Essa atividade foi elaborada para alunos do 9º ano e propõe a leitura sensível e reflexiva da crônica “Terra de Silêncios e Gritos”, que retrata a situação humanitária na Faixa de Gaza.
A sequência de tarefas desenvolve:
- Compreensão leitora: tema, linguagem, crítica social.
- Reconhecimento do gênero crônica: estrutura, narrador, linguagem, intenção.
- Conhecimento gramatical: elementos anafóricos.
- E uma produção textual orientada, adaptada para alunos com dificuldade, oferecendo suporte criativo para reescrever o final da crônica com base em gestos de solidariedade e transformação.
GABARITO
1. Alternativa correta:
D) A guerra e o sofrimento vivido pela população de Gaza.
2. Resposta esperada:
O autor quer dizer que, embora o nome “Gaza” seja pequeno, ele carrega um grande peso de dor, destruição e sofrimento. É um nome que representa muitas perdas e injustiças.
3. Exemplo de resposta:
Trecho: “Mas ainda assim, no meio do caos, alguém acende uma vela.”
Explicação: Esse gesto representa a esperança que ainda existe entre as pessoas, mesmo em meio à guerra.
4. Resposta esperada:
O autor critica a indiferença do mundo diante da dor em Gaza. A sociedade global finge se espantar, mas nada faz de concreto. Ele espera ação, solidariedade e mobilização.
5. Alternativa correta:
C) Reflexão sobre acontecimentos do cotidiano com linguagem subjetiva.
6. Alternativa correta:
B) Costumam ser vagos ou simbólicos, pois o foco está na reflexão ou crítica.
7. Alternativa correta:
C) Simples, coloquial e próxima da fala cotidiana.
8. Alternativa correta:
A) Um narrador em 1ª pessoa, que opina e reflete.
9. Alternativa correta:
D) Entreter, provocar reflexão e comentar o cotidiano.
10. Elementos anafóricos:
Frase 1:
Gaza sofre há décadas. Mesmo assim, ela continua de pé.
Termo anafórico: ela
Retoma: Gaza
Frase 2:
O autor fala sobre o barulho dos drones e sobre o medo. Isso aparece claramente ao longo da crônica.
Termo anafórico: isso
Retoma: o barulho dos drones e o medo
Frase 3:
Os jovens de Gaza escrevem poesia nas paredes. Com essa atitude, tentam resistir à dor.
Termo anafórico: essa atitude
Retoma: escrever poesia nas paredes
Frase 4:
A escola está fechada, as luzes se apagaram e os ruídos aumentam. Tudo isso faz parte da rotina em Gaza.
Termo anafórico: tudo isso
Retoma: a escola fechada, luzes apagadas e ruídos
Tarefa final – Reescrevendo o final da crônica
Resposta pessoal orientada, sem gabarito fixo.
Critérios de avaliação:
Clareza e coesão.
Uso de alguma das sugestões fornecidas (início, mudança, final).
Expressão de uma mensagem de transformação, solidariedade ou esperança.
Relação com o tema da crônica.
Comentários
Postar um comentário