Gênero crônica - Elementos anafóricos - Produção textual - Solidariedade - Gaza “Terra de Silêncios e Gritos”

 

Essa atividade foi elaborada para alunos do 9º ano e propõe a leitura sensível e reflexiva da crônica “Terra de Silêncios e Gritos”, que retrata a situação humanitária na Faixa de Gaza.

A sequência de tarefas desenvolve:

  • Compreensão leitora: tema, linguagem, crítica social.
  • Reconhecimento do gênero crônica: estrutura, narrador, linguagem, intenção.
  • Conhecimento gramatical: elementos anafóricos.
  • E uma produção textual orientada, adaptada para alunos com dificuldade, oferecendo suporte criativo para reescrever o final da crônica com base em gestos de solidariedade e transformação.

GABARITO

1. Alternativa correta:
D) A guerra e o sofrimento vivido pela população de Gaza.

2. Resposta esperada:
O autor quer dizer que, embora o nome “Gaza” seja pequeno, ele carrega um grande peso de dor, destruição e sofrimento. É um nome que representa muitas perdas e injustiças.

3. Exemplo de resposta:
Trecho: “Mas ainda assim, no meio do caos, alguém acende uma vela.”
Explicação: Esse gesto representa a esperança que ainda existe entre as pessoas, mesmo em meio à guerra.

4. Resposta esperada:
O autor critica a indiferença do mundo diante da dor em Gaza. A sociedade global finge se espantar, mas nada faz de concreto. Ele espera ação, solidariedade e mobilização.

5. Alternativa correta:
C) Reflexão sobre acontecimentos do cotidiano com linguagem subjetiva.

6. Alternativa correta:
B) Costumam ser vagos ou simbólicos, pois o foco está na reflexão ou crítica.

7. Alternativa correta:
C) Simples, coloquial e próxima da fala cotidiana.

8. Alternativa correta:
A) Um narrador em 1ª pessoa, que opina e reflete.

9. Alternativa correta:
D) Entreter, provocar reflexão e comentar o cotidiano.

10. Elementos anafóricos:

Frase 1:
Gaza sofre há décadas. Mesmo assim, ela continua de pé.
Termo anafórico: ela
Retoma: Gaza

Frase 2:
O autor fala sobre o barulho dos drones e sobre o medo. Isso aparece claramente ao longo da crônica.
Termo anafórico: isso
Retoma: o barulho dos drones e o medo

Frase 3:
Os jovens de Gaza escrevem poesia nas paredes. Com essa atitude, tentam resistir à dor.
Termo anafórico: essa atitude
Retoma: escrever poesia nas paredes

Frase 4:
A escola está fechada, as luzes se apagaram e os ruídos aumentam. Tudo isso faz parte da rotina em Gaza.
Termo anafórico: tudo isso
Retoma: a escola fechada, luzes apagadas e ruídos

Tarefa final – Reescrevendo o final da crônica
Resposta pessoal orientada, sem gabarito fixo.

Critérios de avaliação:
Clareza e coesão.
Uso de alguma das sugestões fornecidas (início, mudança, final).
Expressão de uma mensagem de transformação, solidariedade ou esperança.
Relação com o tema da crônica.

Comentários