Carta aberta - Texto argumentativo 9ºano - Habilidades BNCC EF89LP04, EF89LP23, EF89LP29 - Descritores 2 e 8 (PDF e gabarito)


Atividade longa! Preparada para ser trabalha durante uma semana. Orientações no gabarito.

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Objetivos da atividade
• Identificar a tese de um texto.
• Perceber e compreender os argumentos utilizados pelo autor para defender a tese.
• Relacionar a tese com os argumentos apontados para a fundamentação de sua defesa.
•  Identificar os elementos de coesão utilizados para conectar as ideias do texto.
• Assimilar os objetivos dos autores ao utilizar determinados elementos de coesão.

Uma carta aberta apresenta uma manifestação pública que envolve questões sociais que interessam a um determinado grupo, fazendo valer um ponto de vista. Se você fosse escrever uma carta aberta hoje, a quem essa carta seria destinada? Qual seria sua reivindicação?
Esta atividade é um convite para você começar a pensar sobre formas de intervir socialmente em diversos assuntos e em nome da nossa coletividade. 

Leia a carta aberta a seguir, escrita pela jovem escritora do site Inspiring Future, Beatriz Sofia Alves, que faz parte de uma associação juvenil portuguesa.

Carta aberta a um jovem (estudante)

Querido Estudante,
Não sei qual foi o motivo que te levou a ter curiosidade em ler esta carta. Talvez tenha sido o título, talvez tenha sido uma recomendação, talvez tenha sido o tédio ou talvez tenha sido o mero acaso. De qualquer forma, confesso que não me interesso particularmente pelo caminho que percorreste até chegar aqui. Importa-me, sim, o que poderás percorrer depois desta leitura.
Acho curioso falar de estudantes e de caminhos no mesmo parágrafo. Curioso mas, ao mesmo tempo, inevitável. Afinal, que outra palavra é capaz de descrever “estudante” melhor do que “viajante”? Espero que esta carta constitua um oásis revitalizante na tua jornada.
Devo começar sem dúvida por te dar os parabéns. Aquilo a que estás sujeito diariamente é muitíssimo difícil de suportar. A matéria, os testes, os colegas, o clima à tua volta, o clima dentro de ti... Tenho a certeza de que já te aconteceu, por várias vezes, chegar a casa esgotado ao fim do dia e perguntares-te a ti mesmo, consumido pelo desespero: “Porque é que eu não consigo lidar com isto? Qual é o meu problema? O que é que eu faço?”. Agora, pela primeira vez, obterás respostas às tuas perguntas.
Por vezes não consegues lidar com esta vida de estudante por um motivo simples e que te é completamente alheio. Tu não és apenas um estudante: és um jovem. Isto é um problema? Não! Pelo contrário, é uma fase lindíssima e inesquecível da tua vida. O único problema é que há muitas coisas no nosso sistema de educação que se esquecem deste pequeno “detalhe”.
Enquanto estudante, é esperado que sejas capaz de definir equações cartesianas ao mesmo tempo que, enquanto jovem, é esperado que tenhas a capacidade de definir a tua personalidade. Enquanto estudante, é-te exigida uma análise demorada e cautelosa a excertos de Garrett acerca de corações partidos; enquanto jovem, tu próprio trazes dentro de ti, em algum momento, um coração partido que necessita de tempo e de cuidados. Enquanto estudante, vês-te obrigado a decorar como é o mundo. Mas, enquanto jovem, só queres uma pequena oportunidade para poder olhar para ele e compreender como funciona (não só o mundo exterior como também o mundo interior que tem vindo a florescer dentro de ti, de forma tão bonita e inexplicável).
O teu problema? O teu problema é pura e simplesmente achares que tens um problema. Ultrapassado esse obstáculo e aceites os teus limites, serás capaz de ir muito mais além do que julgavas conseguir. Como mencionei há pouco, um novo mundo está a surgir dentro de ti, e é natural que este pareça demasiado complexo para se encaixar na superficialidade que te rodeia.
Os teus sonhos e as tuas ambições, a tua complexidade e as tuas asas... talvez os testes não sejam capazes de as reconhecer agora, mas não as cortes por isso. Elas permitirão ao futuro brindar-te com momentos maravilhosos, que te farão olhar para trás e compreender que tudo isto valeu a pena. É certo que não é nada fácil alimentar o presente tumultuoso com um futuro eventualmente feliz... mas está provado que tu és bem capaz de aceitar grandes desafios. Aceita só mais este, pois pode fazer-te muito bem.
O que é que fazes? Como é que superas toda esta realidade afinal? Simples: sonha. Vê cada um dos dias difíceis como uma oportunidade de tornar o futuro mais simples. Constrói sobre cada barreira uma ponte e uma janela, para que possas olhar para trás e relembrar-te do que superaste. Acredita em ti, reconhece o teu valor. Afinal, há valores muito mais importantes do que os que aparecem no cabeçalho das folhas de teste... quantas pessoas além de ti se podem orgulhar de os ter?
Espero que estas palavras te possam acompanhar durante muito tempo e que, de alguma forma, te tenham dado sentido e te tenham feito sentir alguma coisa. Como o bom estudante que és, tenho a certeza que as compreendeste.

Agora é hora de ser um bom jovem e de as colocar em prática.

ALVES, Beatriz Sofia. Carta aberta a um jovem (estudante). Inspiring Future, Portugal. Disponível em: <https://www.inspiringfuture.pt/articles/carta-aberta-a-um-jovem-estudante>. 

Esta carta foi escrita por uma jovem portuguesa e é destinada a todos os jovens que são estudantes.

Mero acaso: coincidência.
Oásis: algo agradável (sentido figurado).
Revitalizante: revigorante, fortalecedor.
Alheio: que diz respeito a outra coisa ou pessoa.
Demasiado: excessivo, exagerado.
Equação cartesiana: determinada forma de cálculo matemático.
Garrett: importante escritor do Romantismo português.

1. De acordo com as características estruturais do gênero textual carta aberta, responda às questões a seguir.

a) Que nome recebe o elemento “Querido Estudante”, localizado logo após o título?

b) Qual é a função desse elemento no gênero textual carta aberta?

2. A redatora defende a tese de que:
(A) os desafios enfrentados pelos jovens de hoje não podem ser superados.
(B) os obstáculos que os jovens enfrentam na atualidade prejudicam o futuro.
(C) não é possível superar as adversidades que os jovens enfrentam.
(D) a superação dos desafios pode trazer consequências positivas e gratificantes aos jovens.

3. Qual é a consequência de o jovem ultrapassar os obstáculos que enfrenta e aceitar os próprios limites?

4. A carta aberta de Beatriz Sofia tem como destinatários:
( ) jovens que enfrentam dificuldades para lidar com questões relacionadas aos estudos.
( ) jovens que enfrentam dificuldades para lidar com questões relacionadas à própria vida.
( ) jovens que enfrentam dificuldades para lidar com questões relacionadas aos estudos e à própria vida.

Numa carta aberta, a argumentação consiste na habilidade de relacionar fatos, teses, estudos, problemas, soluções etc., com a finalidade de fundamentar determinado pensamento ou uma ideia e, assim, convencer o leitor a pensar da mesma forma que o emissor da mensagem.

› Diferencie o tema da tese da carta aberta lida.
 Identifique os argumentos utilizados pela autora para defender a tese evidenciada na carta.

5. Na carta aberta lida, a tese defendida encontra-se no:
(A) segundo parágrafo.
(B) terceiro parágrafo.
(C) sexto parágrafo.
(D) sétimo parágrafo.

6. A fim de estabelecer uma conexão entre a tese que defende e os argumentos que usará para convencer o público-alvo, a autora elege uma condição, desafiando o leitor a:
(A) estudar.
(B) sonhar.
(C) crescer.
(D) viajar.

7. O argumento usado pela autora para justificar a necessidade da superação da realidade é que:
(A) os dias difíceis estarão presentes também no futuro.
(B) as barreiras construídas nos impedem de ver o futuro.
(C) é preciso acreditar em si mesmo e reconhecer o próprio valor.
(D) não há nada mais importante do que aprender conteúdos.

8. No 2º parágrafo consta uma palavra que qualifica estudante. Que palavra é essa? Identifique-a e explique o seu uso.

9. Na carta aberta a autora afirma uma outra condição que caracteriza estudante. Assinale a alternativa que contém a indicação.
(A) Afinal, que outra palavra é capaz de descrever “estudante” melhor do que “viajante”?
(B) Tu não és apenas um estudante: és um jovem.
(C) Enquanto estudante, é esperado que sejas capaz de definir equações cartesianas (...).
(D) Como o bom estudante que és, tenho a certeza que as compreendeste.

Imagine se você, seus colegas, os professores e demais funcionários resolvessem fazer o que tivessem vontade e a qualquer momento. Como seria a escola de vocês? E a convivência entre todos? Reflita a respeito dessas questões.

10. No quinto parágrafo, a autora da carta aberta estabelece uma relação entre os termos estudante e jovem. Quais são os dois aspectos considerados por ela ao conceber essa relação? Explique sua resposta.

11. Assinale as alternativas que correspondem aos objetivos da escrita de uma carta aberta.
( ) Limita-se a informar a respeito de um fato atual.
( ) Por meio de argumentos, busca persuadir o leitor.
( ) Desperta o leitor a respeito de uma questão social.
( ) Solicita uma ação por parte de uma autoridade.

12. Releia o trecho: "O teu problema? O teu problema é pura e simplesmente achares que tens um problema."

Que diferenças são percebidas no trecho se compararmos o português do Brasil e o de Portugal?

› Atente-se aos elementos que estabelecem a ligação entre as partes do texto.
› Reconheça os termos que podem substituir determinadas palavras e/ou expressões, sem comprometer o sentido proposto.

13. Beatriz Sofia inicia a carta dizendo: “Não sei qual foi o motivo que te levou a ter curiosidade em ler esta carta.”. O termo destacado refere-se:
(A) ao leitor.
(B) a ela mesma.
(C) a Almeida Garrett.
(D) aos professores.

14. Na carta aberta em questão, a escritora utiliza as palavras jovem e estudante para se dirigir ao público-alvo. Considerando o campo de significado a que esses termos pertencem, que outro vocábulo poderia ter sido empregado também?
(A) Indivíduo.
(B) Aluno.
(C) Universitário.
(D) Destinatário.

15. No trecho “O teu problema? O teu problema é pura e simplesmente achares que tens um problema.”, a repetição do termo destacado reforça a ideia de que:
(A) o jovem tem muitos problemas.
(B) não há problemas na vida de um jovem.
(C) os problemas dos jovens não podem ser resolvidos.
(D) o obstáculo maior do jovem é achar que tem problemas.

16. Leia a frase retirada da carta aberta: "Espero que esta carta constitua um oásis revitalizante na tua jornada."

Assinale a alternativa que explica a intenção da expressão oásis revitalizante.
(A) Manual provocador.
(B) Orientador estimulante.
(C) Propositor de desencorajamento.
(D) Listagem de solicitações. 

GABARITO

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