Fábula - Partes do texto narrativo - Atividade 6ºano - Comportamentos e suas consequências


Atividade pronta para baixar e salvar

Mais atividades para download

Fábula é um gênero textual que sempre traz um ensinamento e que encanta leitores de todas as idades. Você sabe o que as fábulas costumam abordar? 

Leia a fábula abaixo e responda às questões.

A cigarra e a formiga

Era verão. A formiga carregava suas folhas e seus alimentos de um lado para outro, enquanto a cigarra, caçoando dela, passava os dias cantando e se divertindo.
Mas não tardou e o inverno chegou. A cigarra, faminta e com frio, foi pedir alimento à formiga, que lhe disse assim:
— Por que é que você não trabalhou no verão e guardou comida para o inverno?
— Eu não fiquei à toa, não! Criei as mais doces melodias... — respondeu a cigarra. Ao que a formiga logo acrescentou:
— Ah, você flauteou no verão? Agora dance no inverno!
A fábula mostra que é preciso pensar no dia de amanhã para não se arrepender depois.

CANTON, Katia. Era uma vez Esopo. São Paulo: DCL, 2006. p. 19.

Glossário
Flauteou:
viveu de forma despreocupada, vadiou

1. Essa história lembra algum comportamento que você já vivenciou ou observou em outras pessoas? Comente.

2. Qual é o assunto tratado nessa fábula?

3. Quem são as personagens que participam dessa história?

4. Leia as informações a seguir e marque um x na que apresenta as características dos animais nessa fábula.

(  ) Os animais não apresentam características e comportamentos diferentes das espécies às quais pertencem.
(    ) Os animais pensam, agem e sentem como os seres humanos.

A fábula é um gênero de origem oral que, ao longo do tempo, foi sendo transmitida de geração em geração.

5. Com base na leitura da fábula, com que objetivo a formiga passou a armazenar folhas e alimentos? Explique.

6. A cigarra não agiu de forma semelhante à da formiga. Por quê? Que consequências esse comportamento trouxe a ela?

7. Na fábula, a cigarra apresenta um argumento tentando justificar suas atitudes e convencer a formiga a ajudá-la. O argumento dela foi convincente, ou seja, ela conseguiu convencer a formiga? Justifique sua resposta.

8. A formiga representa a pessoa cautelosa, o indivíduo que sabe pensar e guardar para o dia de amanhã. Você concorda com a atitude da formiga ou da cigarra? Por quê?

9. Normalmente, comparamos ações do ser humano com características de outros animais. Se uma pessoa trabalha muito, dizemos que ela trabalha como uma formiga. Tente se lembrar de outros exemplos de comparações como essa.

10. Em um texto narrativo, como a fábula, há o narrador, ou seja, aquele que conta a história.

O narrador-observador é aquele que não participa da história, apenas a observa e assiste aos acontecimentos. Emprega a terceira pessoa para se referir aos personagens da narrativa.

O narrador-personagem participa da história, podendo ser protagonista, antagonista ou personagem secundário. Para se incluir na história, faz uso da primeira pessoa.

a) Que tipo de narrador aparece na fábula lida?
b) Em alguns momentos, o narrador dá voz às personagens da história. Cite uma dessas falas e indique a qual personagem ela se refere.

A fábula “A cigarra e a formiga” é um texto narrativo. O conjunto de fatos que compõem uma narrativa recebe o nome de enredo. Geralmente, o enredo é composto das partes a seguir.

Situação inicial: situação de tranquilidade em que são apresentados os personagens, o espaço e o tempo em que vivem e os fatos.

Complicação ou conflito: fato que determina a quebra da tranquilidade em razão do surgimento de um problema/uma complicação. Nessa parte do enredo, há uma sucessão de acontecimentos que tornam a narrativa interessante e movimentada.

Clímax: ponto alto da narrativa, marcado por um confronto ou dificuldade.

Desfecho: final da narrativa, com resolução do conflito e revelação do destino dos personagens.

Identifique essas partes na fábula lida, relacionando as informações a seguir. 

A. Situação inicial
B. Complicação ou conflito
C. Clímax
D. Desfecho

1. A cigarra resolveu pedir ajuda à formiga. Esta perguntou à cigarra por que ela não havia guardado alimento durante o verão.
2. A formiga se recusou a ajudar a cigarra.
3. A formiga trabalhava enquanto a cigarra cantava e se divertia.
4. Chegou o inverno, e a cigarra ficou faminta e com frio.

11. É possível saber quando e onde essa história ocorreu? O que isso indica sobre o tempo e o espaço nas fábulas?

12. Uma fábula tem o objetivo de retratar aspectos próprios de comportamentos humanos e apresentar um ensinamento moral, levando o leitor a uma reflexão. Uma característica das fábulas é que elas são finalizadas com uma moral, uma frase final, geralmente apresentada com destaque, sintetizando o tema abordado. Qual é a moral da fábula lida? Que ensinamento ela transmite?

13. A moral de uma fábula pode aparecer, às vezes, sob a forma de um provérbio, ou seja, uma frase curta que expressa um ensinamento. Dos provérbios a seguir, marque um X nos dois que apresentam um ensinamento semelhante ao da moral da fábula “A cigarra e a formiga”.
(   ) Quem diz o que quer, ouve o que não quer
(   ) Vai muito do dizer ao fazer.
(   ) É melhor prevenir que remediar.
(   ) Primeiro o dever, depois o prazer.

14. Observando o comportamento da formiga, verificamos que ela tem uma grande virtude: a capacidade de planejar. Ela se prepara com antecedência para o inverno.

a) Muitas das dificuldades que enfrentamos são ocasionadas pela falta de planejamento. Você acha importante haver planejamentos em nosso dia a dia? Por quê?

b) Dê exemplos de situações em que o planejamento é necessário em nossa vida.

Gabarito

Comentários