, 2 maio 2018.
Disponível em: <https://bit.ly/2KbIIfU>.

SOUZA, Florentina; LIMA, Maria Nazaré (Orgs.). Literatura afro-brasileira. Salvador: Centro de Estudos AfroOrientais; Brasília: Fundação Cultural Palmares, 2006.

ACOMPANHAMENTO CONSTANTE DAS APRENDIZAGENS
A avaliação é prática inerente ao ato pedagógico e requer cuidados permanentes. O docente deve conhecer diversos instrumentos para analisar o desempenho dos alunos, as aprendizagens recorrentes durante o bimestre. Para mensurar esse aprendizado, observar as performances e verificar a apreensão de conhecimentos, é necessário adaptar as formas de análise, verificando qual é a mais adequada. Flexibilize a avaliação, levando em conta os diferentes critérios e instrumentos:

Alguns CRITÉRIOS
  • Replanejar e cotejar o resultado da avaliação com o currículo e os objetivos de aprendizagem a partir de conclusões; eleger conteúdos, objetivos e estratégias que sanem as fragilidades perceptíveis em avaliação formativa.
  • Execução do plano, com decisões que concretizem os resultados esperados. Acompanhando o desempenho do aluno, pode-se criar novas estratégias para impulsionar seus estudos. Nesse ínterim, novas avaliações podem ser feitas, considerando o ato de avaliar como um movimento implícito ao ato de ensinar.
  • Avaliação de desempenho dos alunos é diagnóstica e, ao mesmo tempo, formativa, constante e contínua, devendo ocorrer dentro do processo educativo, com capacidade de gerar de modo eficaz informações sobre as etapas de estudo. Esse processo deve ser um norte ao trabalho didático-pedagógico do professor.
  • Fazer uso de instrumentos para medir o nível de desempenho, a capacidade de síntese, a compreensão de determinado assunto e o posicionamento ético do aluno diante de pontos de vistas diferentes. Questões abertas, objetivas e subjetivas, debates regrados, provas dissertativas, seminários etc. São recursos valiosos nesse percurso.
  • Estimular a autoavaliação contribui para o desenvolvimento de senso crítico e autonomia. Nos processos avaliativos, dificuldades podem aparecer, mas devem ser tomadas como oportunidades para novas estratégias. Se um aluno não participa dos momentos de determinada atividade, é interessante perguntar-se: “O que pode o ser feito para que ele se torne presente e se sinta confortável?”. Outros modos de se expressar podem ser oferecidos a ele. Mudar a estratégia sem perder o foco vale paraqualquer aprendizagem e os resultados podem ser surpreendentes.
Alguns INSTRUMENTOS
  • Prova objetiva: Perguntas diretas, para avaliar se os alunos aprenderam conteúdos específicos.
  • Prova dissertativa: Perguntas que exigem que os alunos estabeleçam relações, resumam, analisem e expliquem conteúdos.
  • Trabalhos em grupos: Atividades que podem ser oral, escrita etc., que têm como objetivo e avaliar de conhecimentos construídos e apreendidos de forma colaborativa.
  • Seminário: Exposição oral que exige que os alunos utilizem a fala e materiais de apoio, possibilitando que os conhecimentos da linguagem verbal oral e as produções multissemióticas sejam verificadas.
  • Relatório: Texto produzido depois de atividades e práticas que verifiquem a capacidade dos alunos de síntese e de apresentação de uma atividade realizada. Autoavaliação: Análise oral ou escrita que os alunos devem realizar sobre o próprio aprendizado e/ou sobre a produção. 

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