Produção de texto 7ºano: autobiografia - Atividade EF69LP07 (plano de aula BNCC )

 

Minha história
Duração: 4 aulas

Justificativa
Esta sequência didática colabora com as Competências Específicas de Língua Portuguesa 3 e 5 para o Ensino Fundamental (BNCC, p. 85), que procuram fazer o aluno, respectivamente, “ler, escutar e produzir textos orais, escritos e multissemióticos que circulam em diferentes campos de atuação e mídias, com compreensão, autonomia, fluência e criticidade, de modo a se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos, e continuar aprendendo” e “empregar, nas interações sociais, a variedade e o estilo de linguagem adequados à situação comunicativa, ao(s) interlocutor(es) e ao gênero do discurso/gênero textual”.
Espera-se, com isso, que os alunos aprimorem suas habilidades de produção, revisão e reformulação de textos ao conhecerem as características do gênero textual autobiografia e escreverem um texto autoral.

Objetivos de aprendizagem

• Conhecer as características da autobiografia.

• Planejar e escrever uma autobiografia.

115 Páginas de atividades 


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Objeto de conhecimento e habilidade (BNCC)

Textualização
(EF69LP07)
Produzir textos em diferentes gêneros, considerando sua adequação ao contexto produção e circulação – os enunciadores envolvidos, os objetivos, o gênero, o suporte, a circulação -, ao modo (escrito ou oral; imagem estática ou em movimento etc.), à variedade linguística e/ou semiótica apropriada a esse contexto, à construção da textualidade relacionada às propriedades textuais e do gênero), utilizando estratégias de planejamento, elaboração, revisão, edição, reescrita/redesign e avaliação de textos, para, com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, corrigir e aprimorar as produções realizadas, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de concordância, ortografia, pontuação em textos e editando imagens, arquivos sonoros, fazendo cortes, acréscimos, ajustes, acrescentando/ alterando efeitos, ordenamentos etc.

Desenvolvimento

Aula 1 – Autobiografia
Duração:
cerca de 45 minutos.
Local: sala de aula.
Organização dos alunos: em semicírculo, para que sejam realizadas leitura e roda de conversa.
Recursos e/ou material necessário: caderno, caneta, lápis e borracha e trecho de autobiografia. Sugestão de texto: “Eu sou Malala”. Disponível em:
<http://www.companhiadasletras.com.br/trechos/13536.pdf>.

Sugestão de texto sobre o talibã:
“O que é o talibã”. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/364/o-que-e-o-taliba>.

Atividade 1: Biografia e autobiografia (10 minutos)
Inicie a aula perguntando aos alunos se eles já leram uma biografia. Caso necessário, explique que a biografia é a narrativa da vida de uma pessoa escrita por um terceiro. Estimule-os a resumir rapidamente as biografias que já leram. Então, pergunte se eles sabem o que é uma autobiografia. Se algum aluno souber, peça-lhe que explique aos demais. Ressalte o emprego do prefixo “auto” e explique que significa “de si mesmo”. Assim, uma autobiografia é a história de vida de uma pessoa narrada por ela própria. Dessa forma, ambos os textos registram fatos de uma vida.

Questione os alunos sobre as diferenças que eles imaginam haver entre esses dois textos. É esperado que eles mencionem que uma é narrada em terceira pessoa enquanto a outra é redigida em primeira pessoa. Converse com eles também a respeito das diferenças de conteúdo entre os dois gêneros textuais, como: na autobiografia, o autor narra sua vida de maneira a exaltar e a refletir sobre seus feitos; enquanto na biografia, especialmente se esta não foi autorizada pelo biografado, podem ser narrados episódios negativos ou polêmicos.

Atividade 2: Eu sou Malala (25 em minutos)
Pergunte aos alunos se eles já ouviram falar de Malala. Caso já tenham ouvido falar e a conheçam, peça-lhes que digam aos demais o que sabem sobre a vida dela. Complemente as informações apresentadas pelos alunos informando que Malala (1997-) é uma jovem escritora e ativista dos direitos humanos paquistanesa. Com 11 anos de idade, ela começou a escrever um blogue no qual relatava o cotidiano do vale onde morava, e que era ocupado por talibãs, integrantes de um movimento fundamentalista (se os alunos tiverem dificuldade de entender sobre talibãs, leia para eles o texto apresentado em Recursos e/ou material necessário, que traz uma explicação bem introdutória.

Os relatos de Malala passaram a chamar a atenção de todo o mundo. No ano seguinte, o jornal estadunidense The New York Times produziu um documentário sobre a garota, o que desagradou o grupo radical, que avançava no domínio do Paquistão. Em 2012, aos 15 anos de idade, Malala ia para a escola quando um homem armado entrou no veículo e disparou três vezes contra ela. Após um período em estado grave, Malala se recuperou totalmente de seus ferimentos. Desde então, ela tem se destacado em todo o mundo pelo seu ativismo em defesa do direito das mulheres à educação e dos  direitos humanos. Em 2014, ela recebeu o Prêmio Nobel da Paz pela autobiografia Eu sou Malala, escrita com a colaboração da jornalista Christina Lamb.

Depois de apresentar alguns dados biográficos, faça a leitura compartilhada dos dois primeiros parágrafos da biografia de Malala. Em Recursos e material necessário há um link que dá acesso ao primeiro capítulo da obra, “Nasce uma menina”. Converse com os alunos a respeito das diferenças entre o tratamento dado aos meninos e às meninas na aldeia em que Malala nasceu. Mostre a eles que o nascimento de meninos é exaltado e comemorado ao passo que o nascimento de meninas é ocultado. Diga que, em muitas culturas, ainda há a ideia equivocada de que as mulheres são seres humanos inferiores aos homens e devem, como relata Malala, resignar-se à vida doméstica e à criação de filhos. Peça aos alunos que opinem sobre esses fatos e estimule-os a se imaginarem vivendo em uma região onde isso ocorre. Eles devem exercitar a empatia para perceber que esse tratamento desigual não deve existir. Mencione também que a Constituição brasileira veta o tratamento desigual entre homens e mulheres.

Em seguida, peça a alguns alunos que leiam os próximos sete parágrafos (se possível um aluno para cada parágrafo), nos quais Malala narra a história da escolha de seu nome. Se necessário, faça pausas ao final de cada um deles para resolver dúvidas. O nome Malala é uma homenagem a Malalai, uma jovem morta pelo exército britânico na Segunda Guerra Anglo-Afegã, ocorrida entre 1878 e 1880. Em 1880, ela foi ao front com outras mulheres para cuidar dos feridos. Quando o porta-bandeiras do exército afegão foi atingido, Malalai ergueu seu véu branco e, ao marchar em direção aos britânicos, foi alvejada. Sua morte serviu de inspiração para a luta dos afegãos, que derrotaram seus oponentes na ocasião. Ela passou, então, a ser símbolo de honra e coragem. Após a leitura desse trecho, pergunte aos alunos se, pelo que sabem da vida de Malala, ela honrou o nome escolhido por seu pai. Eles devem perceber que Malala também é símbolo de honra e coragem ao lutar contra os talibãs pelo direito das meninas à educação. Por fim, peça a um outro aluno que leia o próximo parágrafo, em que Malala descreve a região onde nasceu. Desse trecho, destaque o emprego de adjetivos que acentuam as impressões subjetivas da garota.

Atividade 3: Instruções para o planejamento da autobiografia (10 minutos)
Ainda sobre esse primeiro trecho, pergunte aos alunos se eles sabem o que é uma árvore genealógica. Se não souberem, explique que se trata de uma representação gráfica dos antepassados de uma família. Desenhe na lousa um pequeno modelo. 

Diga aos alunos que, nas próximas aulas, eles escreverão suas autobiografias. Para isso, oriente-os a entrevistar seus familiares, com o objetivo de abordar temas de relevância para a construção de suas histórias de vida. Peça a eles que listem os acontecimentos mais importantes de que se lembram de suas vidas em ordem cronológica. Depois disso, oriente-os a preparar e a escrever em seus cadernos perguntas sobre esses acontecimentos e sobre outras curiosidades que queiram saber a respeito de sua infância. Peça-lhestambém que elaborem uma árvore genealógica com a ajuda de seus familiares.

Como os alunos podem ter histórias familiares diversas, é recomendável que cada um deles elabore suas próprias questões a partir das curiosidades que têm sobre sua vida. A entrevista pode ser gravada ou as respostas podem ser anotadas no caderno. Peça a eles também que, se possível, selecionem, com os familiares, fotos dos momentos mais marcantes que viveram. Oriente os alunos com maiores dificuldades a encarar a escrita da autobiografia como uma recriação da própria história.

Essa é uma oportunidade de os alunos trabalharem habilidades socioemocionais. Além disso, explique aos alunos que a autobiografia servirá para que, no futuro, outras crianças conheçam como era a infância de nossa época. Para isso, os textos comporão um livro que será divulgado, pelo professor, no blogue privativo da turma e que terá pelo menos um exemplar guardado na biblioteca.

Aula 2 – Planejamento e redação da autobiografia
Duração: cerca de 45 minutos.
Local: sala de aula.
Organização dos alunos: individual.
Recursos e/ou material necessário: caderno, caneta, lápis, borracha, entrevista realizada com familiares e fotos dos momentos mais marcantes de suas vidas.

Atividade 1: Planejamento (20 minutos)
No início da aula, peça aos alunos que retomem a entrevista que fizeram com seus familiares, a árvore genealógica, as fotos selecionadas e outros acontecimentos importantes de suas vidas. Peçalhes, então, que planejem sua autobiografia, preenchendo um quadro com essas informações e os sentimentos a elas relacionados, conforme sugerido a seguir. Oriente-os a usar adjetivos e locuções adjetivas para as descrições.

Atividade 2: Redação da autobiografia (25 minutos)
A partir do conteúdo feito no planejamento, peça a eles que elaborem a primeira versão da autobiografia. Enfatize a necessidade de se escrever os eventos na ordem cronológica e de empregarem a subjetividade nas narrações e descrições, ou seja, eles devem escrever de forma a colocar todas suas sensações e impressões pessoais dos acontecimentos. Para conseguir isso, eles devem usar a primeira pessoa do discurso e os adjetivos já planejados na etapa anterior do trabalho.

Aula 3 – Revisão e reescrita
Duração: cerca de 45 minutos.
Local: sala de aula.
Organização dos alunos: em duplas, para a revisão da autobiografia e, depois, individualmente.
Recursos e/ou material necessário: caderno, caneta, lápis e borracha e a primeira versão da autobiografia.

Atividade 1: Revisão (20 minutos)
Para iniciar a aula, solicite aos alunos que se sentem em duplas e que troquem suas autobiografias para que um revise o texto do outro. Oriente-os a ler o texto dos colegas e a observar os seguintes aspectos:

• É possível compreender a história de vida do autor do texto?

• Há uma sequência lógica e um encadeamento dos fatos narrados?

• O texto está escrito em primeira pessoa?

• São empregados adjetivos e locuções adjetivas nas descrições?

• São expressos sentimentos e impressões do autor do texto e de seus familiares?

• As palavras estão escritas de acordo com as normas ortográficas?

• A pontuação está empregada adequadamente?

• Há algum outro problema de adequação à norma-padrão?

Depois de responder a essas questões, eles devem sugerir melhorias ao autor do texto.

Atividade 2: Reescrita e publicação (25 minutos)
Após avaliar o texto do colega, peça aos alunos que releiam os próprios textos e as sugestões feitas por quem o revisou. Solicite-lhes que façam as alterações necessárias e reescrevam a autobiografia com as melhorias incorporadas.

Aula 4 – Publicação
Duração: cerca de 45 minutos.
Local: sala de informática.
Organização dos alunos: individual.
Recursos e/ou material necessário: caderno, caneta, lápis e borracha, autobiografia corrigida pelo professor e fotos dos momentos marcantes das vidas dos alunos; computador com software de edição de texto e acesso à internet; impressora, para o caso de uma exposição no mural; ou escâner, se a publicação for virtual.

Atividade 1: Digitação (20 minutos)
Após a sua correção do texto entregue pelos alunos na aula anterior, leve-os à sala de informática e peça-lhes que digitem os textos. Enquanto isso, supervisione essa atividade para que a digitação seja feita adequadamente. 

Atividade 2: Publicação (25 minutos)
Os textos serão reunidos em forma de livro para circular pela escola e será guardado, pelo menos, um exemplar na escola. Os alunos podem selecionar trechos significativos para ser publicados no mural ou no blogue privativo da turma, pelo professor, para a divulgação do trabalho. Providencie a impressão das autobiografias e organize o livro para a circulação. É importante que as fotos sejam escolhidas pelos alunos para compor as páginas e a capa do livro. Para a divulgação, ajude os alunos a escanear as fotos e oriente-os quanto à publicação dos trechos dos textos e das imagens no blogue da escola. Divulgue também o trabalho entre os familiares dos alunos e, se possível, organize a circulação do livro entre eles também.

Aferição do objetivo de aprendizagem
A avaliação do processo de aprendizagem pode ser realizada por meio das atividades propostas nesta sequência didática e deve considerar o desenvolvimento individual de cada um dos alunos.

Nos momentos de discussão coletiva, avalie as contribuições individuais dos alunos. As autobiografias também podem ser objetos de avaliação, com a verificação da adequação dos textos à proposta, ao gênero e à variante linguística padrão.

Os alunos também podem fazer uma autoavaliação, respondendo a questões como: Diferencio biografia de autobiografia? Consigo escrever minha autobiografia ordenando os acontecimentos de forma lógica? Ao produzir meus textos, escrevo com adequação à norma-padrão?

Questões para auxiliar na aferição

1. O que é uma autobiografia? Quais são suas principais características?

2. A seguir, leia um trecho da autobiografia de Monteiro Lobato.

Aos 14 anos escrevi, para o jornal "OGuarani", minha primeira crônica. Sempre amei a leitura. Li Carlos Magno e os 12 pares de França, o Robinson Crusoé e todo o Júlio Verne. Formei-me em Direito em 1904, pela Universidade de São Paulo. Queria ter cursado Belas Artes ou até Engenharia, mas meu avô, Visconde de Tremembé, amigo de Dom Pedro II, queria ter na família um bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais.

Monteiro Lobato. Disponível em:
< https://pt.scribd.com/doc/52530174/Texto-autobiografico-de-Monteiro-Lobato >.

Reescreva o trecho, transformando-o em uma biografia.

Gabarito das questões

1. Autobiografia é a história de vida do próprio autor. Ela é, geralmente, escrita em primeira pessoa e é subjetiva, mostrando os sentimentos e as impressões do autor a respeito dos acontecimentos de sua vida.

2. Resposta pessoal.
Sugestão:
Aos 14 anos, Monteiro Lobato escreveu, para o jornal "O Guarani", sua primeira crônica. Sempre amou a leitura. Leu Carlos Magno e os 12 pares de França, o Robinson Crusoé e todo o Júlio Verne. Formou-se em Direito, em 1904, pela Universidade de São Paulo. Queria ter cursado Belas Artes ou até Engenharia, mas seu avô, Visconde de Tremembé, amigo de Dom Pedro II, queria ter na família um bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais.

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